Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Grupos de pesquisa

Grupos de pesquisa

Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder

O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas em uma perspectiva interdisciplinar, relacionadas às relações de poder presentes nas definições culturais, sociais e econômicas, bem como organizar e promover investigações com base em acervos documentais que viabilizem a compreensão da formação da cultura e das identidades. Busca integrar pesquisadores, alunos e colaboradores de diversas áreas do conhecimento, com intuito de estimular a reflexão e produção científica. Está organizado em duas linhas de pesquisa: Culturas e Identidades e Estudos e organização de acervos documentais.

Líder: Prof. Dr. Frank Antonio Mezzomo

Site: http://culturaepoder.unespar.edu.br

Página: https://www.facebook.com/culturaepoder

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC) tem atuado intensamente na formação docente e no contato com a sociedade civil, por meio de ações extensionistas como Seminários de extensão, oficinas e cursos para a Educação Básica, desenvolvimento de projetos de pesquisa, promoção de eventos de extensão, publicações científicas como artigos e livros, participação em eventos nacionais e internacionais, contato e interlocução com pesquisadores/as interinstitucionais, recepção de intercambistas (Colômbia e Itália, por exemplo), e contribuído cotidianamente para a formação humana, para o respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero, de sexualidades, combate aos conflitos, discriminações e violências, valorização das múltiplas existências humanas, e trabalhado para uma educação voltada para a igualdade das relações étnico-raciais, das relações de gênero e sexualidades, sempre numa perspectiva interdisciplinar, dialógica, reflexiva, empática e humana.

Líderes: Profª Drª Fabiane Freire França e Profª Drª Claudia Priori (Unespar/Curitiba II)

Página: www.facebook.com/groups/171477089710334

 

Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE

O grupo Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq, envolve estudantes do Curso de Letras-Português/Inglês e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD, do Mestrado Interdisciplinar, de Campo Mourão e região. O Grupo de Pesquisa LIDERE visa a oferecer subsídios para a análise e a compreensão do funcionamento da linguagem em diferentes situações de comunicação, abrangendo as práticas discursivas da leitura, escrita e oralidade, tomando por base aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no Ensino com base em gêneros de textos, capacidades docentes e práticas formativas em língua estrangeira (LE) e em língua portuguesa (LP), áreas interdisciplinares do conhecimento, envolvendo os saberes saberes a ensinar (conhecimentos disciplinares) e para ensinar (conhecimentos didático-pedagógicos).

Líder: Profª Drª Maria Izabel Rodrigues Tognato

Página: https://www.facebook.com/Lidere-Linguagem-Desenvolvimento-Educação-e-suas-RelaçõesCNPq-1823612847959958

 

Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam - GEURF

O grupo tem por objetivo resgatar a dinâmica intra-urbana e regional de algumas cidades estudadas pelos integrantes, tais como Campo Mourão, Maringá, dentre outras, no que tange às áreas verdes urbanas (parques urbanas e praças), bem como no que diz respeito à produção do espaço urbano e o estudo dos agentes produtores deste espaço. Conta com as linhas de pesquisa Produção do espaço urbano, Áreas verdes urbanas e Clima urbano, envolvendo projetos acerca, por exemplo, da análise espacial de espaços públicos e do desenvolvimento territorial local.

Líderes: Prof. Dr. Marcos Clair Bovo e Prof. Dr. Fábio Rodrigues da Costa

 

Grupo de Estudos de Desenvolvimento Regional: Econômico, Político, Cultural, Social e Ambiental - GERA

O grupo Gera, criado em 2001, tem como objetivo principal desenvolver e aprofundar a reflexão sobre os diferentes aspectos teóricos e metodológicos, na perspectiva multi e interdisciplinar, do desenvolvimento territorial e regional, do planejamento e da gestão. Os temas ancorados nas duas linhas pesquisas estão voltados para análises das estratégias de gestão e organização, pública e privada, das relações sociais, dos arranjos produtivos, das transformações das paisagens e seus impactos ao meio ambiente.

Líder: Profª Drª Aurea Andrade Viana de Andrade