Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder

O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas em uma perspectiva interdisciplinar, relacionadas às relações de poder presentes nas definições culturais, sociais e econômicas, bem como organizar e promover investigações com base em acervos documentais que viabilizem a compreensão da formação da cultura e das identidades. Busca integrar pesquisadores, alunos e colaboradores de diversas áreas do conhecimento, com intuito de estimular a reflexão e produção científica. Está organizado em duas linhas de pesquisa: Culturas e Identidades e Estudos e organização de acervos documentais.

Líder: Prof. Dr. Frank Antonio Mezzomo

Site: http://culturaepoder.unespar.edu.br

Página: https://www.facebook.com/culturaepoder

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC) tem atuado intensamente na formação docente e no contato com a sociedade civil, por meio de ações extensionistas como Seminários de extensão, oficinas e cursos para a Educação Básica, desenvolvimento de projetos de pesquisa, promoção de eventos de extensão, publicações científicas como artigos e livros, participação em eventos nacionais e internacionais, contato e interlocução com pesquisadores/as interinstitucionais, recepção de intercambistas (Colômbia e Itália, por exemplo), e contribuído cotidianamente para a formação humana, para o respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero, de sexualidades, combate aos conflitos, discriminações e violências, valorização das múltiplas existências humanas, e trabalhado para uma educação voltada para a igualdade das relações étnico-raciais, das relações de gênero e sexualidades, sempre numa perspectiva interdisciplinar, dialógica, reflexiva, empática e humana.

Líderes: Profª Drª Fabiane Freire França e Profª Drª Claudia Priori (Unespar/Curitiba II)

Página: www.facebook.com/groups/171477089710334

 

Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE

O grupo Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq, envolve estudantes do Curso de Letras-Português/Inglês e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD, do Mestrado Interdisciplinar, de Campo Mourão e região. O Grupo de Pesquisa LIDERE visa a oferecer subsídios para a análise e a compreensão do funcionamento da linguagem em diferentes situações de comunicação, abrangendo as práticas discursivas da leitura, escrita e oralidade, tomando por base aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no Ensino com base em gêneros de textos, capacidades docentes e práticas formativas em língua estrangeira (LE) e em língua portuguesa (LP), áreas interdisciplinares do conhecimento, envolvendo os saberes saberes a ensinar (conhecimentos disciplinares) e para ensinar (conhecimentos didático-pedagógicos).

Líder: Profª Drª Maria Izabel Rodrigues Tognato

Página: https://www.facebook.com/Lidere-Linguagem-Desenvolvimento-Educação-e-suas-RelaçõesCNPq-1823612847959958

 

Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam - GEURF

O grupo tem por objetivo resgatar a dinâmica intra-urbana e regional de algumas cidades estudadas pelos integrantes, tais como Campo Mourão, Maringá, dentre outras, no que tange às áreas verdes urbanas (parques urbanas e praças), bem como no que diz respeito à produção do espaço urbano e o estudo dos agentes produtores deste espaço. Conta com as linhas de pesquisa Produção do espaço urbano, Áreas verdes urbanas e Clima urbano, envolvendo projetos acerca, por exemplo, da análise espacial de espaços públicos e do desenvolvimento territorial local.

Líderes: Prof. Dr. Marcos Clair Bovo e Prof. Dr. Fábio Rodrigues da Costa

 

Grupo de Estudos de Desenvolvimento Regional: Econômico, Político, Cultural, Social e Ambiental - GERA

O grupo Gera, criado em 2001, tem como objetivo principal desenvolver e aprofundar a reflexão sobre os diferentes aspectos teóricos e metodológicos, na perspectiva multi e interdisciplinar, do desenvolvimento territorial e regional, do planejamento e da gestão. Os temas ancorados nas duas linhas pesquisas estão voltados para análises das estratégias de gestão e organização, pública e privada, das relações sociais, dos arranjos produtivos, das transformações das paisagens e seus impactos ao meio ambiente.

Líder: Profª Drª Aurea Andrade Viana de Andrade

 

Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR

O Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR tem por objetivo refletir sobre as concepções/ações das práticas educativas nas áreas da Sexualidade e Educação Sexual, Educação Especial e Inclusiva e História e Historiografia da Educação, aprimorando o diálogo e participação de pesquisadores nacionais e internacionais, de modo que se expanda o conhecimento e produção científica sobre a temática.

Líder: Prof. Dr. Ricardo Desidério da Silva

 

Práticas Discursivas na Escola - PRÁDIS

O PRÁDIS é um grupo de pesquisa voltado ao estudo da língua(gem), entendida como prática discursiva instaurada e valorada conforme as situações de interação verbal social, tomando as propostas e concepções do dialogismo como um dos principais escopos dos trabalhos. Dentre os objetivos, destacam-se as pesquisas que investigam as práticas discursivas de leitura, escrita e oralidade e a prática reflexiva de análise linguística, especialmente, em contexto de ensino e aprendizagem de língua(gem). Assim, outro objetivo do grupo, é a contribuição às reflexões e propostas voltadas ao trabalho, caracterizando um dos principais aspectos das pesquisas, que é a relação com a Educação Básica, com situações de ensino.

Líderes: Profª Drª Adriana Beloti e Profª Drª Adriana Delmira Mendes Polato

 

Laboratório de Estudos Corporais - LEC

Tem por objetivo desenvolver pesquisas na área da Educação Física com objetos de estudo provenientes das inquietações acerca da Educação, a qual é entendida pelo grupo como um processo amplo de formação humana.

Líder: Profª Drª Meire Aparecida Lóde Nunes

 

Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas

O Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas (CNPq) visa produzir pesquisas e disseminar conhecimentos que envolvam as temáticas relacionadas às questões de gênero na sua transversalidade com as Políticas Públicas e o Trabalho. O grupo conta com professores, professoras, alunos e alunas das áreas de Ciências Humanas (História), Ciências da Saúde (Psicologia), Ciências Sociais (Sociologia) e Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Direito e Serviço Social). busca realizar pesquisas, eventos e outras atividades que sejam de interesse acadêmico, mas também da comunidade em geral, fomentando a intrínseca unidade entre teoria e prática.

Líderes: Profª Drª Maria Inez Barboza Marques e Profª Drª Isabela Candeloro Campoi (Unespar/Paranavaí)