Discentes 2022

Saúde Mental, Ensino Superior e Pandemia: perspectivas de profissionais de Psicologia nos atendimentos a estudantes no CEDH da Unespar

Discente: Any Emanuela Sielski Iritsu

Orientador: Fred Maciel

Coorientadora: Fabiane Freire França

Resumo: O panorama da pandemia de Covid-19 e o isolamento social desencadearam aumento significativo na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo, para além de inúmeras consequências de ordem sanitária e socioeconômica. Dessa forma, como necessidade frente a tal quadro, as instituições de Ensino Superior têm se atentado ao cuidado e qualidade de vida de estudantes, preservando e atendendo as demandas vinculadas à saúde mental. Com base nessas considerações, a pesquisa visa identificar os impactos psicológicos decorrentes da pandemia à saúde mental de estudantes, bem como compreender aspectos emocionais e psicossociais que podem dificultar o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicoemocional, a partir da visão de profissionais de Psicologia que realizaram atendimento psicológico através do Centro de Educação em Direitos Humanos, da Universidade Estadual do Paraná - CEDH/Unespar. A metodologia de pesquisa será de cunho quantiqualitativa e descritiva, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, e os resultados esperados serão explorados através da análise de conteúdo. Pretende-se com a pesquisa, além de diagnóstico socioeducacional, propor reflexões acerca da saúde mental no Ensino Superior e ressaltar a importância de ações de acolhimento e escuta psicológica.

 

A paisagem na valorização do espaço urbano: o caso do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão - PR

Discente: Cassio Henrique da Silva

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: A paisagem permite analisar o espaço através da combinação dos elementos naturais, tecnificados, socioeconômicos e culturais. Percebida como materialização das relações do homem com a natureza, a paisagem está ligada diretamente ao padrão de uso e ocupação do solo. A pesquisa objetiva compreender a valorização do solo urbano no entorno do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, ocasionada pela paisagem local. Além disso, pretende-se identificar as categorias de análise da paisagem ligadas ao uso desse espaço público pelos moradores da região. Decorrente da valorização do espaço, surge a especulação imobiliária, processo que transforma o solo em mercadoria e gera vazios urbanos, acompanhado da segregação socioespacial, problema social de ordem pública. A metodologia está pautada em: a) pesquisa bibliográfica interdisciplinar, para melhor compreensão do problema da pesquisa; b) mapeamento com auxílio do software Qgis; c) trabalho de campo, com aplicação de questionário; d) tabulação dos dados coletados, contemplando análise quali-quantitativa. Com essa pesquisa, espera-se contribuir nos estudos das dinâmicas do espaço urbano de Campo Mourão, no que se refere aos padrões de uso e ocupação do solo, ligados diretamente aos elementos que compõem a paisagem.

 

A política pública previdenciária do Município de Cianorte/PR

Discente: Claudia Cristiane Jedliczka

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: Uma política pública nasce do binômio necessidade-possibilidade; necessidade de se fazer alguma coisa para mudar uma situação ou criar uma nova condição social e possibilidade de se fazer, ao menos vontade. E não é diferente quando a política pública é a previdenciária. Assim, no ano de 1990, no Município de Cianorte/PR, atendendo ao disposto no art. 40, da Constituição Federal, foi criada a previdência municipal dos servidores públicos civis, primeiramente como Fundo Previdenciário (FAP) e posteriormente transformado em Autarquia (CAPSECI). Portanto, a pesquisa a ser desenvolvida tem como objetivo geral analisar a política pública previdenciária do Município de Cianorte/PR, bem como as mudanças feitas na legislação previdenciária ao longo do tempo; buscando compreender o papel da previdência municipal dos servidores públicos e os seus impactos no Município; e, estabelecendo as relações entre as dimensões política, econômica e social da política pública previdenciária. Para tanto, a pesquisa será feita de forma quali-quantitativa, visando compreender a trajetória da política pública previdenciária com a intenção de produzir novas informações a partir da pesquisa bibliográfica em textos históricos, legais e oficiais, bem como nos cálculos atuariais anais, tudo com o fim de compreender o fenômeno previdenciário do Município de Cianorte/PR.

 

Espaços públicos, lazer e qualidade de vida na cidade de Umuarama - Paraná

Discente: Danilo Cesar Pereira

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: Nas últimas décadas, as diversas áreas do conhecimento têm discutido e debatido acerca do espaço público, isto se dá devido ao acelerado crescimento que as cidades vêm apresentando. Espaços públicos estes, que precisam ser entendidos como o local onde as diferenças e afinidades culturais, econômicas, políticas e sociais são vivenciadas, além de possibilitar o diálogo entre os diferentes. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar o uso dos espaços públicos voltados as práticas de lazer na cidade de Umuarama - Paraná. O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-quantitativa e exploratória. O levantamento bibliográfico será obtido por meio de publicações de livros, artigos, dissertações e teses, onde serão utilizadas plataformas virtuais de busca, tais como o Google Acadêmico, Scielo e o portal da Capes. Os aspectos quali-quantitativos serão coletados por meio da aplicação de entrevista e questionário com questões semiestruturadas aos usuários e aos moradores do entorno dos espaços públicos. A partir dos resultados da pesquisa, espera-se compreender como se dá o uso do espaço público voltado ao lazer, além de identificar quem são os usuários e como ocorre a atuação do poder público na administração destes espaços.

 

A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM) com o desenvolvimento territorial

Discente: Edivana de Albuquerque Canto Volante

Orientadora: Aurea Andrade Viana de Andrade

Resumo: As Universidades Públicas, por meio do ensino, pesquisa e extensão tem um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetiva analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Campo Mourão contribuem para este desenvolvimento. Visa também identificar os impactos políticos e econômicos nessas ações. A pesquisa será quali-quantitativa, com revisão bibliográfica baseada principalmente em autores que estudam as temáticas de desenvolvimento territorial e extensão universitária, bem como levantamento de dados no acervo da UTFPR-CM e entrevistas com os coordenadores das principais ações de extensão executadas em cada quinquênio delimitados a partir da criação do Campus. Por fim, será feito tratamento e análise detalhada dos dados coletados, fazendo uma sistematização geral e interpretação das informações, com formulação de tabelas, gráficos e mapeamento.

 

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: impactos na vida das pessoas idosas atendidas em um Centro de Referência de Assistência Social

Discente: Eliane de Oliveira da Silva Souza

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, impacta na convivência comunitária das pessoas idosas atendidas por este serviço. Será realizada pesquisa de campo, de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, com entrevista gravada e guiada por meio de questionário com perguntas abertas. A pesquisa será realizada em um município do noroeste do Paraná com idosos cadastrados em um Centro de Referência de Assistência Social que aceitarem, por meio da assinatura do termo de consentimento livre esclarecido, participar da pesquisa. Após a coleta, os dados serão transcritos na sua integra e analisados por meio da análise de conteúdo. O projeto seguirá todos os preceitos éticos. Espera-se que os resultados colaborem para a melhoria das ações desenvolvidas no serviço de convivência e na gestão de políticas públicas do município, além de produção de conhecimento científico que qualifique a assistência a pessoa idosa.


Hortas urbanas e periurbanas comunitárias no noroeste do Paraná: entre a organização e a resistência a fome

Discente: Fabio Henrique Albuquerque de Jesus

Orientador: Adilson Anacleto

ResumoA dificuldade de acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficiente a alimentação familiar tem se agravado no Brasil na última década, sendo possível encontrar milhares de pessoas vivendo em condições classificadas como abaixo da linha da pobreza, sendo que a agricultura urbana, pode ser considerada como uma relevante estratégia social de diminuição da desigualdade social, através da promoção da segurança alimentar e de geração de renda. O noroeste do Paraná apresenta situação similar ao observado em outras regiões brasileiras, no entanto não existem estudos que revelem para essa região a real situação e relevância das hortas urbanas e periurbanas. Nesse contexto, este estudo objetiva investigar se hortas comunitárias são capazes de fortalecer o tecido social e combater a pobreza na região citada. A metodologia e caracterizada por pesquisa exploratória e descritiva, realizado junto a 30 produtores que atuam em quatro hortas na região. Os resultados serão organizados por intermédio da estatística descritiva e analisados pela triangulação dos dados que são capazes de revelar situações relevantes a respeito de fenômenos sociais. A investigação poderá apontar as limitações e potencialidades do sistema de funcionamento das urbanas e periurbanas comunitárias no noroeste do Paraná, bem como aferir se as mesmas podem se constituir como uma possível alternativa para a diminuição fome orientando possíveis caminhos para a gestão coletiva desses espaços bem como da proposição de políticas públicas para o fortalecimento desses grupos de produtores.


Participação de idosos(as) na Universidade Aberta à Pessoa Idosa: impacto na qualidade de vida

Discente: Gisele Maria Ratiguieri

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

ResumoCom a crescente importância das políticas públicas para as pessoas idosas, com mais de 60 anos, decorrente do aumento da expectativa de vida, criam-se diversos espaços, programas e projetos direcionados a esse público, entre eles, na área educacional, as Universidades Abertas à Pessoa Idosa (UNAPI). Para aprofundamento dessa temática, a pesquisa tem como problema/objeto “as possíveis melhorias na qualidade de vida da pessoa idosa participante da UNAPI da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)” e, como objetivo geral, analisar as possíveis melhorias na qualidade de vida da pessoa idosa participante da UNAPI de uma Universidade pública do Paraná. Para tanto, será aplicado um instrumento validado pela organização Mundial da Saúde (OMS), com todos os(as) idosos(as) que se propuserem a participar da pesquisa e ainda, entrevista a partir de um questionário semiestruturado com questões abertas. Espera-se que a presente pesquisa, possa constituir-se em referência para melhoria das atividades desenvolvidas para os(as) idosos(as) no projeto já existente e os futuros projetos que venham a ser desenvolvidos na instituição, com foco no atendimento a pessoa idosa.


Entre mitos e imaginários: o culto ao empreendedorismo e trabalho na maçonaria

Discente: Isadora de Paula Bandeira

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: A maçonaria teve seu primeiro registro formalizado no ano de 1717, embora existam registros de atividades anteriores a essa data, ela é caracterizada por ser uma sociedade discreta, e sempre teve associado a seus membros o mito da riqueza, quando iniciado na ordem. Assim, diante das dúvidas acerca sobre a ordem e diante do saber que é uma instituição filosófica e educativa, esta pesquisa exploratória descritiva quali-quantitativa investiga se os princípios da ordem influenciam no comportamento dos seus membros que também são empresários, e objetiva analisar se o perfil empreendedor e de inovação dos empresários pertencentes a alguma ordem maçônica diferem de outras classes de empresários. Neste contexto, o estudo por meio de entrevistas semiestruturadas é direcionado a 30 empreendedores pertencentes a ordem maçônica e 30 empreendedores não pertencentes. Após a coleta dos dados, as informações serão organizadas por intermédio do uso de estatística descritiva com a comparação entre os grupos investigados e também pela comparação das medias obtidas com a aplicação do Índice de Empreendedorismo de Dornelas: IED. Espera-se, ao final desse estudo, um entendimento mais amplo das condições vividas pelos empresários pertencentes a essa ordem, bem como compreender se a vivência da educação e filosofia podem ser orientadoras na estratégia empresarial, de modo que seja possível pensar indicativos e sugestões de práticas e conceitos que contribuam para a melhoria dos empreendimentos em contexto geral.


Biblioteca universitária como espaço público: reflexões e diagnósticos das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná dos campi de Campo Mourão e Apucarana

Discente: Liane Cordeiro da Silva

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: As bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que busca seu entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar o papel desempenhado pelas bibliotecas universitárias dos campi de Apucarana e Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná, destacando os principais desafios quanto à renovação do acervo bibliográfico e do mobiliário. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) Qual o papel desempenhado pelas bibliotecas universitárias? b) Os serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias contribuem para o desenvolvimento cultural, social e intelectual de seus usuários? c) As infraestruturas das bibliotecas universitárias interferem na qualidade de vida dos leitores? De que forma? d) Sendo a biblioteca universitária um espaço público como fica o direito a acessibilidade comunidade interna e externa? Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa por meio de questionários que serão aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação desses campi para averiguar a frequência no uso da biblioteca, a satisfação relacionada ao espaço físico e mobiliário e aos serviços oferecidos, além da infraestrutura, a acessibilidade existente nas bibliotecas.


A violência contra a mulher nos espaços públicos em Campo Mourão - PR

Discente: Tamires da Silva Ribeiro

Orientadora: Ana Paula Colavite

Coorientadora: Fabiane Freire França

Resumo: As mulheres são diariamente vítimas de violência exclusivamente por serem mulheres, o gênero é um dos fatores determinantes para que sofram, dentre outras formas de violência, o assédio sexual e o estupro. O espaço público é um dos locais onde essa violência ocorre, com baixo índice de notificações, é necessário assegurar a proteção da mulher nesses espaços através da segurança e políticas públicas funcionais. Desse modo, a pesquisa objetiva estudar a violência da mulher no espaço público de Campo Mourão – PR e identificar as localidades que promovem maior sensação de insegurança para essas. Para isto, será realizado, através do método quali-quantitativo, aplicação de questionário, obtenção de dados públicos e mapeamento. Espera-se identificar os espaços públicos de maior incidência em que violência ocorre, bem como analisar a eficiência da segurança e das políticas públicas destinadas a proteção da mulher.


Desenvolvimento territorial no município de Apucarana - PR: desafios, contradições e possibilidades

Discente: Tiago Ferreira Ribeiro

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: Desenvolvimento é um conceito amplo, interdisciplinar, complexo e empregado em vários contextos. O paradigma dominante ainda está focado no crescimento econômico, porém novas contribuições foram introduzidas no debate nas últimas décadas, entre elas pode-se destacar o desenvolvimento territorial. O que torna um local mais desenvolvido do que um outro é objeto de estudo de pesquisadores da economia, da ciência política, da geografia, da história, da sociologia, da administração, entre outras áreas do conhecimento. Com base no exposto, a pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento territorial no município de Apucarana, situado no interior do estado do Paraná, abordando as dimensões econômicas, da justiça social e da sustentabilidade ambiental. Também pretende mapear quais são os fatores que contribuem ou impedem o desenvolvimento territorial do município. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, exploratória, na qual se pretende realizar levantamento bibliográfico, avaliar os indicadores existentes e mapear as iniciativas coletivas orientadas para o desenvolvimento. A pesquisa será orientada pelo método materialismo histórico-dialético. Espera-se que os resultados possam contribuir para que os gestores públicos e a iniciativa privada, em parceria com a sociedade civil, estabeleçam ações direcionadas para melhorar a vida da população.