Discentes 2023

A política de assistência social como direito fundamental para acesso à educação na CPCAMP II

Discente: Andressa Ferreira Peterlini 

Orientadora: Adriana Beloti

Resumo: Esta pesquisa trata da Cadeia Pública de Campo Mourão II - CPCAMP II -, inaugurada em 9/12/2020, destinada à custódia de Pessoas Privadas de Liberdade - PPLs -, exclusivamente, masculinas no cumprimento de pena em regime fechado. O objetivo é compreender o processo de instalação da CPCAMP II no município de Campo Mourão e suas políticas de assistência social, visando, ao final, contribuir com a criação e desenvolvimento de políticas de assistência social, especialmente, para acesso à educação. O aporte teórico principal organiza-se em torno do campo jurídico, ao recorrer a legislações e discussões conceituais relacionadas à execução penal; do serviço social, acionando conceitos como luta de classes, ideologia e alienação; do dialogismo enunciado pelo Círculo de Bakhtin, por ancorar-se nos conceitos de cronotopo, palavra e outro. A pesquisa desenvolve-se à luz do materialismo histórico-dialético, em abordagem quanti-qualitativa, em viés interdisciplinar, e utiliza como principal instrumento para gerar os registros a entrevista, além de revisão bibliográfica. Dentre os principais resultados esperados, estão o registro histórico da instalação da CPCAMP II; o descritivo analítico das políticas de assistência social em execução na unidade.

 

Educação em direitos humanos e formação docente: práticas pedagógicas nas escolas municipais de Peabiru/PR

Discente: Bruna Agostinis 

Orientadora: Fabiane Freire França

Coorientador: Fred Maciel

Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender as contribuições da educação em Direitos Humanos às práticas pedagógicas e à formação docente nas escolas municipais de Peabiru/PR. O referencial teórico baseia-se em autorias com abordagem dos Estudos Culturais, tais como Candau (2008) e Santos (2009), bem como em autorias que abordam a formação docente e a temática de Direitos Humanos, como Nóvoa (2002), Comparato (2003) e Bobbio (1992), partindo-se de diálogos interdisciplinares que almejam promover a consciência para a construção de uma sociedade mais humana, justa e igualitária. A metodologia é de caráter qualitativo e consiste em duas etapas. A primeira envolve pesquisa bibliográfica, mediante mapeamento nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A segunda etapa metodológica da pesquisa está vinculada a um levantamento de dados a partir de entrevistas semiestruturadas com docentes de escolas públicas municipais do Ensino Fundamental. Como resultados pretendidos, almejamos constatar se existem práticas pedagógicas voltadas à educação em Direitos Humanos para evidenciar as potencialidades de formação docente nas escolas municipais de Peabiru/PR.

 

Prevalência do uso de substâncias psicoativas durante a gestação: uma análise sobre as gestantes atendidas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campo Mourão

Discente: Cácia Cristina de Lima 

Orientadora: Meire Aparecida Lóde Nunes

Resumo: Este estudo versa sobre o consumo de substâncias psicoativas entre as gestantes que residem na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) e realizam pré-natal de alto risco no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Visto que tal consumo tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade e, quando relacionado à gestação, caracteriza um grave problema social, podendo ocasionar transtornos para sociedade e para saúde pública, podendo ser prejudicial para o desenvolvimento regional, pois além dos agravos à saúde e ao convívio social da usuária, o uso indevido das substâncias provoca uma série de problemas no feto e recém-nascido, aumentando significativamente o risco de morbimortalidade fetal e neonatal. A presente pesquisa pretende determinar a prevalência do uso de substâncias psicoativas por gestantes residentes na Região da COMCAM, atendidas no AME, evidenciando o contexto sociocultural que está inserido e a relação que estabelecem entre o uso de tais substâncias com prazer e felicidade. Propõe um estudo transversal descritivo de enfoque qualiquantitativo com a população de gestantes que utilizam o serviço de pré-natal no ambulatório.

 

Trajetória política da Cantora Mara Lima (2006-2022)

Discente: Caio Rodrigo Fier 

Orientador: Frank Antonio Mezzomo

Resumo: A temática da pesquisa é a relação entre política e religião e se propõe analisar, em uma perspectiva interdisciplinar, a trajetória política da Cantora Mara Lima, evangélica assembleiana que participa de pleitos eleitorais no Paraná desde 2006. Pretendemos utilizar um conjunto de fontes como materiais de campanha postados nas redes sociais (Facebook e Instagram) da deputada, entre os quais constam lives, santinhos, fotos, vídeos, flyers e jingles. Pretendemos realizar uma entrevista com nossa biografada e analisar as produções legislativas produzidas nos 4 mandatos, sendo um na Câmara Municipal de Curitiba (2008-2010) e três na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A literatura tem apontado que desde o início da redemocratização do Brasil se vê a Igreja Assembleia de Deus conquistando espaço na política. Políticos evangélicos tem, desde então, se colocado como representantes de Deus, defensores da família tradicional e da moralidade bíblica no ambiente político institucional. Com a análise da trajetória política da cantora Mara Lima esperamos entender melhor as pautas, discursos, estratégias de campanha e modos de legislar de políticos evangélicos na esfera nacional e estadual do Paraná.

 

Felicidade na formação social e educacional dos estudantes com TDAH

Discente: Claudia Regina Ramos Pietchaki 

Orientadora: Meire Aparecida Lóde Nunes

Resumo: É notório o crescente número de alunos com TDAH matriculados no Ensino Fundamental. Na maioria dos casos, adotam-se os tratamentos convencionais por meio de fármacos para o controle comportamental desses alunos. Todavia, os valores contemporâneos e as relações sociais que acarretam contribuem para o sentimento de inadequação promovendo estados de tristeza e frustração, os quais podem influenciar a qualidade de vida dessas pessoas. Diante dessa realidade, a nossa proposta é investigar o conceito de felicidade para os alunos diagnosticados com TDAH e verificar se intervenções de consciência corporal podem contribuir com a mudança conceitual de felicidade e, consequentemente, com a melhora da qualidade de vida desses alunos. A metodologia utilizada será teórica, por meio de estudos bibliográficos, e de campo, pois serão realizadas entrevistas e intervenções em uma escola do município de Umuarama Paraná. Como fundamentação teórica para a construção do conceito de felicidade e orientação das intervenções corporais serão adotados os escritos de ética do filósofo Epicuro (341- 270 a.C). Espera-se que a realização dessa pesquisa possa ampliar as reflexões acerca da importância da consciência corporal para o bem estar das crianças com TDAH.

 

A cultura maker e as metodologias ativas nas escolas públicas

Discente: Daiany Carla Fróes Eduardo 

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: Esta pesquisa busca investigar as contribuições da Cultura Maker, enquanto metodologia ativa para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, bem como sua relação com o uso de diferentes recursos tecnológicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade, vinculada à Pesquisa Interdisciplinar, e na Teoria Histórico-Cultural. Quanto à metodologia, pautamos nossos estudos na abordagem mista de pesquisa, envolvendo a qualitativa e a quantitativa, assim como no qualitativo-interpretativista. Para isso, utilizaremos questionário a ser aplicado junto a professores estudantes de escolas públicas do interior do Estado do Paraná. Para as análises, tomaremos por base os aportes teóricos-metodológicos da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, que considera a linguagem como elemento central ao desenvolvimento humano, e alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, como o hologramático (relação entre as partes e o todo) e o da recursividade (ciclo recursivo). Com isso, esperamos que nossa investigação contribua para as discussões em torno do processo ensino aprendizagem de Língua Portuguesa com vistas ao engajamento dos alunos em seu desenvolvimento.

 

O impacto das intervenções públicas na qualidade de vida urbana: o caso das praças na cidade de Umuarama-PR

Discente: Daniel Dutra de Souza 

Orientador: Cleverson Molinari Mello

Resumo: Com o avanço e facilidade do acesso à informação, e ainda devido à carência por um melhor acompanhamento e monitoramento das políticas públicas surge à necessidade de mecanismos que estimulem a participação por parte da sociedade no que diz respeito aos investimentos públicos, tendo como objetivo principal a eficiência e efetividade na aplicação desses recursos em espaços públicos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar os investimentos realizados nas praças públicas da cidade de Umuarama Paraná nos últimos 5 (cinco) anos e suas respectivas usabilidades. diante disso levantou-se as seguintes questões: quais espaços públicos (praças) receberam investimentos no últimos 5 (cinco) anos, e quais parâmetros foram utilizados para que essas praças recebessem os investimentos? após as revitalizações os objetivos foram alcançados? a metodologia a ser utilizada é de caráter qualitativo-quantitativo e busca nos aportes teóricos discussões que balizam a temática.

 

Raça e gênero na Educação Infantil: a WebQuest como forma de letramento literário e cultural

Discente: Erica Teodoro Rocha 

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Coorientadora: Fabiane Freire França

Resumo: A pesquisa visa analisar as temáticas de raça e gênero no contexto da Educação Infantil. O trabalho é voltado para educadores (as) por meio de uma WebQuest, que servirá de abordagem para promover alfabetização literária e cultural. O objetivo é explorar a intersecção entre raça e gênero no contexto da Educação Infantil, utilizando a História em Quadrinhos (HQ) “Representatividade” (2022), de autoria da pesquisadora, como ferramenta para problematizar questões e promover a conscientização sobre respeito e igualdade. Com isso, buscamos trabalhar a desconstrução de preconceitos e estereótipos. Com o uso da ludicidade característica da HQ, é viável iniciar a problematização da temática na Educação Infantil, contribuindo para o letramento literário infantil e para a construção de sociedade pautada em direitos humanos. A pesquisa se respalda em aportes teóricos oriundos da educação em Direitos Humanos (FREIRE, 1967; CANDAU, 2012) do Feminismo Interseccional (AKOTIRENE, 2018; GONZALEZ, 2020) e de estudos sobre a WebqQuest como ferramenta metodológica de ensino (ROSSI, FRANÇA, 2020). A metodologia da pesquisa consiste na organização de um site destinado a professores (as) da Educação Infantil, por meio do recurso tecnológico da WebQuest, capaz de proporcionar a alunos(as) e professores(as) a oportunidade de explorar ativamente a internet, selecionar e analisar informações acerca de conteúdos específicos. Nesse sentido, a leitura da HQ “Representatividade”, relacionada a outras informações e materialidades artísticas sobre o mesmo tema, por meio da WebQuest, possibilita uma abordagem interativa de um tema tão essencial na sociedade contemporânea que é a opressão racial e de gênero contra a mulher.

 

O surdo unilateral e seus aspectos jurídicos, sociais e educacionais

Discente: Éverton Ledo da Rocha  

Orientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: A surdez unilateral é uma deficiência invisível que, embora seja reconhecida isoladamente em alguns Estados e cidades, no Brasil o reconhecimento da pessoa com deficiência auditiva se dá apenas àquela com surdez bilateral. Assim, caracterizada por uma perda auditiva leve, moderada, severa ou profunda em um dos ouvidos, a surdez unilateral se estabelece, principalmente nos desafios de suas garantias legais e também nas dificuldades cotidianas que são vivenciadas pelo surdo unilateral. Neste sentido, o presente trabalho, de natureza interdisciplinar nas interfaces com as áreas da Saúde, do Serviço Social e da Educação, objetiva-se investigar nos âmbitos jurídico, social e educacional, como tem sido legalizada/vivenciada a surdez unilateral no Brasil e quais seus reflexos ao surdo unilateral. Para isto, este estudo, a partir do método dialético, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tipo documental. A partir de seus resultados, espera-se que a pesquisa contribua com um mapeamento de seu reconhecimento no Brasil, assim como a proposição de estratégias sociais e educacionais que promovam a inclusão das pessoas com surdez unilateral na sociedade.

 

Ensino de Ciências e BNCC: evidências de indicadores de Alfabetização Científica a partir dos registros das atividades realizadas por alunos dos anos iniciais

Discente: Marta Almeida de Souza 

Orientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: O Ensino de Ciências, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidencia-se que deve ser assegurado ao aluno durante todo o Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos. Neste sentido, o processo investigativo constitui-se a base para o Ensino de Ciências, propiciando ao estudante a promoção da Alfabetização Científica por meio de práticas de ensino que possibilitem o desenvolvimento de habilidades próprias do fazer científico. Dessa forma, os indicadores da Alfabetização Científica envolvem também, diferentes temáticas no contexto político e econômico, dentre as quais pode haver uma compreensão científica na influência das políticas de saúde, meio ambiente e tecnologia, demandando um olhar interdisciplinar para sua análise. Assim, objetiva-se analisar se há evidências de indicadores de Alfabetização Científica nos registros das atividades realizadas pelos alunos para além da memorização, a partir da temática hábitos alimentares. Para isto, este estudo, com base no método dialético, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, por meio de análise bibliográfica e documental, tomando como instrumento de análise os indicadores de Alfabetização Científica propostos por Pizarro (2014) e Pizarro e Lopes Júnior (2015). A partir de seus resultados, espera-se que a pesquisa contribua para/na promoção da alfabetização científica e na formação de sujeitos críticos das Ciências e do fazer científico.

 

Análise dialógica do discurso jurisprudência penal do crime de racismo

Discente: Ricardo Américo Barreto de Almeida e Silva 

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: O presente trabalho responde ao objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 16 da agenda 2030 da ONU, que prima por paz, justiça e instituições eficazes. Numa abordagem interdisciplinar, coadunamos referenciais do direito, dos estudos sobre racismo no Brasil e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujo desenvolvimento alavancado por pesquisadores brasileiros se arraiga nos pressupostos do dialogismo de Bakhtin e o Círculo. A ADD é compreendida como ferramenta sistêmica apta à problematização de narrativas jurídicas, que podem fundamentar a jurisprudência de Tribunais Superiores, servindo para fortalecer o racismo estrutural sistêmico, que reflete uma certeza social da impunidade àqueles que cometem o crime correlato. O objetivo geral do trabalho é analisar dialogicamente o discurso Jurisprudencial Penal do Crime de Racismo no Brasil. Dez jurisprudências relacionadas ao tema constituem-se em documentos objetivos justificados como dados de análise. Na análise, guiamo-nos por conceitos dialógicos orientadores como cronotopo, esfera discursiva, relações dialógicas, valoração, ideologia e outros, a partir dos quais buscamos (des)revelar as nuances, as formas de composição, os pressupostos e os discursos que entretecem as decisões judiciais relacionadas ao crime de racismo. Exploramos, ainda, os conceitos jurídicos em seus contextos teóricos originais, relevantes para o sistema penal, na seleção dos tipos penais, que descrevem o que é considerado crime, quem é classificado como criminoso e quem não é.

 

Estamos formando psicólogos(as) antirracistas? Letramento racial no curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Discente: Sirlene de França de Souza 

Orientadora: Maria Inez Barbosa Marques

Coorientadora: Fabiane Freire França

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apontar dados sobre o letramento racial de psicólogas(os) graduados pelo Centro Universitário de Campo Mourão em 2023 e também apresentar uma averiguação exploratória da matriz curricular e das ementas das disciplinas que se aproximam do tema em questão a fim de relacioná-los e discuti-los alinhadamente as teorias que abordam as questões raciais na formação de psicólogos(as). Uma pesquisa de cunho essencialmente qualitativa, que se desdobrará a partir da técnica de Grupo Focal com os estudantes recém formados, para captação desses dados. Como complemento da técnica de Grupo Focal, será feito uma análise documental da matriz curricular, que será embasada criticamente as teorias étnicas raciais, que discutem as particularidades das vivências da população negra em diáspora no Brasil. Diante disso, o resultado esperado com essa pesquisa é o de alcançar uma análise que problematize e traga contribuições a respeito da compreensão das questões étnico-raciais no campo da psicologia.

 

As tecnologias digitais nos livros didáticos de Ciências da Natureza: uma análise a partir das obras aprovadas no Plano Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2023

Discente: Tamiris Tainara Derr 

Orientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) destaca-se por sua importância enquanto política pública de Estado para a educação no Brasil. Nesse direcionamento, o estudo do livro didático, em especial o de Ciências da Natureza, demarca uma necessidade investigativa, principalmente para os tempos tecnológicos aos quais somos e estamos inseridos. Logo, saber compreender e utilizar tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética tem sido uma premissa fundamental para se pensar no e para o Ensino de Ciências. Trata-se de uma abordagem que se consolida com a própria BNCC (BRASIL, 2017) que reforça o reconhecimento de que seu uso tem papel fundamental na formação do aluno e com os próprios editais do PNLD que evidenciam o uso prático. Dessa forma, as tecnologias digitais envolvem diferentes temáticas, dentre as quais estão: a educação, a saúde, a cultura, dentre outras, demandando um olhar interdisciplinar para sua análise. Assim, objetiva-se analisar como as tecnologias digitais estão inseridas nos livros didáticos aprovados no PNLD 2023, referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isto, este estudo, a partir do método dialético, está fundamentado em uma abordagem qualitativa da pesquisa documental e bibliográfica, sendo que seus dados serão analisados por meio do instrumento metodológico da Análise de Conteúdo, segundo a modalidade denominada Temática de Bardin (2007). A partir de seus resultados, espera-se que a pesquisa contribua para se pensar o livro didático enquanto objeto de problematização e reflexão sobre as possíveis mediações pedagógicas a partir das tecnologias digitais.