Discentes 2023

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: um estudo de sua aplicabilidade no Ensino Superior

Discente: Alexandre Caparelli Silva 

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: As metodologias ativas se constituem um importante apoio na educação no mundo moderno, e promove que docentes e discentes criem uma forma diferente de interação que torna mais facilitada a aprendizagem. No entanto apesar de sua relevância ainda são esparsos os estudos que retratem as limitações e potencialidades das metodologias ativas na percepção dos docentes. Diante deste contexto, este estudo objetiva verificar se o uso de metodologias ativas no ensino superior promove maior engajamento e torna a aprendizagem discente mais facilitada na percepção de docentes de universidade públicas e privadas no Estado do Paraná. Será realizada pesquisa exploratória descritiva sob o enfoque interdisciplinar. Ao final desta pesquisa espera-se que com base na experiência e relato dos entrevistados possa ser gerado um conjunto de informações que possam nortear os professores na adoção das metodologias ativas no ensino superior de forma eficiente no que se refere ao desenvolvimento da criatividade e autonomia discente, fortalecendo o trabalho em equipe, o engajamento, bem como o desenvolvimento de competências que os auxiliam em suas carreiras profissionais.

 

Um olhar interdisciplinar para o espaço público: avaliação do Parque da Pedreira em Campo Mourão-PR

Discente: Arieli Fernandes Zago 

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: A interdisciplinaridade é uma linha de conhecimento na qual diferentes ciências cooperam entre si para desenvolverem um assunto em específico (ALVARENGA et al., 2011). Para esta pesquisa, o tema abordado de maneira interdisciplinar baseia-se nos espaços públicos, com um recorte espacial no Parque da Pedreira em Campo Mourão-PR. O objetivo geral da pesquisa é avaliar o parque destacando as problemáticas e potencialidades de uso. Esta pesquisa terá como início um levantamento documental e projetual do parque, para entender seu desenvolvimento na cidade. Como base teórica a discussão interdisciplinar do conceito de espaços públicos, e sua importância para a qualidade de vida da população local, incluindo conceitos de arquitetura, geografia, sociologia e história. Para tanto, será aplicado a metodologia de estudo de campo, juntamente com a abordagem qualiquantitativa e o método histórico. Como instrumento de geração de registros será utilizado o desenvolvido por Bovo (2009), uma avaliação sobre a infraestrutura física do local a partir de termos de referências previamente definidos, além disso, será avaliado a inclusão no espaço do parque utilizando os conceitos de acessibilidade universal. Como conclusão, esta pesquisa busca apresentar as deficiências de infraestrutura do local, e também propor intervenções que possam melhorar a qualidade de vida dos frequentadores do parque.

 

Análise às articulações e implementações em prol do desenvolvimento no âmbito das dimensões territoriais do Município de Araruna/PR

Discente: Cicera de Fatima Fernandes Souza 

Orientadora: Aurea Andrade Viana de Andrade

Resumo: A pesquisa “Patrimônio Territorial de Ararura- PR” tem por objetivo principal analisar as dinâmicas do patrimônio territorial, entendido como sedimentos (i)materiais do território, como às paisagens, as expressões culturais, identitárias, valores simbólicos, entre outros, tal como os sedimentos socioeconômicos, resultante das relações produtivas e sociais. Essa abordagem destaca às articulações historicamente construídas, a partir das formas, processos, estruturas e funções, bem como as dimensões territoriais, as referências acer-ca das territorialidades, as interfaces propositivas, os elementos constitutivos com poten-cial de recursos de valores associados a conceitos de desenvolvimento, as potencialida-des, as estruturas patrimoniais de poder institucionalizadas e de gestão, são indicadores de melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, para pesquisa, o ponto de partida para compreender esse patrimônio sob a interpretação multi e interdisciplinar, passará pelo aporte teórico metodológico dos autores do grupo PROPAT. Como referen-ciais ao processo histórico de desenvolvimento do município e suas características sócio-espaço-temporais, serão realizados levantamentos de dados junto aos órgãos públicos e privados, com aplicação de questionário à população e entrevistas semiestruturadas com representantes das organizações institucionalizadas e dados primários do IBGE, IPARDS e Prefeitura. Como resultado busca-se as confluências e articulações do patrimônio territorial, sua consolidação, evidências e possibilidades de contemplação das dimensões para além da ocupação historicamente constru-ída permeada pela criticidade ao enfoque desenvolvimentista e perspectiva do futuro desejado do local.

 

Ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise da formação acadêmica nos cursos de licenciatura em ciências biológicas das Universidades Estaduais do Paraná

Discente: Fabiana de Oliveira Bueno 

Orientador: Marcos Clair Bovo

Coorientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é constituída por áreas, sendo uma delas a de Ciências da Natureza, esta apresenta conhecimentos conceituais sistematizados por meio de leis, teorias e modelos, sendo formada pelas disciplinas de Biologia, Química e Física. Assim sendo, busca-se a elaboração, interpretação e aplicação de modelos explicativos relacionados aos fenômenos naturais e sistemas tecnológicos que são essenciais para o fazer científico. Diante disso, a pesquisa objetiva-se compreender os fundamentos epistemológicos da formação do/a biólogo/a presentes nos currículos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades Estaduais do Paraná. Para tanto, levantamos os seguintes questionamentos: Como fica a formação do licenciado em Ciências Biológicas diante da BNCC? Este profissional está sendo preparado para atuar conjuntamente com as demais áreas da Ciências da Natureza e suas Tecnologias? O aporte metodológico será constituído por pesquisa documental quantitativa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica. Dentre os resultados, espera-se contribuir com a disciplina de Ciências Biológicas sob o enfoque interdisciplinar nas disciplinas de Biologia, Química e Física, de forma mais significativa e por meio de atividades práticas em sala de aula, além disso averiguar se a formação do biólogo/a está sendo adequada as diretrizes da BNCC.

 

Novo Ensino Médio: impactos e possibilidades

Discente: Gislei Rodrigues Dias 

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, nas quais muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado “Novo Ensino Médio” (NEM). Trata-se de uma nova política nunca antes vista no cenário nacional. Assim, considerando a importância da temática envolvendo educação, bem como as mudanças que a nova proposta traz, se faz jus questionar os possíveis impactos que o NEM irá promover nas escolas brasileiras. Também é preciso entender se o NEM tem potencial para contribuir com o desenvolvimento territorial ou irá reforçar ainda mais as desigualdades sociais existentes no país. Neste sentido, a pesquisa visa compreender as mudanças estabelecidas na história da educação brasileira no que tange ao ensino médio, entender as possíveis consequências na qualidade da educação, além de verificar até que ponto as alterações estabelecidas pelo NEM podem, ou não, promover o desenvolvimento territorial. De posse do método Histórico Dialético será realizado levantamento acerca das reformas no Ensino Médio Brasileiro e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vela salientar que a pesquisa se dará em uma abordagem pautada na interdisciplinaridade, pois propõe um olhar para a relação entre educação e desenvolvimento territorial.

 

Política, Direito e cidadania: percepções político-ideológicas de jovens de Campo Mourão/PR

Discente: Izabel Raczenski Varea 

Orientador: Fred Maciel

Coorientadora: Suzana Pinguello Morgado

Resumo: A pesquisa objetiva analisar percepções político-ideológicas de jovens do 3º ano do Ensino Médio de Campo Mourão/PR com a finalidade de identificar seus impactos no exercício da cidadania. Ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, será adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratória e descritiva, baseada principalmente em revisão bibliográfica e que conectará Política, Direito e Educação. Além disso, será feita coleta e análise de dados gerados por meio de questionários aplicados para alunos entre 16 e 18 anos cursantes do 3º ano do Ensino Médio em colégios particulares e públicos do município. Pretende-se analisar se a qualidade de conhecimentos constitucionais, influências midiáticas, socioeconômicas e familiares podem interferir nas percepções e atuações políticas destes jovens, representantes de uma geração dos próximos agentes políticos do país. Esta pesquisa contribuirá para a compreensão da juventude política atual, em um recorte de âmbito local. Como resultado, pretende-se evidenciar tal diagnóstico local e perceber se os conhecimentos mencionados impactam nas percepções dos jovens mourãoenses.

 

A vigilância socioassistencial na Política de Assistência Social: um olhar sobre sua configuração no noroeste do Paraná

Discente: Janaína Conceição Barboza 

Orientadora: Aurea Andrade Viana de Andrade

Resumo: A Política de Assistência Social, em território brasileiro, deve cumprir uma tríade de funções: a proteção social, a defesa de direitos e a vigilância socioassistencial. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a configuração estrutural da Política de Assistência Social nos municípios do noroeste paranaense, especialmente, sobre a vigilância socioassistencial à luz das normativas do Ministério de Desenvolvimento Social-MDS, considerando que sua função é atuar no processo de produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas no âmbito da Política de Assistência Social. A pesquisa será abordada a partir de um viés interdisciplinar, com vistas a estabelecer diálogos e incorporar aportes teóricos, metodológicos das áreas do Serviço Social, História, Geografia, Sociologia, Direito e Ciências Políticas. O aporte metodológico será constituído de pesquisa qualiquantitativa, com abordagem fundamentada no materialismo histórico dialético e como procedimento técnico será aplicado questionários eletrônicos direcionados aos trabalhadores que atuam na vigilância socioassistencial dos municípios estudados, além, de entrevistas semi-estruturadas com os gestores das Secretarias Municipais de Assistência Social e com os chefes dos escritórios regionais da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Família das cidades de Cianorte, Umuarama e Campo Mourão. Espera-se que esta pesquisa contribua para o desenvolvimento da política de Assistência Social e para implementação da vigilância socioassistencial no Estado do Paraná e, como contribuição para referencial bibliográfico sobre esta área.

 

Instituições de longa permanência para pessoas idosas: acesso aos recursos de políticas públicas em saúde para moradores do Lar São Joaquim Santana

Discente: Jéssica Bianca de Souza 

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: O envelhecimento humano é uma das maiores conquistas das sociedades contemporâneas e que tem demandado um olhar interdisciplinar e multidisciplinar em temáticas de pesquisa que permeiam o tema. Com a ampliação da expectativa de vida da população, são necessárias abordagens diversas que levem em consideração a qualidade de vida, as condições de saúde e o bem-estar da pessoa idosa. Com o aumento acelerado da população idosa, as instituições de longa permanência vêm aumentando consideravelmente o número de pessoas acolhidas, entretanto os recursos públicos encaminhados para a manutenção dessas se mostra insuficiente para o atendimento das suas necessidades. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar as políticas públicas em saúde destinada aos idosos institucionalizados do Lar São Joaquim Santana localizada na cidade de Campo Mourão, Paraná. A pesquisa será desenvolvida com caráter quali-quantitativo, por meio de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas. Com base nessas informações pretende-se identificar quais são as políticas públicas, da área da saúde, que de fato atendem aos acolhidos e quais são as possíveis demandas não contempladas.

 

Psicologia, interdisciplinaridade e socioeducação sob a perspectiva dos profissionais de Psicologia das unidades de internação do Paraná

Discente: Karina Soares Ambrozio 

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: A socioeducação é uma política pública voltada à responsabilização de adolescentes pela prática de atos infracionais, que possui caráter pedagógico e prevê uma intervenção de natureza interdisciplinar, a partir da composição de equipes multiprofissionais nos serviços de execução de medidas socioeducativas, das quais fazem parte os(as) psicólogo(as). Considerando os desafios e potencialidades da atuação dos profissionais no contexto desta política pública, a presente pesquisa objetiva analisar a relação entre Psicologia e interdisciplinaridade na socioeducação sob a perspectiva dos psicólogos(as) que atuam nas unidades de internação do Estado do Paraná. O aporte metodológico será constituído de pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, pautada no método dialético, que utilizará como coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os psicólogos(as) que atuam nas referidas unidades. Os dados serão submetidos à análise crítico-descritiva a partir da revisão teórica pautada por uma abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de psicologia, direito, educação, história e sociologia. Pretende-se, com os resultados, contribuir para a ampliação e reconhecimento da psicologia como ciência e profissão em sua interface com a interdisciplinaridade na socioeducação, visando assim o aprimoramento do atendimento socioeducativo ofertado aos adolescentes privados de liberdade e suas famílias, reforçando o horizonte ético-político do compromisso social da psicologia.

 

Desigualdade e Distribuição de Renda: reflexões sobre as principais economias da América Latina

Discente: Kennan Dyogo dos Santos Lima 

Orientador: Jorge Leandro Delconte Ferreira

Desde sua colonização, o arranjo econômico da América Latina é marcado por diversos problemas sociais, dentre os quais se destaca a desigualdade econômica. Na primeira década do século XXI, os países Latinos obtiveram bons resultados no combate à pobreza, em contraste com outras regiões do mundo; contudo, as economias dos países latino-americanos sofreram fortes impactos com a crise econômica de 2009. A instabilidade econômica gerada em todo o mundo afetou o equilíbrio econômico em diversos países e isso impactou diversos setores da sociedade. Este trabalho se subdivide em três eixos investigativos: o primeiro consiste em apresentar os principais fatores estruturais responsáveis pela perpetuação da pobreza e desigualdade nas três principais economias da América Latina (Brasil, México e Argentina) a partir de uma análise social, geopolítica e econômica. O segundo eixo diz respeito a construir um modelo econométrico de regressão estatística com dados em painel para verificar a importância das políticas de distribuição de renda na composição de renda da população mais pobre e analisar seus impactos na variação dos indicadores de desigualdade social nos países estudados. Por fim, serão identificados países referência no combate à desigualdade social, para sustentar uma análise comparativa de suas políticas às utilizadas pelas três principais economias latino-americanas.


Os acidentes de trânsito em Campo Mourão-PR: análise geoespacial e fatores urbanos correlacionados

Discente: Kevin Wolker Ferreira da Silva 

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: O aumento da frota urbana é uma realidade nas cidades brasileiras e estrangeiras, ampliando também o número de sinistros que são registrados decorrentes dessa intensificação da mobilidade. Os sinistros, causam cerca de 1,3 milhões de mortes anualmente no mundo todo e 93% destas fatalidades acontecem em países de baixa e média renda e é o maior causador de mortes de crianças e jovens adultos entre 5-29 anos. Entende-se assim, que estudos acerca da temática são necessários pois ela tem amplo impacto na sociedade. Assim, se objetiva nesta pesquisa compreender a dinâmica e o perfil dos acidentes de trânsito da cidade de Campo Mourão e suas correlações espaciais. A pesquisa baseia-se no método quanti-qualitativo com aplicação de técnicas de estatística espacial no mapeamento de acidentes de trânsito. Para isso serão utilizados dados fornecidos pelo corpo de bombeiros do Paraná, que dispõe de um amplo banco de dados público, com variáveis diversas, tais como: local dos acidentes; informações dos envolvidos (número de pessoas, sexo e idade); grau de severidade dos ferimentos; veículos envolvidos; natureza do sinistro; horário e data das ocorrências. Assim, será realizada a organização e sistematização dos dados para posterior mapeamento, juntamente a uma série de gráficos que orientarão as análises do perfil e dos padrões associados aos acidentes. Após a identificação dos pontos de maior ocorrência de acidentes na cidade de Campo Mourão, serão realizados trabalhos de campo para observação dos fatores que podem estar associados.

 

Gênero e reforma agrária: o papel das mulheres nos acampamentos do MST na região de Campo Mourão

Discente: Maria de Lourdes Bassi Alves Pimentel 

Orientadora: Aurea Andrade Viana de Andrade

Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as relações de gênero e poder nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região de Campo Mourão especialmente nos municípios de Peabiru, Barbosa Ferraz e Quinta do Sol, onde estão localizados os acampamentos Cannã, Irmâ Dorothy e Valdair Roque. A pesquisa busca destacar o “lugar” das mulheres na participação na luta pela posse da terra e pela organização do território, por meio da divisão de trabalho produtivo e político, especialmente as funções desempenhadas nos acampamentos. A busca pela reforma agrária é também uma luta das mulheres pela superação da condição de subordinação em espaço predominantemente masculino. A pesquisa ainda visa compreender as vivências, os complexos embates da luta pela terra que também significa luta pelo território e as constantes ameaças de despejo. A pesquisa é qualitativa, fundamentada em pressupostos teórico-metodológicos acerca do método materialista histórico dialético. Para o desenvolvimento da pesquisa será realizado um levantamento bibliográfico, pesquisa de campo com entrevistas e questionários semiestruturados com mulheres assentadas e lideranças do MST. Ainda na pesquisa serão elaborados mapas, gráficos, tabelas, bem como análise de reportagens da imprensa regional, documentos de conselhos municipais, atas de assembleias dos acampamentos, processos judiciais, petições do Ministério Público e sentenças judiciais relacionadas à desapropriação, discursos de autoridades sobre os camponeses. Esperamos com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento e valorização da luta da mulher na reforma agrária, sua autonomia e conquista de direitos.

 

Arte e emancipação humana: um estudo sobre a contação de histórias no ambiente hospitalar

Discente: Maria Eduarda dos Santos Araujo 

Orientadora: Sandra Garcia Neves

Resumo: As políticas públicas para a primeira infância objetivam assegurar os direitos da criança e do adolescente, em vista do desenvolvimento integral, estabelecem como condição para a saúde e para a educação, dentre outros, a instalação e o funcionamento de brinquedotecas hospitalares. Nosso objetivo neste estudo é identificar a contribuição da contação de histórias como recurso didático-pedagógico e lúdico para a promoção da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes hospitalizados. Desenvolveremos essa pesquisa na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão, que possui um fluxo de 18 atendimentos diários de crianças e adolescentes. Adotamos o encaminhamento metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa de revisão bibliográfica sobre as categorias da emancipação humana e suas relações com e a Arte, concomitante à pesquisa in loco com questionários semiestruturados. Com o estudo, esperamos contribuir com a qualidade de vida de crianças e de adolescentes hospitalizados e avaliarmos como a Arte favorece o desenvolvimento psíquico e auxilia no desenvolvimento integral e na emancipação humana.

 

A infraestrutura urbana da pequena cidade de Engenheiro Beltrão-PR: análise e diagnóstico

Discente: Mariana Malamin do Nascimento 

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: O crescimento acelerado e desordenado das cidades fez com que diversos problemas em relação à infraestrutura urbana surgissem, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Por essa razão, houve a necessidade de se criar novas estratégias, pensando em um desenvolvimento mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos, por meio dos planos de reestruturação. No entanto, a aplicação desses planos tem ocorrido apenas nos grandes centros, mesmo os governantes sabendo que as pequenas cidades do interior possuem os mesmos problemas das cidades maiores. Assim, a pesquisa tem como objeto de investigação a infraestrutura urbana de Engenheiro Beltrão-PR. Para tanto, objetiva-se analisar a infraestrutura urbana da pequena cidade de Engenheiro Beltrão, evidenciando as políticas públicas de gestão e planejamento urbano. O método utilizado será do materialismo histórico-dialético, com abordagem de natureza quali-quantitativa e tende a seguir um fluxograma metodológico para uma melhor interpretação dos dados constituído por: pesquisa bibliográfica (artigos, teses e dissertações), documental e de campo (com a aplicação de um questionário de forma aleatória com os moradores). Ao final, os dados obtidos serão tabulados e analisados. Dentre os resultados esperados, podemos destacar o levantamento da infraestrutura urbana da cidade de Engenheiro Beltrão, que visa contribuir com a gestão e planejamento e, também, apontar meios sustentáveis e/ou tecnológicos para melhorar a qualidade de vida dos moradores no que tange aos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

 

Principais intervenções e desafios das políticas públicas e promoção em saúde para população idosa: estudo do município de Campo Mourão-PR

Discente: Matheus Mendes Pascoal 

Orientadora: Claudia Chies

Resumo: Esta pesquisa trata do envelhecimento populacional e das políticas públicas voltadas aos idosos. O objetivo geral é avaliar as principais intervenções e desafios das políticas públicas e promoção em saúde para a população idosa no município de Campo Mourão-PR, contribuindo para a análise da proposição e implementação de novas estratégias que favoreçam práticas para o envelhecimento ativo. Com isso, busca-se: identificar as principais políticas públicas em vigência voltadas a saúde da população idosa nas escalas federal e estadual; compreender as políticas públicas e os projetos implementados no município de Campo Mourão, no que se refere a saúde, qualidade de vida e desafios para promoção em saúde da população idosa. Para tanto a pesquisa será pautada em discussões interdisciplinares, incluindo temas, conceitos e metodologias das ciências humanas, ciências sociais e ciências da saúde. No que concerne à metodologia da pesquisa, propõem-se a utilização da perspectiva quali/quantitativa, a partir de levantamento teórico/conceitual, aplicação de entrevistas com gestores públicos e questionários com idosos. Espera-se com os resultados contribuir com a compreensão do processo de envelhecimento populacional - questão relevante que permeia a sociedade contemporânea – colaborando para compreender a relevância do planejamento e implementação de políticas públicas que promovam melhora da saúde, qualidade de vida e o envelhecimento ativo.

 

Programa Nacional de Alimentação Escolar e o desenvolvimento rural sustentável: um estudo de caso da região de Campo Mourão-PR

Discente: Rhaíssa Souza da Silva 

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: As políticas públicas vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelece que no mínimo 30% do total de recursos financeiros aplicados na compara de merenda sejam provenientes da agricultura familiar, no entanto para a região centro oeste do Paraná, poucos estudos revelam se esse programa foi capaz de gerar transformações benéficas as famílias envolvidas na produção e consumo. Assim neste contexto será realizado pesquisa exploratória descrita quali e quantitativa que objetiva analisar se as políticas do Programa Nacional de Alimentação Escolar estimulam a produção da agricultura familiar de forma que promova o desenvolvimento rural sustentável contribuindo para o crescimento social, econômico e ambiental. Ao final desta pesquisa espera-se que com base na experiência e relato dos entrevistados possa ser gerado um conjunto de informações que possam diagnosticar a efetividade do programa e orientar ações corretivas e potencializadoras sobre os limites e potencialidades que o PNAE gera para o crescimento social, econômico e a melhoria da qualidade ambiental.

 

Atenção primária e saúde indígena: assistência, serviços e políticas públicas em Campo Mourão/PR

Discente: Talyan Clavisso Pereira 

Orientador: Fred Maciel

Coorientador: Carlos Alexandre Molena Fernandes

Resumo: A população indígena no Brasil apresenta um contexto histórico marcado por desestruturação social, econômica e ambiental desde o início da colonização portuguesa. Os movimentos de resistência tiveram grande influência sobre os determinantes da saúde destes povos. Neste contexto, a saúde indígena manteve-se desorganizada diante das dificuldades em estruturar assistência e políticas voltadas à diversidade cultural e geográfica das comunidades. Diante disso, torna-se indispensável a elaboração de ações e projetos para uma adequada educação e promoção em saúde para os mesmos, dispondo-se da Atenção Primária em Saúde (APS) como meio, denominada a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da atenção primária à saúde das comunidades indígenas em Campo Mourão/PR, visando desenvolver um estudo local e corroborar com benfeitorias na assistência pública local da saúde voltadas a essas populações e comunidades indígenas. A pesquisa será desenvolvida por meio de atitudes interdisciplinares para integrar as diferentes áreas dos saberes em torno do objeto de estudo para melhor compreensão frente às complexas situações e problemas contemporâneos. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Contará com levantamento teórico, possibilitando uma análise acerca do tema, e, posteriormente, o levantamento de informações e dados junto aos membros das comunidades indígenas (pesquisa in loco), maiores de 18 anos, residentes de Campo Mourão/PR ou que migram para o município, que utilizam a atenção primária do serviço público de saúde, para alcance do objetivo proposto.