Discentes 2019
A formação do professor no século XXI: evasão e permanência nos cursos de licenciatura da Unespar/Campo Mourão
Discente: Aline Fernanda Cordeiro (Lattes)
Orientadora: Fabiane Freire França
Resumo: A formação do professor é tema que tem sido retomado com maior ênfase no contexto do que se chamou de “crise nas licenciaturas” e que será abordada nesta pesquisa a partir de duas variáveis: os graduandos e os evadidos dos cursos de licenciatura (Pedagogia, História, Geografia, Matemática e Letras) da Unespar/campus de Campo Mourão. O problema é como tratar das mudanças necessárias na formação do professor no século XXI sem conhecer os anseios, as dificuldades, as perspectivas e as projeções de futuro dos principais envolvidos: graduandos e evadidos. Portanto, pretende-se investigar as causas da evasão e as dificuldades enfrentadas para a permanência nos cursos de licenciatura da Unespar/Campo Mourão. A investigação se divide em dois momentos: levantamento de dados por meio da plataforma Business Intelligence, sistema de gestão acadêmica da Unespar; e aplicação de questionário via plataforma Survey Monkey para estudantes evadidos nos anos de 2018 e 2019 e graduandos dos cursos de licenciatura no ano de 2019. Espera-se, como resultado, um entendimento mais amplo do cenário atual da formação de professores nos cursos de licenciatura da Unespar, de modo que seja possível pensar em estratégias e políticas contínuas para sua melhoria.
Ensino superior e metodologias ativas: concepções de docentes da Universidade Estadual do Paraná – Unespar
Discente: Bruna Ercoles da Silva (Lattes)
Orientador: Ricardo Fernandes Pátaro
Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar como docentes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR compreendem e utilizam as chamadas metodologias ativas em sala de aula. Esse tipo de metodologia pressupõe colocar alunos(as) no centro do processo de aprendizagem, relacionando a conservação dos saberes construídos historicamente pela humanidade com a inovação e a produção de novos saberes em uma aprendizagem preocupada não somente com o avanço científico e tecnológico, mas também com a formação ética e a responsabilidade social de estudantes. Assim, pretendemos analisar as concepções de docentes da UNESPAR a respeito das diferentes práticas de ensino que utilizam. Para alcançar os objetivos da pesquisa, será realizado um questionário on-line a fim de verificar as concepções dos(as) docentes e em seguida, serão feitas entrevistas com aqueles(as) que utilizam algum tipo de metodologia ativa para identificar possíveis dificuldades e/ou desafios. Destacamos o caráter interdisciplinar da pesquisa que em sua construção e análise utiliza das teorias da complexidade e análise de conteúdo e discurso para dialogar com temáticas que envolvem a área da educação, da sociologia e da psicologia.
Projetos de vida de jovens mulheres participantes de comunidades religiosas cristãs em Campo Mourão – PR
Discente: Carolina Casarin Paes (Lattes)
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Coorientador: Frank Antonio Mezzomo
Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar possíveis articulações ou influências da religião nos projetos de vida de jovens mulheres cristãs participantes de comunidades religiosas em Campo Mourão. O referencial teórico contempla os conceitos de: projetos de vida, juventude, gênero e religião, que serão articulados trazendo contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar vinculada ao grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, a ser desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas nas quais se questiona sobre a identidade, trajetórias, escolhas e planos das jovens na faixa etária de 18 a 22 anos que frequentam quatro denominações religiosas cristãs em Campo Mourão – PR: Igreja Católica, Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja Luterana Livre. Os dados serão analisados de maneira qualitativa, pois dizem respeito às compreensões das próprias jovens. Destaca-se, na literatura científica nacional, um aumento nas publicações sobre o tema, que descrevem um ambiente religioso essencialmente masculino, no qual as mulheres tendem a ser invisibilizadas, o que parece justificar pesquisas que tenham mulheres como pesquisadoras e participantes.
Ministério Fé e política nas eleições de 2018 à Assembleia Legislativa do Paraná
Discente: Lara Pazinato Nascimento (Lattes)
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Coorientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Resumo: Objetivamos analisar a atuação do Ministério Fé e Política (MFP) nas eleições de 2018 à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com vistas a compreender o funcionamento deste setor da Renovação Carismática Católica (RCC) no estado paranaense. A pesquisa será realizada a partir da análise da campanha de Evandro Araújo, que foi reconduzido ao cargo de deputado estadual pelo Partido Social Cristão com o apoio oficial do MFP. Analisaremos os materiais de campanha do candidato, como jingles, flyers, “santinhos”, textos, fotos, lives e vídeos publicados na rede social online Facebook durante o referido período eleitoral, bem como documentos oficiais da RCC sobre a inserção política do movimento carismático. Com isso, visamos identificar de que maneira se dá a utilização de elementos religiosos durante a campanha de Evandro Araújo à ALEP, quais são as estratégias eleitorais, objetivos e critérios do MFP para escolha dos candidatos apoiados, e demais questões relativas ao funcionamento do ministério. Por meio de uma abordagem de perspectiva interdisciplinar, pretendemos contribuir para a compreensão das articulações entre religião e política, particularmente no que diz respeito aos católicos carismáticos.
Leitura e escrita: elementos mediadores e interdisciplinares para a formação humana dos estudantes do ensino médio
Discente: Márcia Cristina de Aquino de Paula (Lattes)
Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato
Resumo: Este projeto de pesquisa visa a investigar o ensino de leitura e de escrita com vistas ao desenvolvimento da formação humana do estudante do Ensino Médio, com foco no gênero de texto Artigo de Opinião. Para tanto, pautamos nossos estudos nos aportes da Sociologia (GIDDENS, 2002; ALVARENGA et al., 2011), a Psicologia Histórico-cultural (LEONTIEV, 2004; VIGOTSKY, 2009, 2010), a Economia (AMARO, 2004; SCHULTZ, 1973), a Educação (FREIRE, 1968, 1997), da Teoria da Complexidade (MORIN, 1991; 1996; 2005; 2010, 2011; 2016; SANTOS, 2010; SANTOS, 2012), do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), do ensino com base em gêneros de texto e das Capacidades de Linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), da Sequência Didática (SD) (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004; CRISTOVAO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; CRISTOVÃO, 2013) e da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), . Quanto à natureza da pesquisa, tomamos por base a abordagem mista de pesquisa, envolvendo tanto a qualitativa quanto a quantitativa (LAKATOS, 2010; CRESWELL, 2007; 2018). No que concerne aos procedimentos metodológicos, analisaremos uma SD e aplicaremos um questionário a estudantes de Ensino Médio de uma Escola Pública do interior do Estado do Paraná no sentido de investigar o trabalho com a leitura e escrita como elementos mediadores e interdisciplinares ao desenvolvimento da formação humana dos estudantes. Os dados serão analisados por alguns princípios da Teoria da Complexidade (MORIN, 2004), a saber: o dialógico, o recursivo e o hologramático, bem como por alguns procedimentos de análise do (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), tais como: situação de produção, contexto de produção e plano global.
O trabalho do (a) professor(a) de língua inglesa na educação básica e seus desafios
Discente: Renato do Carmo Nascimento (Lattes)
Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato
Resumo: Esta pesquisa insere-se no contexto da Educação Básica da Escola Pública, no interior do Estado do Paraná e propõe uma discussão acerca do trabalho do(a) professor(a) de Língua Inglesa, a partir da descrição do próprio agir docente e tem por objetivo contribuir para uma compreensão mais ampliada dessa situação de trabalho, bem como de seus elementos constitutivos e possíveis dificuldades e/ou impedimentos para a sua realização e seus desafios. Fundamentamos nosso estudo em aportes da Educação (FREIRE, 1968, 1997; ARAÚJO, 2002; TARDIF; LESSARD 2002, 2005, 2008), da Teoria da Complexidade (MORIN, 1996, 2005, 2010, 2011), e do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009; CRISTOVÃO, 2008). No que tange à natureza de pesquisa, utilizamos uma abordagem mista de pesquisa, envolvendo tanto a qualitativa quanto a quantitativa (LAKATOS, 2010; CRESWELL, 2007; 2018). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizaremos um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa, seguido da Instrução ao Sósia, procedimento de coleta de dados oriundo da Psicologia do Trabalho, da Clínica da Atividade Francesa (CLOT, 1999/2006). Os dados serão analisados tanto pelos princípios da Teoria da Complexidade (MORIN, 2004), envolvendo o dialógico e hologramático quanto pelos procedimentos de análise do ISD, a saber: contexto de produção, plano global, conteúdo temático, mecanismos de textualização e procedimentos SOT (Segmento de Orientação Temática – temas) e STT (Segmento de Tratamento Temático – subtemas) (BRONKCART, 2008; BULEA, 2010).