Discentes 2021

Axiologias Sobre Socioeducação em Raps Produzidos por Adolescentes Internados em um Cense do Estado do Paraná

Discente: Angelica Abril (Lattes)

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: Nessa pesquisa compreendemos a necessidade de refletir sobre o cotidiano dos adolescentes envoltos ao ato infracional, e inseridos ao processo de socieducação, visto que estes são socialmente avaliados a partir de preconceitos. Ressalta-se, a necessidade de uma escuta alteritária os adolescentes em medida de socioeducação privativa de liberdade, sobre o prisma de se pensar como suas vozes são importantes ao planejamento e à busca de novas compreensões sobre uma socioeducação significativa para eles e que seja capaz de cumprir objetivos previamente determinados na legislação e em documentos orientadores.  Desta forma, busca-se, neste estudo, analisar axiologias sobre socioeducação compartilhadas em Raps produzidos por adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medida socioeducativa de internação em um Cense do Estado do Paraná.  Trata-se de um estudo interdisciplinar, de abordagem qualitativa e interpretativa, de cunho bibliográfico e documental, respaldado em referenciais teóricos do campo da educação, do direito e do dialogismo do Círculo de Bakhtin. O estudo será feito a partir de aplicação que contempla duas oficinas. Na primeira, objetiva-se expandir os conhecimentos dos alunos sobre o gênero discursivo Rap, o qual já integra as vivências culturais desses adolescentes e a partir do qual eles comumente se manifestam discursivamente. A segunda tem o objetivo de apresentar aos adolescentes os objetivos legais da socieducação, para que respondam, por meio das letras de Raps produzidos por eles, se são sentidos nas vivências socieducacionais no Cense. A partir da escuta alteritária dos internos, esperamos apontar a possíveis reordenamentos a serem considerados para socioeducação.

 

Análise dialógica dos discursos de culpabilização da vítima de estupro em audiências de instrução e julgamento

Discente: Carlos Augusto Ramos de Paula (Lattes)

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: A tomar como base analítica as orientações teórico-metodológicas da concepção sociológica de linguagem do Círculo de Bakhtin, sob viés da Análise dialógica do discurso (ADD), a proposta de estudo nesta dissertação tem o objetivo de analisar como se constituem axiológica e ideologicamente os discursos de culpabilização da vitima de estupro, articulados por advogados defensores de acusados desse crime em audiências de instrução e julgamento.  Elege-se como unidade de análise, o discurso de defesa do advogado do acusado de estupro de Mariana Ferrer, em razão de a audiência ter sido publicizada  na internet, por meio de plataformas como Youtube e outras redes sociais, em decorrência de ter sido realizada remotamente no contexto da pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa de interdisciplinar, de natureza qualitativa e interpretativa, inserida no paradigma documental. Previamente à análise, a proposta do estudo contempla a compreensão interdisciplinar do tema da violência contra a mulher no campo das Ciências Humanas, com base em contribuições do Direito, com enfoque no Direito Penal e Processual Penal, a considerar, ainda, reflexões de disciplinas e campos correlatos como a sociologia e os estudos de gênero. Aportados na ADD, esperamos apontar caminhos à compreensão e à produção de discursos éticos e responsáveis na esfera ideológica jurídica, a questionar os engendramentos discursivos construídos axiológica e ideologicamente nos limites tensos entre a defesa do acusado e a culpabilização da vítima de estupro.


A saúde mental do professor: desafios de uma prática profissional

Discente: Clarice Bomdaruk (Lattes)

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: A situação de trabalho e a saúde mental dos professores vêm sendo afetada devido ao acúmulo de tarefas, as quais têm sido superior a sua capacidade física e mental, ocasionando o adoecimento mental/emocional do docente. Por isso, nossa proposta de pesquisa visa a investigar a formação humana e os processos socioculturais, que se constituem nas relações dos sujeitos com a esfera institucional como a escola, no caso de nossa proposta de pesquisa, do ponto de vista da saúde mental do professor, pelo viés da pesquisa interdisciplinar. Com isso, buscamos identificar os aspectos intra e intersubjetivos relacionados aos sujeitos envolvidos neste estudo, além dos possíveis fatores desafiadores, que podem permear a prática profissional do professor, bem como ocasionar a vulnerabilidade e o adoecimento docente em situação de trabalho. Para tanto, fundamentamos nossos estudos nas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Complexidade, da Pesquisa Interdisciplinar e do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizaremos estudos bibliográficos e, quanto à coleta e geração de dados, questionário online junto a professores da Educação Básica, a fim de identificar e  entender os aspectos interdisciplinares, como os sociais e culturais, que podem influenciar e/ou constituir os desafios da sua situação de trabalho do professor em relação a sua saúde mental. Para as análises, utilizaremos alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, como o hologramático e o da recursividade, e a identificação de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas) com base na perspectiva do ISD.


A literatura como mimese da realidade: a tematização da violência de gênero no romance contemporâneo de autoria feminina

Discente: Gabriela Lasta (Lattes)

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Resumo: Nesta pesquisa, propõe-se uma análise de romances de autoria feminina, evidenciando as relações intrínsecas entre a representação literária e a sociedade, pela perspectiva dos Estudos Culturais, dos estudos feministas e de estudos sociológicos. O objetivo é estudar, de forma interdisciplinar, a representação da violência de gênero – nas formas de estupro e tentativa de feminicídio – como um reflexo da sociedade misógina e opressora nas obras Vista Chinesa (2021), escrita por Tatiana Salem Levy, e Paisagem de Porcelana (2014), de Claudia Nina. Ademais, busca-se entender, também, como a violência física, psicológica e simbólica podem (des)construir as identidades das personagens femininas. Para tanto, esta pesquisa se pautará nos estudos acerca da interdisciplinaridade; na intrínseca relação entre literatura e sociedade; sobre a construção identitária e em estudos relacionados à representação da violência de gênero.


Atividades epilinguísticas na contação e no reconto de histórias na educação infantil: desenvolvimento da consciência linguístico-discursiva da criança

Discente: Karla Katiele Veiga da Silva (Lattes)

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: A atividade epilinguística é mediadora da reflexão sobre a língua em contexto sócio-histórico, cultural e ideológico de uso e possibilita aos alunos compreenderem a relação entre a utilização de diferentes recursos linguístico-enunciativos e discursivos e os respectivos efeitos de sentidos ou valorações inerentes às escolhas vocabulares e gramaticais realizadas no enunciado, a tornar conscientes fenômenos da língua e da gramática que o aluno tem acesso desde os primeiros anos de vida, à medida que vai se  apropriando da língua viva para interagir com os  pares e se constituir como sujeito socio-histórico e crítico. Assim, este estudo de dissertação tem por objetivo propor o desenvolvimento e a categorização de atividades epilinguísticas para crianças do Nível II, da Educação Infantil, a partir do trabalho com contação e reconto de histórias infantis. Trata-se de pesquisa interdisciplinar, de cunho qualitativo e interpretativo, que se vale da metodologia da pesquisa-ação. O estudo se dá a partir de aplicação de atividades de contação de histórias pela professora pesquisadora e de atividades de reconto pelos alunos em uma escola do município de Campo Mourão-PR. Para tanto, teoricamente, ancoramo-nos na perspectiva sociológica e dialógica de estudo da linguagem do Círculo de Bakhtin e nas compreensões de Vygotsky sobre a aquisição da linguagem, bem como nos estudos da Linguística Aplicada do Brasil que compreendem as atividades epilinguísticas como integrantes das práticas de análise linguística. Como resultados esperamos confirmar que é possível o desenvolvimento de atividades epilinguísticas para crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização e que estas ampliam os horizontes apreciativos e a consciência linguístico-discursiva de alunos da Educação Infantil.


O uso de tecnologias e o desenvolvimento da criança na educação infantil: aspectos interdisciplinares

Discente: Luciane dos Santos Moraes (Lattes)

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: Levando em conta a preocupação em torno do uso de tecnologias no contexto de Educação Infantil, o que pode afetar a formação humana e o desenvolvimento social da criança, esta proposta de pesquisa tem por objetivo investigar os aspectos interdisciplinares que perpassam os processos socioculturais constitutivos da formação humana e social da criança. Para isso, a partir de diferentes áreas do conhecimento, pautamos nossos estudos nas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Complexidade, com vistas a um maior entendimento acerca do contexto de produção de nossa pesquisa, envolvendo os processos socioculturais em relação às esferas institucionais como a escola e a família, bem como das possíveis imbricações entre as dimensões global e local. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizaremos estudos bibliográficos e, no que se refere à coleta e geração de dados, aplicaremos questionário online junto a professores, pais e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, relacionados ao contexto investigado, a fim de identificarmos os aspectos interdisciplinares, tais como: sociais e culturais, relacionados ao uso das tecnologias no período de Educação Infantil. No que concerne às análises, utilizaremos alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, a saber: hologramático e o da recursividade, e a identificação de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas).


Mulheres no ensino superior: trajetória das acadêmicas indígenas da Universidade Estadual do Paraná

Discente: Michele Romani (Lattes)

Orientador: Cleverson Molinari Mello

Resumo: A democratização do ensino superior passa, entre outros, pela valorização e respeito às diferenças culturais, políticas e sociais, e nesse contexto destaca-se, recentemente, a presença de indígenas na universidade. Logo é necessário um olhar no feminino ao reivindicar o espaço das mulheres indígenas, por vezes invisível no ambiente universitário. O Estado do Paraná, através das IES estaduais, acolhe anualmente dezenas de estudantes pelo “Vestibular dos Povos Indígenas” e, nos últimos anos, verificou-se um aumento considerável de mulheres no referido processo de seleção. O estudo busca compreender o acesso e permanência das mulheres indígenas na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, bem como: motivações, anseios, lutas, dificuldades e conquistas.

 

Diferenças socioculturais regionais de uso da língua portuguesa

Discente: Mirian Renata Folmann (Lattes)

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: Considerando que a constituição de identidade de um povo apresenta dimensões sociais e culturais por meio de formas particulares de usos da língua, o que pode gerar preconceitos linguísticos por diferentes grupos sociais, dentre outros aspectos, esta proposta de pesquisa tem por objetivo investigar, pela perspectiva da pesquisa interdisciplinar, as diferenças socioculturais regionais de uso da língua portuguesa, bem como as relações com os processos socioculturais que podem ser agregados a esta temática. Com isso, buscamos entender os processos de intersubjetividade dos indivíduos que se inserem em determinados contextos e grupos sociais no sentido de identificar possíveis imbricações ente os aspectos global e local.

 

Rede de proteção de crianças e adolescentes em situação de violência: estudos de gênero como agência de cuidado e promoção dos direitos humanos

Discente: Paula Vanalli (Lattes)

Orientadora: Fabiane Freire França

Resumo: Trata-se de uma pesquisa que visa compreender as perspectivas de gênero das(os) profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de violência no município de Campo Mourão, estado do Paraná. Em vista disso, problematiza-se: como a ampliação dos conhecimentos de gênero podem promover o cuidado e a promoção dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes? Orientada pelo diálogo interdisciplinar entre a psicologia existencial da libertação, teorias feministas decoloniais, estudos culturais e a socioeducação, visa-se olhar a Rede de Proteção para além da representação definida previamente pelas leis, compreendendoa enquanto processo e conexão entre as(os) profissionais, numa relação de coexistência com crianças e adolescentes. A pesquisa será de cunho qualitativo, na tentativa de compreender uma realidade que é complexa e que ocorre em um tempo e espaço de relações profundas, que se iniciam na emergência do fenômeno da violência. Pretende-se intervir com as(os) profissionais da Rede de Proteção, utilizando-se entrevistas semiestruturadas, numa leitura posterior sem categorias definidas previamente, visando a compreensão do objeto de estudo numa relação com os fenômenos desvelados nas narrativas. A metodologia dos círculos dialógicos também será utilizada com a finalidade de propiciar espaço de aproximação, reflexão e formação, reconhecendo os conhecimentos e experiências das(os) profissionais participantes e considerando-as(os) como sujeitos coautores em todo o processo. Infere-se que esta pesquisa contribuirá para o reconhecimento dos estudos de gênero como relevantes à Rede de Proteção, para uma atuação que promova os Direitos Humanos e a dignidade no atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência.

 

Mulheres empreendedoras do Estado do Paraná: desafios de gênero e poder

DiscenteRosilene Ribeiro Colchon (Lattes)

OrientadorCleverson  Molinari Mello

Resumo: De cada três empresas ativas no Estado do Paraná, uma é comandada por mulheres (JUCEPAR, 2021). Apesar dos dados refletirem certa conquista referente à espaços de poder, o crescimento e participação do gênero feminino à frente dos negócios emerge junto a barreiras socioculturais, entre elas: a manutenção do modelo patriarcal. A partir das obras de Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Elisabeth Roudinesco pretende-se (re) pensar o gênero, em face do fenômeno empreendedor, nas quatro esferas de poder: financeiro, cultural, social e simbólico. Tais análises, no presente estudo, buscam compreender possíveis consequências no fenômeno empreendedor no que tange ao avanço das mulheres no Estado do Paraná.

 

O impacto do acolhimento institucional na produção de queixas escolares: uma representação social do contexto escolar

Discente: Sérgio Bezerra Pinto Júnior (Lattes)

Orientadora: Fabiane Freire França

Resumo: No Brasil há um grande número de crianças acolhidas institucionalmente, 29.393 segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, sendo o Paraná o quarto estado que possui mais crianças e adolescentes institucionalizadas. Tendo em vista que os problemas enfrentados pela criança institucionalizada são frequentemente justificados pela sua condição de vulnerabilidade, essa proposta de pesquisa objetiva analisar como os/as docentes compreendem a relação entre a produção das queixas escolares e a história da criança institucionalizada. É uma pesquisa de campo de cunho interdisciplinar, na qual os dados observados e fontes bibliográficas abordadas serão analisados sob a perspectiva da teoria das Representações Sociais de Moscovici. Com efeito, busca-se analisar a criança em situação de acolhimento como um sujeito que se constrói na relação com o outro, pela via social e cultural. Espera-se contribuir com pesquisas no campo da sociologia, educação, psicanálise, psicologia, psicopedagogia, dentre outras dedicadas à criança acolhida institucionalmente, bem como criar condições para que a escola seja um espaço de socialização de saberes, culturas e conhecimentos, um espaço adequado para o acolhimento das demandas emocionais e das experiências vividas por cada criança.

 

Da mitologia clássica ao romance contemporâneo: as interfaces e representações da personagem circe

Discente: Thais Martins do Nascimento (Lattes)

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Resumo: Com personagens icônicos que percorreram o tempo e o espaço sendo analisados sob uma nova ótica, circunstância essa provocada por movimentos sociais como o feminista, a Literatura se viu abrindo a possibilidades de que histórias fossem recontadas e que personagens injustiçados, vilanizados ou silenciados finalmente ganhassem sua vez sob os holofotes. Nesse sentido, os mitos clássicos, em especial os femininos, como representações arquetípicas da realidade, ganham novas versões no mundo contemporâneo. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a reconfiguração e a releitura do papel da personagem feminina no romance de autoria feminina contemporânea, pautando-se em aportes teóricos oriundos da História das Mulheres, da Mitologia Clássica, da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais e da Crítica Feminista, focando-se, especificamente, na obra Circe: um romance (2018), de Madeline Miller. Assim, a finalidade dessa pesquisa é evidenciar, por meio da perspectiva interdisciplinar, o impacto do movimento feminista no protagonismo das mulheres em representações sociais e literárias contemporâneas.

 

Avaliação da atenção primária à saúde: a perspectiva dos usuários com diabetes e hipertensão arterial

Discente: Yasmin Flavia Prado Vergutz (Lattes)

Orientador: Carlos Alexandre Molena Fernandes

Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) representam uma ameaça à saúde, com destaque para o Diabetes e a Hipertensão Arterial, as quais são responsáveis por um elevado índice de mortalidade anualmente.  Diante deste cenário, os profissionais de saúde precisam desenvolver ações intersetoriais e interdisciplinares para minimizar o impacto deste quadro epidemiológico. O objetivo deste estudo será avaliar o desempenho da qualidade da Atenção Primária em Saúde na perspectiva de adultos diabéticos e hipertensos. Trata-se de um estudo avaliativo, descritivo, transversal e quantitativo, a ser realizado com pacientes adultos, selecionados aleatoriamente em instituições de saúde de Janiópolis – PR. A coleta de dados será realizada no primeiro semestre de 2022. Serão aplicados dois instrumentos: 1. Ficha clínica para coleta de dados sociodemográficos, comportamentos de risco, estilo de vida, diagnóstico de DCNT, medicamentos de uso contínuo e história clínica. 2. Instrumento Primary Care Assessment Tool – PCATool para avaliação da APS. Com intuito de caracterizar os participantes da pesquisa, realizar-se-á uma análise descritiva dos resultados. Para verificar a associação entre as variáveis, será utilizada a análise multivariada, por meio da regressão logística, adotando-se o nível de significância de 5%. O escore do PCaTool será obtido pelo cálculo da média aritmética simples e o desvio padrão será relacionado às respostas dos entrevistados, obtendo valor de ponto de corte ≥3. O teste não paramétrico de Wilcoxon será utilizado para verificar diferenças nos escores de pontuações dos domínios de pacientes com e sem relatos de diagnóstico das DCNT.