Discentes 2024

Produção do espaço urbano em Luanda: abordagem aos bairros informais críticos através do bairro Mayombe

Discente: Albano Dias Malundo

Orientadora: Ana Paula Colavite

Coorientador: Fred Maciel

Resumo: Nos países em desenvolvimento, geralmente, o aumento da população nas zonas urbanas e a falta de um planejamento eficiente das cidades determinam diversos problemas e desafios, entre outros. Em Luanda, o crescimento exponencial da população não tem sido acompanhado com políticas que possibilitam um crescimento harmonioso das cidades e, esse fator, contribui para a inclusão e saturação das infraestruturas, levando as populações economicamente vulneráveis a ocuparem e produzirem os seus próprios territórios, sem infraestrutura adequada . Esses territórios são, em sua maioria, bairros informais críticos. O bairro Mayombe faz parte de um vasto número de assentamentos informais, com características sociais, habitacionais, econômicas e ambientais críticas. Nesse sentido, uma pesquisa pretende investigar a configuração dos bairros informais críticos através do Bairro Mayombe. Para um melhor direcionamento, levantamos as seguintes questões: a) Como se compreende a configuração dos bairros informais críticos no atual cenário urbano de Luanda? b) Quais critérios são usados para classificar um bairro informal crítico? Quanto ao aporte metodológico, a pesquisa será interdisciplinar, de natureza mista (quali-quantitativa), fundamentada na teoria da complexidade e, portanto, para a fundamentação teórico-conceitual, será realizada uma revisão bibliográfica, sobretudo do conceito de produção do espaço, e partiremos para a constatação in loco para coletar dados referentes à situação social, econômico, demográficos e habitacional do bairro Mayombe. Ao terminarmos esta pesquisa, esperamos que seja tomada como documento de apoio à reflexão sobre a situação urbana de Luanda e contribua para o debate sobre a classificação dos diferentes tipos de assentamentos urbanos, especialmente os bairros informais críticos.


As rosas não falam, elas se comunicam: a influência das flores na qualidade de vida

Discente: Debora Maressa da Silva

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: A presença das flores no cotidiano da humanidade teve os primeiros registros oficiais ainda no século V a.C, sempre associadas ao paisagismo, gestual de amor e sedução, no entanto nas últimas décadas o cultivar de flores tem sido associado as questões mentais e psicológicas com possíveis efeitos benéficos na vida das pessoas. O cultivo de flores e jardinagem pode estar relacionado a redução de estresse, melhoraria do humor e aumentar a sensação de conforto, conjuminando com maior qualidade de vida. No entanto no Brasil e no mundo são esparsas as pesquisas que comprovem esses benefícios derivado do cultivo das flores. Diante deste contexto será realizado estudo interdisciplinar que abrange as áreas da agronomia, psicologia, engenharia de produção e sociologia e que objetiva investigar a percepção das pessoas sobre os impactos da floricultura no ambiente doméstico no bem estar e na qualidade de vida das pessoas. O estudo será realizado por meio de pesquisa exploratória descritiva quali e quantitativa junto a 80 pessoas entre outubro de 2024 a março de 2025, sendo que posteriormente os dados serão analisados por intermédio da triangulação de dados.


Abordagem da mortalidade infantil na 12ª Regional de Saúde do Estado do Paraná: reflexões sobre as expressões da questão social

Discente: Edna Aparecida Guido 

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

Resumo: A mortalidade infantil é um importante indicador para avaliar a saúde e as condições de vida de uma população, refletindo o desenvolvimento socioeconômico, a infraestrutura ambiental e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e infantil. O presente projeto tem como objetivo geral desvelar as expressões da questão social nos óbitos infantis ocorridos na 12ª Regional de Saúde de Umuarama do Estado do Paraná nos anos de 2022 e 2023, para consecução do objetivo acima buscará compreender a concepção da questão social e suas expressões enquanto produto do modo de produção capitalista discutindo a mortalidade infantil como um indicador social representativo das condições gerais de vida ou saúde prevalentes em uma região ou grupo populacional a partir da sistematização os óbitos infantis ocorridos na 12ª Regional de Saúde nos anos de 2022 e 2023. Para este fim este estudo se propõe ao desenvolvimento de uma pesquisa exploratória, qualiquantitativa e documental. Os documentos analisados serão os dados públicos e secundários provenientes do Sistema de Nascidos Vivos (SINASC) e do Sistema de Mortalidade (SIM) tabulados pelo programa desenvolvimento pelo Ministério da Saúde denominado TABWIN, além do documento denominado roteiro de investigação do óbito infantil  e fetal da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Paraná. A amostra utilizada será de 79 ( setenta e nove) óbitos ocorridos nos anos de 2022 e 2023. Os resultados pretendidos incluem a identificação de aspectos sociais, econômicos e familiares nos óbitos infantis da 12ª regional de saúde.


Cidades Sustentáveis na Agenda 2030: o desempenho de Campo Mourão - PR no Setor de Esporte e Recreação

Discente: Franco Freire Sanches

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: De acordo com a ONU a população mundial deverá ser 68% urbana até 2050, com isso a geração de energia, resíduos e consumo de água causará problemas ambientais complexos. Diante disso, foram estabelecidas pela comunidade mundial algumas diretrizes para diminuir esses impactos, tais como LEED para bairros, Objetivos do desenvolvimento Sustentável e os Plano Diretores a nível local que servem como ferramentas para os gestores públicos. A pesquisa tem como objetivo avaliar as condições de estrutura e equipamentos da cidade de Campo Mourão em relação ao atendimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS) com foco em áreas de recreação e equipamentos de esportes. Para o aporte metodológico deverá ser constituída de pesquisa exploratória, quali-quantitativa, para tanto será desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações, teses e manuais dos ODS, LEED e Normas Brasileiras Regulamentadoras, além da utilização de softwares como Qgis e Google Maps. Além disso deverá ser feito um levantamento prévio das áreas de recreação e equipamentos de esportes para posteriormente realizar um questionário com perguntas semiestruturadas, que deverá ser aplicado as Associação de Moradores a fim de identificar a delimitação geográfica da associação, com objetivo de identificar a qualidade e quantidade dos espaços objetos do estudo. Espera-se com a dissertação obter dados reais da comunidade local e que sirvam para embasamento de proposta de políticas públicas que contemplem o atendimento à ODS11.

 

O desenvolvimento geográfico desigual no Mato Grosso do Sul: entre municípios dinâmicos e periféricos

Discente: George Felipe Rezendes Tada 

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: O Estado de Mato Grosso do Sul apresentou taxas de crescimento econômico que possibilitaram saltar do 8º maior PIB per capita do país em 2010, para a 5ª colocação em 2020. Tal fato estimulou os seguintes questionamentos: O processo ocorrido realmente se configurou em desenvolvimento ou houve apenas expansão do Produto Interno Bruto (PIB) e do PIB per capita? Como ocorreu este processo? Quais municípios/regiões foram beneficiados e quais não foram? Desta forma, a partir da ótica interdisciplinar e da metodologia quali-quantitativa, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência do capital na formação de municípios dinâmicos e periféricos no Estado de Mato Grosso do Sul à luz da teoria do desenvolvimento geográfico desigual. Para a elaboração da pesquisa serão apresentados os referenciais teóricos acerca do tema desenvolvimento e da teoria do desenvolvimento geográfico desigual. Também serão realizadas análises quanto ao processo de formação de Mato Grosso do Sul e sobre os principais indicadores socioeconômicos dos municípios e regiões do estado. Por fim, o mapeamento dos municípios de Mato Grosso do Sul, classificando-os conforme o desenvolvimento constatado (fortemente dinâmicos, dinâmicos, intermediários ou periféricos). Espera-se contribuir na interpretação da formação socioeconômica do estado e de seus municípios, além da identificação das regiões (periféricas) que mais necessitam da intervenção de políticas públicas para garantir o real processo de desenvolvimento econômico e social.


Mobilidade urbana: panorama, desafios e possibilidades no município de Campo Mourão/PR

Discente: Guilherme Junges Leme 

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: O crescimento da população mundial vivendo em cidades e a necessidade de adaptação a uma nova dinâmica climática, que demanda cada vez mais por projetos de sustentabilidade, além da necessidade ao direito à cidade por parte de seus habitantes, leva-nos a buscar soluções eficientes para os problemas urbanos, de modo que o adequado planejamento da mobilidade urbana é compreendido como um aliado possível de ser efetivado para mitigar problemas urbanos. Quanto à mobilidade em nosso país, foi implantada a Política de Mobilidade Urbana pela Lei nº 12.587/2012, que aponta diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, cuja elaboração dos planos de mobilidade urbana passou a ser obrigatória para municípios com mais de 20.000 habitantes. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a política de mobilidade urbana de Campo Mourão-PR, evidenciando os aspectos sociais, econômicos e ambientais. O aporte metodológico baseia-se em pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, de caráter quali-quantitativo e pesquisa in loco para compreender a percepção e levantar contribuições da população. Nossa pesquisa tem como premissa uma abordagem interdisciplinar da mobilidade urbana, a ser desenvolvida dentro da Linha de Pesquisa 2 “Formação humana, políticas públicas e formação do espaço”, dentro do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento. Desse modo, aspiramos que com os resultados, haja entendimento de como a política de mobilidade urbana tem-se desenvolvido em  Campo Mourão para que possamos contribuir para o seu planejamento e gestão. Mediante esta pesquisa, esperamos entender o uso da população no que tange à acessibilidade aos espaços públicos. 


Caracterização da atuação de profissionais que trabalham em UPAs do município de Campo Mourão - PR: a efetivação do direito à saúde em absoluta prioridade de crianças com TEA

Discente: Helizabethe Cristina Pereira Guerra 

Orientadora: Sandra Garcia Neves

Resumo: Em nossa pesquisa temos por objetivo caracterizar a atuação de profissionais da atenção primária em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município de Campo Mourão e discutir a efetivação do direito à Saúde de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Desenvolveremos como metodologias de pesquisa, a abordagem qualitativa, documental e de campo. Na pesquisa qualitativa revisaremos, teoricamente, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento humano; na pesquisa documental identificaremos, por meio da análise de conteúdo, os fundamentos legais sobre o atendimento em absoluta prioridade de crianças com TEA em UPAs no município de Campo Mourão; e, na pesquisa de campo, observaremos atendimentos prestados a crianças com TEA e entrevistaremos profissionais que atuam nesses espaços de Saúde. Os resultados de nossa pesquisa serão divulgados e publicados em eventos científicos e sintetizados na dissertação de mestrado e dizem respeito a primeiro, defesa da absoluta prioridade de atendimento em Saúde, e segundo, a efetivação desse direito, e para além disso, do atendimento humanizado em considerações as especificidades clínicas das crianças com TEA.


Desenvolvimento sustentável em Angola: recuos e avanços, abordagem para um futuro resiliente

Discente: João Augusto Domingos 

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: O conceito de desenvolvimento sustentável, que integra os aspectos econômicos, sociais e ambientais, se tornou um imperativo global nos últimos anos. Nesse caso, a importância de uma abordagem interdisciplinar se torna evidente devido aos múltiplos fatores que têm condicionado o desenvolvimento em Angola. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar o panorama atual das políticas de desenvolvimento sustentável em Angola, identificando as lacunas e os desafios existentes em relação à promoção da equidade e resiliência. Para tanto, a pesquisa segue a perspectiva interdisciplinar, dialogando com a Demografia, Geografia, Sociologia e Políticas Públicas. O aporte metodológico será constituído de pesquisa mista, por meio da abordagem qualitativa e quantitativa. Na primeira etapa será realizada a pesquisa bibliográfica a partir de periódicos, teses, dissertações, livros e capítulos de livros. Já a segunda etapa será constituída de pesquisa documental por meio de documentos oficiais do governo de Angola. E na última etapa será realizada entrevistas com pesquisadores angolanos por meio de videochamada a respeito do desenvolvimento sustentável, dos avanços e projeções para o futuro. Assim, esperar-se á que os resultados desta pesquisa possam fornecer insights sobre como fortalecer a equidade, promover a resiliência e melhorar a eficácia das políticas públicas existentes. Além disso, a pesquisa poderá contribuir para o conhecimento acadêmico e o avanço teórico no campo do desenvolvimento sustentável, especialmente em contextos específicos, como o de Angola.


Qualidade dos serviços sociais no CRAS: perspectivas e dinâmicas de poder

Discente: José Divaldo Rufino 

Orientadora: Aurea Andrade Viana de Andrade

Resumo: A presente investigação aborda a qualidade dos serviços sociais oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), considerando as diversas perspectivas de usuários, trabalhadores, gestores e da sociedade. Os serviços disponibilizados incluem, especialmente, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Com o objetivo de promover o fortalecimento de vínculos, um aspecto central na discussão da qualidade, a pesquisa contrapõe essa abordagem a práticas assistencialistas. Nesse sentido, visa-se compreender como os diferentes atores (usuários, trabalhadores, gestores) entendem e avaliam a qualidade desses serviços. Além disso, examina-se como as dinâmicas de poder nos territórios impactam essa qualidade. Para a análise dessas questões, adotou-se uma metodologia qualitativa com uma abordagem interdisciplinar, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas em três CRAS situados no noroeste do Paraná, em áreas de alta vulnerabilidade social. As respostas obtidas serão examinadas com base em dados da política de assistência social e em referências bibliográficas pertinentes. Espera-se que os resultados contribuam significativamente para o debate sobre a qualidade dos serviços em espaços de participação social, reforçando a importância de uma abordagem centrada nos usuários e promovendo a autonomia das instituições.


Atlas da violência infantil em Campo Mourão - Paraná:  análise dos fatores sociais, econômicos e institucionais

Discente: Joyce Odaisa dos Santos Ribeiro

Orientadora: Sandra Garcia Neves

Resumo: A dissertação intitulada: "Atlas da violência infantil em Campo Mourão - Paraná: análise dos fatores sociais, econômicos e institucionais" tem como objetivo mapear e analisar a violência contra crianças no município de Campo Mourão, com foco nos fatores socioeconômicos, culturais e institucionais que influenciam sua ocorrência e perpetuação. O estudo busca responder às seguintes questões centrais: Como as escolas têm respondido a esses casos? As políticas públicas existentes têm sido eficazes no enfrentamento da problemática? Além disso, visa mapear os locais com maior incidência de violência e como os fatores sociais, econômicos e culturais podem influenciar essas questões. O estudo documental adota uma metodologia quali-quantitativa, utilizando dados provenientes do Conselho Tutelar e da Delegacia de Polícia. A dissertação será ancorada na Teoria Histórico-Cultural, que oferece um referencial teórico robusto para a análise crítica dos documentos normativos, pedagógicos e de proteção infantil. Contudo, a dissertação pretende evidenciar que a violência infantil em Campo Mourão é um fenômeno complexo, que envolve múltiplos fatores sociais, econômicos e culturais, e que a resposta institucional, embora ativa, ainda necessita de melhorias para ser plenamente eficaz. O estudo contribui para uma compreensão aprofundada da violência contra crianças na região, apontando para a urgência de intervenções.

 

Gamificação no ensino: pensando cidades sustentáveis com o jogo Cities: Skylines

Discente: Marcelo Vieira Albuquerque

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: Cities: Skylines, desenvolvido pela Colossal Order, é um jogo digital projetado para simular a administração de uma cidade estabelecida pelo jogador. Nesta simulação, é possível observar diversas dinâmicas urbanas, incluindo questões financeiras, acesso à saúde, mobilidade urbana, gestão de resíduos e o desenvolvimento urbano. A utilização de Cities: Skylines como ferramenta interdisciplinar oferece ao jogador um controle abrangente sobre o gerenciamento de recursos e a administração do espaço. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o potencial educativo de Cities: Skylines na promoção do conhecimento sobre cidades sustentáveis. A metodologia proposta inclui etapas teóricas e práticas, com foco na abordagem epistemológica e metodológica da teoria da complexidade, conforme explorada por autores como Edgar Morin. Será realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente para fundamentar a elaboração de planos de aula eficazes, bem como a análise de resultados de aplicações que utilizam gamificação, incluindo o uso de Cities: Skylines. Posteriormente, será feita a descrição das ferramentas e possibilidades que o jogo abarca em suas competências. Na etapa prática, o jogo será testado, construindo uma cidade modelo destinada ao planejamento de atividades pedagógicas. A aplicação para alunos da UNESPAR, atuantes e egressos, do curso de geografia, buscará coletar dados sobre a utilidade e a eficácia dessa abordagem interdisciplinar na prática pedagógica, utilizando métodos quali-quantitativos para a análise dos dados obtidos. Como resultado, pretende-se fundamentar o uso pedagógico de Cities: Skylines e descrever sua aplicabilidade em temas relacionados às cidades sustentáveis, além de gerar dados referenciais para futuras pesquisas com o mesmo objeto.

 

Proteção dos direitos fundamentais e a dignidade humana no contexto das políticas públicas para pessoas em situação de rua: uma análise sobre a (in)fetividade na busca por justiça social 

Discente: Maria Eduarda dos Santos Silva

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

Resumo: O estudo tem como objetivo analisar a eficácia das políticas públicas para pessoas em situação de rua, visando a proteção dos direitos fundamentais e da dignidade humana em busca de justiça social. Além disso, buscará examinar a motivação de indivíduos em situação de rua, que não foram assistidos pelo Estado, por meio de suas políticas públicas, que optaram por cometerem delitos como forma de acessar direitos que não possuem nas ruas. Destaca-se a urgência em compreender as políticas públicas voltadas para esse grupo marginalizado, considerando não apenas as necessidades atuais, mas, também, o histórico de desigualdades sociais no Brasil. A pesquisa adotará uma abordagem hipotético-dedutiva, com pesquisa de campo. Terá como participantes as pessoas em situação de rua, que se encontram privadas de liberdade, lotadas na Cadeia Pública de Paranavaí. A coleta de dados acontecerá por meio de entrevista semiestruturada. Terá como referencial teórico o Estatuto da Pessoa em Situação de Rua (Lei n. 1.635/2022) e propostas legislativas pertinentes. A pesquisa também utilizará teorias de Ronald Dworkin (2010) e Martha Nussbaum (2011) para embasar uma análise crítica, enfatizando a importância de uma abordagem jurídica e social holística. Como resultado busca-se contribuir para políticas públicas mais eficazes e inclusivas, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Os idosos e sua relação com o mercado de trabalho na cidade de Paranavaí - PR

Discente: Marilis Ferreira Correia

Orientadora: Claudia Chies

Resumo: O envelhecimento populacional, o aumento da expectativa de vida e a melhoria das condições de saúde, no Brasil e no Paraná, têm permitido que os idosos permaneçam ativos por mais tempo em várias instâncias sociais, inclusive no mercado de trabalho. A permanência e/ou retorno dos idosos ao trabalho pode trazer benefícios, tanto para os indivíduos, quanto para a sociedade, entretanto também apresenta desafios a serem enfrentados pela sociedade em geral. Neste sentido, a dissertação de mestrado que será desenvolvida terá como objetivos: compreender as motivações para a participação da pessoa idosa no mercado de trabalho, avaliando as perspectivas e condições para o desenvolvimento laboral deste grupo no município de Paranavaí – PR; assimilar sobre as condições socioeconômicas e outros fatores que influenciam e conferem sentido ao trabalho para a pessoa idosa; avaliar as perspectivas e políticas públicas para a permanência e/ou retorno/inserção do idoso no mercado de trabalho; investigar as condições de trabalho ofertadas aos idosos no município. Como método adotar-se-a o materialismo histórico e dialético e a perspectiva quali-quantitativa. Como procedimentos adotar-se-a o levantamento teórico, de dados estatísticos e entrevistas com empregadores e idosos trabalhadores. Acredita-se com a pesquisa poder compreender aspectos da inserção do idoso no mercado de trabalho, enfocando questões presentes em Paranavaí, mas que perpassam  o cotidiano de muitos idosos em variadas escalas. Além disso, será possível identificar irregularidades, preconceitos e práticas discriminatórias que possam estar presentes no mercado de trabalho local. Essa análise aprofundada é necessária para debater a importância da garantia dos direitos trabalhistas a essa população e sobre a promoção de um ambiente de trabalho justo, seguro e digno,  enfocando questões econômicas e de saúde pública.

 

Institucionalização de um Centro de Atendimento Educacional Especializado

Discente: Marina Pereira Mori

Orientadora: Sandra Neves Garcia

Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2015 estabelecerem, complementarmente, o dever do Poder Público de institucionalização do Atendimento Educacional Especializado para garantia de serviços e de adaptações para o exercício da autonomia de pessoas com deficiência. Diante desses imperativos legais, nosso objetivo é argumentarmos a favor da institucionalização de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no município de Campo Mourão-Pr. Problematizamos que, diante dos dados divulgados nas Sinopses Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de crianças com necessidades educacionais especiais aumenta, exponencialmente, ano após ano. Diante dessa realidade, fundamentamos nossa argumentação em três grandes áreas de conhecimento e abordagens científicas: primeira, em revisão qualitativa bibliográfica sobre o desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; segunda, no levantamento quantitativo de estudantes com deficiência matriculados/as nas Classes Comuns de escolas do município de Campo Mourão; terceiro, na análise de conteúdo de normativas, de jurisprudência e de Projetos Políticos Pedagógicos acerca da criação de CAEEs no Estado do Paraná. Como resultados de nossa pesquisa, almejamos discutir os fundamentos educacionais, psicológicos e legais que embasam a criação de um CAEE no município de Campo Mourão e a efetivação do direito à Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais.

 

O processo de responsabilização juvenil: um fazer interdisciplinar

Discente: Marisa Eliete do Nascimento Juliani

Orientadora: Suzana Pinguello Morgado

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos profissionais que atuam nos programas de medida socioeducativas no processo de responsabilização de adolescentes autores de atos infracionais no município de Umuarama, a fim de avaliar a organização e o funcionamento destes programas e promover o aprimoramento do sistema socioeducativo. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente representou um marco na questão da criança e adolescente, pois além de garantir direitos, estabeleceu o sistema socioeducativo para adolescentes infratores, visando atendê-los de maneira personalizada e como sujeitos em fase de desenvolvimento. Todavia alterações na norma jurídica, não garante mudanças operacionais, uma vez que demanda também, mudanças no imaginário social a respeito da concepção de responsabilização e como deve ser aplicada. Estudos indicam que ações punitivas, disciplinadoras e sancionatórias ainda prevalecem em detrimento de uma prática mais pedagógica e emancipatória. O presente estudo se dá na perspectiva interdisciplinar e qualitativa, partindo de pressupostos teóricos do direito, educação, serviço social e psicologia, por meio do método de análise do materialismo histórico-dialético. A metodologia da pesquisa inclui revisão bibliográfica, seguida de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados de acordo com as categorias de análise do método utilizado. O objeto de investigação desta pesquisa são as equipes de referência dos serviços em meio aberto e fechado, buscando compreender o papel dos profissionais que atuam nos programas de medidas socioeducativas, no processo de responsabilização de adolescentes autores de atos infracionais.

 

Cidadania italiana: motivações, desafios e benefícios na busca da nacionalidade Italiana por seus descendentes brasileiros

Discente: Meire Jacqueline Bacetto

Orientador: Marcos Clair Bovo

Coorientadora: Claudia Chies

Resumo: Devido a problemas socioeconômicos enfrentados na Itália entre o final do século XIX e início do século XX, muitos italianos, estimulados por seu próprio governo, escolheram o Brasil como destino de residência, perpetuando uma diversidade de brasileiros com raízes italianas que buscam o reconhecimento da nacionalidade de seus ancestrais pelo critério Jus Sanguinis. Esta pesquisa objetiva analisar as razões no cenário atual que motivam muitos brasileiros descendentes de italianos a buscarem o reconhecimento da cidadania italiana, abordando os requisitos legais envoltos nesse processo. A metodologia segue a abordagem interdisciplinar, sendo constituída de pesquisa qualitativa, combinando a análise de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com a coleta de dados. Serão analisados documentos junto ao consulado da Itália no Brasil, e também, serão aplicados questionários sociodemográficos a indivíduos com ascendência italiana que obtiveram a nacionalidade e residem na Itália, bem como àqueles que possuem essa possibilidade e ainda não a obtiveram, residindo no Brasil. Além disso, serão realizadas entrevistas com brasileiros que residem na Itália para aprofundar a compreensão das motivações e desafios enfrentados. Espera-se evidenciar os fatores que influenciam essa decisão no cenário atual, proporcionando uma compreensão das motivações na busca pelo reconhecimento da nacionalidade italiana. A pesquisa também pretende destacar a complexidade dos obstáculos enfrentados, sejam eles econômicos, sociais ou pessoais, e como esses desafios impactam o processo de obtenção da cidadania.

 

O orçamento autárquico e o impacto das receitas não fiscais na sustentabilidade financeira do município de Maputo em face da pandemia da COVID-19, no período de 2020 a 2022

Discente: Ofélia Aida Victorino

Orientador: Jorge Leandro Delconte Ferreira

Resumo: O presente projeto tem como objetivo analisar o orçamento autárquico e o impacto das receitas não fiscais na sustentabilidade financeira do Município de Maputo durante a pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2022. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa e quantitativa, com ênfase nesta última para a coleta de dados. Além disso, será utilizada a pesquisa documental, focada na interpretação dos orçamentos e dos mapas de execução das receitas durante o período analisado. As receitas arrecadadas pelos órgãos das autarquias em suas áreas de jurisdição são constituídas por receitas fiscais (provenientes de impostos autárquicos) e receitas não fiscais (provenientes de taxas, tarifas, multas etc.). A pesquisa buscará analisar o impacto das receitas não fiscais nos orçamentos autárquicos, especialmente no Conselho Municipal de Maputo, para compreender até que ponto as taxas e tarifas autárquicas contribuem para a sustentabilidade financeira municipal.

 

Parques lineares de Campo Mourão-PR: desafios, avanços e possibilidades

Discente: Sayuri de Fatima Yamada

Orientador: Marcos Clair Bovo

Coorientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: Os impactos negativos da degradação ambiental e as alterações climáticas têm sido amplamente abordados pela ONU, por meio da Agenda 2030, que estabelece o pacto global para o desenvolvimento sustentável visando mitigar tais efeitos. A proteção e recuperação das APPs estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e são efetivamente promovidas no meio ambiente urbano por meio da criação de parques lineares. Além dessas contribuições, esta solução oferece uma série de benefícios que enfrentam diversos desafios urbanos contemporâneos. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação de parques lineares no município de Campo Mourão-PR, identificando os avanços, as potencialidades e os desafios para a gestão pública. O aporte metodológico será de pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de pesquisa in loco, observação direta, pesquisa bibliográfica e documental, entrevista estruturada e aplicação de questionários aos moradores de Campo Mourão. Também serão utilizados mapas, imagens de satélite, ortofoto e levantamento fotográfico.  Espera-se que com os resultados seja possível compreender a relevância dos parques lineares para a área urbana de Campo Mourão; indicar os instrumentos de planejamento e gestão; identificar os avanços e retrocessos na implantação dos parques lineares; avaliar a consolidação dos parques lineares e dos instrumentos de gestão utilizados; identificar os principais desafios para a consolidação desses parques e explorar as potencialidades existentes neles.

 

A escolha profissional na adolescência e a orientação profissional: perspectivas e vivências em um colégio de Campo Mourão - Paraná

Discente: Suelita Matsumi Rodrigues

Orientador: Marcos Clair Bovo

Coorientador: Fred Maciel

Resumo: A escolha profissional durante a adolescência é um processo que envolve dúvidas, tensão, insegurança e preocupações, pois os (as) jovens estão em uma fase de desenvolvimento caracterizado por mudanças físicas, biológicas e psicológicas. Além disso, os (as) adolescentes vivenciam os desafios contemporâneos, como a influência das mídias sociais, a rápida evolução do mercado de trabalho e as exigências da sociedade. Nesse cenário, a decisão sobre o futuro profissional e pessoal torna-se particularmente desafiadora para os (as) adolescentes. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar e discutir o processo de escolha profissional na adolescência, identificando as principais dificuldades enfrentadas pelos (as) estudantes da 3ª série do Ensino Médio, em um colégio estadual no Município de Campo Mourão-Paraná. Trata-se de uma investigação interdisciplinar, com abordagem qualitativa, de caráter exploratória e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e na pesquisa-ação, que integra as áreas de Educação, Psicologia e Sociologia. Além disso, será realizada a coleta e análise de dados obtidos por meio de questionários aplicados aos (às) estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Ao reconhecer e abordar as necessidades específicas dos (as) adolescentes no Ensino Médio, entende-se que é por meio da Orientação Profissional que se pode ajudá-los (as) durante sua jornada escolar para a tomada de decisão e desenvolver sua confiança. Espera-se que o resultado tenha como propósito auxiliar os (as) adolescentes para alcançar o bem-estar e promover experiências compartilhadas sobre as questões envolvidas na escolha de uma profissão.

 

Viabilidade do IPTU Progressivo como Instrumento de Política Urbana em Campo Mourão - PR

Discente: Wesley Feltrin Giomo

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: Este estudo investiga a "Viabilidade do IPTU Progressivo como Instrumento de Política Urbana em Campo Mourão", adotando uma abordagem interdisciplinar que integra Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Sociologia. O objetivo central é analisar a viabilidade do IPTU progressivo, considerando seus impactos na distribuição de propriedades e suas implicações sociais e espaciais. O problema de pesquisa busca responder se a implementação desse instrumento de política urbana é possível e eficaz em Campo Mourão, e como esse processo poderia ocorrer. A metodologia combina abordagens qualitativas e quantitativas. Primeiramente, são coletados dados quantitativos por meio de análise documental e mapeamento urbano, seguidos por dados qualitativos obtidos em entrevistas semiestruturadas com 10 atores-chave. A revisão do plano diretor de 2024 e o exame das percepções sociais sobre a aplicabilidade do IPTU progressivo são etapas essenciais da pesquisa. Os resultados esperados incluem uma análise crítica dos desafios e oportunidades locais, proporcionando recomendações para a aplicação eficaz do IPTU progressivo em Campo Mourão. A pesquisa contribui para o debate urbano ao integrar diferentes áreas do conhecimento, articulando aspectos técnicos, sociais e legais, e oferecendo uma compreensão abrangente do cenário local, fundamentada nos princípios do Estatuto da Cidade e da função social da propriedade.