Discentes 2021

Desdobramentos da Pandemia do COVID 19 no espaço urbano de Campo Mourão: práticas socioespaciais e relações com o uso do espaço público

Discente: Adriane Mendes Dantas (Lattes)

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: Com a disseminação do Coronavírus ao redor do mundo no ano de 2020, se faz relevante falar do vírus Sars-Cov2 que surgiu na China no último trimestre de 2019.  A Covid-19 afetou as práticas socioespaciais, e as relação com o uso do espaço público, sendo notório um cenário de muitas transformações. Desse modo a pandemia envolve diferentes temáticas, dentre as quais estão: a questão ambiental, econômica, cultural, política, tecnológica dentre outras, demandando um olhar interdisciplinar para sua análise. O objetivo da pesquisa é averiguar os desdobramentos e reflexos da Pandemia do Covid19 no espaço urbano de Campo Mourão, com base nas práticas socioespaciais e nas relações da população com o uso do espaço público. A pesquisa se pauta no método Quali-quantitativo, com base na teoria da complexidade, e se desdobrará a partir de etapas teóricas e práticas. O desenvolvimento prático da pesquisa seguirá as etapas: mapeamento da evolução dos casos de Covid-19 no espaço urbano de Campo Mourão Pr, com a identificação dos padrões de distribuição; em seguida serão aplicados questionários com a população, utilizando o Google Forms, para averiguar as principais mudanças nas práticas socioespaciais urbanas durante a pandemia. Pretende-se com o desenvolvimento dessa pesquisa apresentar um panorama das transformações vivenciadas pela população mourãoense em suas relações e práticas socioespaciais no decorrer da pandemia do Covid-19.

 

Cidades inteligentes: repensando o futuro da cidade de Campo Mourão-PR

Discente: Alaiane Dias Aguiar (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: As cidades inteligentes são constituídas por sistemas de gerenciamentos de recursos que são obtidos por meio do uso de tecnologia da informação, a qual proporciona melhorias na qualidade de vida dos cidadãos em diferentes dimensões, como mobilidade, governança, meio ambiente, economia, pessoas e vida. É nesse contexto que entra a gentrificação digital, exigindo pesquisas interdisciplinares devido à complexidade que se dá a gestão de uma cidade por meio de tecnologias de informação e comunicação como ponte entre a população e o poder público. A pesquisa objetiva contribuir para a aplicabilidade do modelo de cidades inteligentes para Campo Mourão-PR, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O aporte metodológico é constituído de pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para tanto, será desenvolvida a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Para tanto, será utilizado o banco de teses e o portal de periódicos, ambos da Capes, por meio de busca das seguintes palavras-chave: cidades inteligentes, qualidade de vida, sustentabilidade urbana e tecnologias digitais. Os aspectos qualitativos serão realizados por meio de dois instrumentos: questionário com questões semiestruturadas que será aplicado à população de Campo Mourão a fim de identificar o nível de acesso aos meios digitais e o roteiro de questões que será aplicado a profissionais de diferentes áreas do conhecimento com intuito de entender a percepção dos mesmos a respeito   das cidades inteligentes.  Espera-se que com os resultados haja contribuição para a gestão e planejamento da cidade de Campo Mourão que está voltada ao modelo de cidades inteligentes.

 

Desdobramentos da pandemia da COVID-19 em Campo Mourão/PR: qualidade de vida e mudança de hábitos socioespaciais em pacientes com síndrome pós-Covid

Discente: Anderson Brandão dos Santos (Lattes)

Orientadora: Ana Paula Colavite

Resumo: Ao final de 2019 a pandemia do coronavírus atingiu o mundo todo, doença essa causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2. Políticas Públicas devem ser impostas para os pacientes pós-Covid, já que os mesmos apresentam diversas sequelas, de forma a diminuir os problemas decorrentes, tais como a piora da qualidade de vida e a dificuldade de mobilidade no espaço urbano. O presente estudo objetiva avaliar a qualidade de vida, as mudanças de hábitos socioespaciais e o acesso as políticas públicas para a reabilitação dos pacientes com a síndrome pós-Covid, no município de Campo Mourão-PR. Pretende-se obter um panorama quali-quantitativo dos casos graves que necessitaram de UTI  e como isso: afetou sua qualidade de vida; mudou os hábitos socioespaciais e de mobilidade nos espaços urbanos; bem como a existência e amplitude das políticas públicas para a reabilitação dos pacientes afetados.

 

Gestão territorial: suas potencialidades e fragilidades no âmbito da Política Pública de Assistência Social nos Municípios de Pequeno Porte

Discente: Elesandra da Silva Paim (Lattes)

Orientadora: Aurea Andrade Viana de Andrade

Resumo: O projeto de pesquisa trata da gestão territorial no escopo da Política Pública de Assistência Social (PPAS) enquanto uma das funções exclusivas da Proteção Social Básica (PSB) por meio do diagnóstico socioterritorial, articulação setorial e intersetorial nos territórios. A pesquisa tem como objetivo, identificar as potencialidades e fragilidades no que tange a realização (ou não) da gestão territorial na área de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) constituídos na Regional de Ivaiporã-PR, especialmente nos  Municípios de Pequeno Porte I. A pesquisa será exploratória e o aporte teórico-metodológico estará centrado na dialética, o que nos permitirá ampliar o conhecimento a respeito do objeto. Neste estudo reiteramos o conceito de território - lugar de relações sociais, conexões e redes - enquanto eixo estruturante e método para aplicação de políticas públicas. Do mesmo modo, consideramos o território multidimensional e multiescalar, sendo imprescindível a identificação, o (re) conhecimento e análise das vulnerabilidades e riscos sociais presentes nestes territórios, espaços de vivência dos sujeitos. O estudo será norteado pela seguinte premissa: a partir da gestão territorial podem ser gerados impactos em prol da superação e prevenção de situações de violação de direitos, vulnerabilidades e risco social vivenciados pelos sujeitos atendidos pela PPAS? Assim torna-se relevante discutir o território concebido enquanto lugar estratégico na base da organização do sistema social/econômico/político, em prol do desenvolvimento humano e social.

 

Hortas comunitárias urbanas uma alternativa na mitigação da fome em famílias empobrecidas

Discente: Francisca Maria da Silva (Lattes)

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: A fome no mundo é um grave problema, sendo que milhares de famílias tem pouco acesso a alimentos saudáveis para sua sobrevivência. A criação de hortas comunitárias em áreas urbanas se revela com uma importante alternativa na mitigação desse grave problema. Diante do exposto, a presente pesquisa exploratória descritiva objetiva promover um diagnóstico relativo as famílias em vulnerabilidades envolvidas com a produção de hortas comunitárias urbanas no município de Sarandi/PR. Resultados preliminares obtidos na revisão de literatura e nos primeiros contatos com as famílias inseridas nessa atividade revelam que as hortas comunitárias são um espaço que oferecem acesso a alimentos saudáveis e de baixo custo, promove um bem estar coletivo dado a interação entre as pessoas, é capaz de desenvolver o pensamento critico no que se concerne ao meio ambiente, gera renda e resgata a dignidade humana fortelecendo o tecido social. No entanto se faz necessário que seja estabelecida pelas varias esferas do poder publico no Brasil um contingente de políticas pública de geração de renda mais efetiva, que possa provocar alterações nos impactos sociais e ambientais entre as famílias cadastradas no Projeto das Hortas Comunitárias. A inserção dessas politicas publicas necessitam vislumabrar a organização desse grupo de produtores, e tambem tornar mais facilitada a busca por parcerias de compra e venda direita com os comerciantes locais e feiras livres, garantindo a renda familiar e a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.

 

A geração invisível: órfãos da COVID-19

DiscenteGabriel Francisco Cabrera de Sá (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: A pandemia causada pela SARS-CoV-2 (COVID-19) está gerando inúmeros impactos mundiais que afetam muitas famílias, deixando milhares de mortos, inclusive crianças e adolescentes órfãos em meio ao caos. No Brasil não há estatísticas oficiais capazes de identificarem esses órfãos, de modo que tal situação contribui, sobremaneira, para a sua invisibilidade, pois marcam drasticamente e irreversivelmente uma geração. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as políticas públicas de enfrentamento para promoção e acompanhamento das crianças e adolescentes órfãos da COVID- 19, buscando compreender os desafios a serem superados. O aporte metodológico será constituído de pesquisa quanti-qualitativa de cunho exploratória sendo constituída de pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos, jornais e em documentos oficiais do governo federal, estadual e municipal. Serão aplicados questionários e entrevistas com questões semiestruturadas que envolvam os novos responsáveis ou os outros responsáveis sobreviventes dos Órfãos da COVID-19 que assumiram a responsabilidade de criar e garantir a subsistência deles em caso do falecimento de um dos genitores ou responsáveis. Espera-se que com os resultados, possamos entender as políticas públicas implantadas que estão voltadas aos órfãos da COVID-19, a situação econômica, organização familiar, necessidades e dificuldades encontradas pelos responsáveis por essas crianças e adolescentes.

 

A praça e o ciclista: espaço público, lazer e qualidade de vida em Umuarama-PR 

DiscenteJefersson Gabriel Alves Ferreira (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: A rápida evolução do processo de urbanização no Brasil e no mundo tem proporcionado desafios para implantar e desenvolver ações em áreas públicas que visam ao desenvolvimento social e de qualidade de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal em Umuarama-PR, destacando os usos e as funções desempenhadas por esse espaço público. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) espaços públicos como: as praças podem se constituir espaços de convivência potencialmente significantes para a prática do ciclismo? b) quais equipamentos/manutenções são necessários para se criar socialmente um ponto de encontro que fortaleça a identidade dos ciclistas umuaramenses? c) esses espaços públicos contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social que estão voltados à qualidade de vida da população umuaramense? O aporte metodológico é constituído de pesquisa qualitativa e exploratória tendo por base as categorias de análises: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e que foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; aplicação de questionários com questões semiestruturadas aos ciclistas e aos moradores do entorno da Praça Portugal. A partir dos resultados da pesquisa, espera-se compreender as potencialidades e estratégias para a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal, enquanto espaço público voltado ao lazer e atividades físicas, permitindo maior usabilidade, convivência, formação indenitária e qualidade de vida.


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica da atenção primária em saúde: um olhar interdisciplinar

Discente: Jéssica Barbetto de Souza (Lattes)

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

ResumoIntrodução: Constata-se que, houve um aumento nos últimos anos, na demanda para assistência de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Observa-se que, a saúde pública pode ter um olhar diferenciado acerca do acolhimento e intervenção para com a população que faz parte desse grupo. Objetivo: Identificar as hipóteses diagnósticas de TEA e os encaminhamentos realizados pela Atenção Primária a Saúde. Método: Pesquisa exploratória, descritiva, retrospectiva e transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa a coleta de dados será realizada por meio do acesso ao sistema e-Gestor identificando as hipóteses diagnósticas de TEA dos últimos dois anos, de um município do Norte do Paraná. Posteriormente verificar-se-á quais os encaminhamentos foram solicitados pela equipe multiprofissional, mediante entrevista semiestruturada com gestores das unidades básicas de saúde. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatísticas descritivas e apresentados através de porcentagens e tabelas, os dados qualitativos serão analisados mediante técnica de análise de conteúdo e apresentados por categoria. O projeto será enviado para análise do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Resultados: Espera-se que, a pesquisa identifique as possíveis lacunas existentes a partir do fechamento da hipótese diagnóstica de TEA, seus encaminhamentos e como a atenção integral a família e criança estão sendo organizadas pelos setores de serviços do município. O que poderá subsidiar propostas de estratégias de trabalho junto à gestão de saúde, à assistência e à educação do município para melhoria do acompanhamento dos indivíduos e familiares.

 

O transporte público como um direito à cidade: o desafio nas políticas públicas em Campo Mourão - PR

DiscenteJoab Jacometti de Oliveira (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: O ato de discutir e planejar o transporte público urbano esteve e ainda está presente na pauta da sociedade contemporânea, atingindo gestores públicos, empresas, organizações civis e a comunidade em geral. Com o crescimento das cidades, surge a necessidade do transporte público municipal, garantindo que a população da periferia tenha acesso aos demais bairros e ao centro, democratizando a cidade e suas funções sociais. Desse modo, é necessário buscar mecanismos e projetos que amenizem e solucionem os problemas ligados à mobilidade urbana, como sendo um direito à cidade. A pesquisa objetiva analisar o transporte público coletivo do município de Campo Mourão-PR, evidenciando os desafios das políticas públicas de mobilidade urbana como um direito à cidade. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) O atual modelo de transporte público coletivo garante uma mobilidade de qualidade sustentável e democrática em Campo Mourão? b) Quais melhorias devem ser realizadas no transporte público coletivo da cidade? c) Quais políticas públicas podem ser aplicadas no transporte público de Campo Mourão? e d) Como o Poder Público pode incentivar a população em utilizar o transporte público coletivo? A pesquisa é quanti-qualitativa e para isso será realizado levantamento bibliográfico nas plataformas digitais e serão também aplicados 50 (cinquenta) questionários aos usuários do transporte público coletivo do município, evidenciando a opinião pública sobre o atual modelo adotado no município. Ainda, será realizada a análise dos dados coletados, buscando apresentar melhorias e aprimoramento no transporte público coletivo de Campo Mourão.


De caipiras a agroboys: um estudo da identidade cultural dos povos rurais para práticas interdisciplinares na Educação do Campo

DiscenteJulio Rodrigues de Oliveira (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: A cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos, etc. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva produzir materiais didático-pedagógicos para a Educação do Campo, os quais são referentes ao tema: identidade cultural aplicada aos estudantes do campo por meio da perspectiva interdisciplinar. O aporte metodológico será constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica/documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quanti-qualitativos das instituições escolares da modalidade do campo na região, aplicação de questionários semiestruturados a professores (as), à equipe gestora e à pedagógica de uma instituição escolar do campo que oferta o Ensino Médio, estudos de caso e fase experimental dos materiais didáticos. Espera-se contribuir para uma melhor abordagem do tema cultura no contexto da Educação do Campo, criando estratégias para que os estudantes sintam-se pertencentes ao conteúdo e, desse modo, possam contribuir como agentes transformadores na realidade local e regional, das quais fazem parte.


Saúde do trabalhador: analise de indicadores de absenteísmo-doença no período da pandemia COVID-19

Discente: Larissa Ricardo Figueira (Lattes)

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

ResumoIntrodução: As políticas de saúde para o trabalhador é uma rede de cuidado que tem como finalidade o desenvolvimento da atenção integral visando a promoção da saúde e a proteção contra riscos e agravos relacionados ao ambiente de trabalho. O trabalhador, uma vez em situação de afastamento do trabalho, vivenciam um processo de mudanças importantes nos modos de viver e de trabalhar. Portanto, o processo de afastamento do trabalho desestrutura a identidade do indivíduo, uma vez que impede o reconhecimento de seu papel social e por atribuir a ele um papel de doente. Objetivo: Identificar o absenteísmo dos docentes de universidade do estado do Paraná e propor intervenções à saúde destes trabalhadores. Método: Pesquisa descritiva, transversal de abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada com docentes de uma universidade do estado do Paraná através de consulta aos dados dos recursos humanos da universidade e por meio de um questionário que será enviado aos docentes via plataforma Google Forms, adaptado do instrumento SF-36. O período de coleta de dados acontecerá entre fevereiro a abril de 2022. Resultados esperados: Espera-se que, a pesquisa identifique os indicadores de absenteísmo e sua relação com aspectos sociais, econômicos e culturais a fim de propor estratégias junto a gestão da instituição para implantação de ações de promoção da saúde do trabalhador e diminuição do número de afastamentos.

 

Turismo inteligente na região de Campo Mourão - Paraná

Discente: Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo (Lattes)

Orientadora: Maria Antonia Ramos Costa

Resumo: O turismo é um dos motores da economia local, pois envolve a mobilização de todos os setores da sociedade. No Estado do Paraná, existem grandes destinos turísticos catalogados e fomentos estatais para o desenvolvimento de novos com a pretensão de instaurar a política da utilização de tecnologias digitais para o marketing e publicidade. Por outro lado, os municípios menores, com menor visibilidade no âmbito do interesse dos turistas, apresentam potencial para oferecer novas experiências turísticas determinadas pelas suas características. Isso envolve a exploração da sua riqueza cultural, histórica, geográfica e ambiental, ressaltando a variedade gastronômica, ambientes arqueológicos, museus, igrejas, trilhas, cachoeiras e ambientes agrários. Esses desdobramentos poderiam estar em consonância com a Política Estadual de Turismo (Lei 15973) e o Plano Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente, se forem construídos sobre a base do turismo inteligente, com ênfase para a sustentabilidade. Assim, garante-se o amparo governamental para a execução das ações propostas. As intervenções necessitarão do levantamento bibliográfico sobre a área delimitada na região do município de Campo Mourão, acompanhado de um estudo milimétrico buscando catalogar os locais, serviços essenciais e outros, atividades e rotas envolvidas na experiência turística. As informações serão inseridas em um ambiente virtual a ser criado e será hospedado pela UNESPAR, de acesso público. Haverá ainda a articulação entre gestores e a instalação em locais estratégicos de tokens com qrcodes e outros instrumentos que servirão de guias a turistas. Com efeito, trata-se de uma intervenção com produto teórico e prático.

 

Para além do concreto: a Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Engenharia Civil como estratégia de ensino

Discente: Raema Kelly Taiany Ferreira (Lattes)

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: A pesquisa objetiva analisar investigar se Aprendizagem Baseada em Projetos, como estratégia de ensino, é capaz de atender as demandas do ensino de Engenharia Civil promovendo maior engajamento e melhor desempenho de discentes. Levando em consideração as mudanças tecnológicas e as elevadas taxas de evasão, formar engenheiros para o futuro se tornou um desafio, visto que é necessário além do desenvolvimento de habilidades técnicas, habilidades comportamentais e nesse sentido a Aprendizagem Baseada em Projetos visa desenvolver projetos que resultem em um produto final, criando oportunidades para o aluno aplicar o que está aprendendo aliando a teoria e a prática, e dessa forma preparar os futuros profissionais para o exercício da profissão. Para alcançar os objetivos da pesquisa será realizado uma pesquisa exploratória descritiva quali-quantitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com os discentes do curso de Engenharia Civil, com a finalidade de conhecer a realidade educacional dos entrevistados e analisar as contribuições dessa estratégia de ensino na formação de engenheiros civis.

 

Escola rural ou escola do campo? Relevâncias socioculturais e discussões políticas em uma escola pública municipal de Moreira Sales/PR

Discente: Raquel Marina Barreto (Lattes)

Orientador: Fred Maciel

Resumo: O ensino em escola rural possui características estabelecidas a partir da cultura e da historicidade da região envolvida, visto que a instituição acompanha os movimentos e transformações da sociedade. Ao considerar essas especificidades, a pesquisa propõe analisar o conceito e as estratégias de ensino em escolas rurais, bem como as propostas políticas governamentais nos níveis Municipal, Estadual e Nacional envoltos ao ensino rural, com o objetivo de compreender o processo sociocultural na última escola pública rural municipal de Moreira Sales - Paraná. Além do diagnóstico social do objeto em questão, pretende-se problematizar as políticas públicas voltadas para o ensino rural; compreender sua importância e função social para a comunidade local; e avaliar a viabilidade do desenvolvimento de ações de formação para famílias, funcionários e comunidade. A análise do objeto de pesquisa será pautada na investigação histórica do conceito de escola rural, refletindo sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”, bem como as mudanças sociais e históricas que refletem diretamente na instituição, investigando também os impactos de políticas públicas e a consideração do espaço escolar como relevante esfera de sociabilidade. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa de campo para compreender a prática de ensino na educação rural e observar suas implicações como instância local de vivência, trabalho e formação cidadã, a partir de entrevistas semiestruturadas e possível formação. Espera-se que a partir da investigação, análise histórica e prática educativa, seja possível promover a valorização da educação em âmbito rural, além de problematizar, dialogar e discutir sobre as políticas públicas voltadas para essa realidade.

 

Políticas públicas e desenvolvimento rural na micro bacia do Rio Lajeado de Marilandia do Sul-PR: entre a utopia e a realidade

Discente: Roseli Ribeiro da Silva (Lattes)

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: A emergente exploração inadequada dos recursos naturais vem trazendo para a sociedade preocupação, pois além das consequências sociais poderá resultar em escassez ou até mesmo a extinção dos recursos naturais e a redução da capacidade alimentar. Diante disso, as políticas públicas tem papel fundamental na efetivação da preservação dos recursos naturais e também na promoção do desenvolvimento sustentável, sobretudo na diminuição das desigualdades sociais. Assim, o Programa de Gestão de Solo na Microbacia do Rio Lajeado Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) pode ser uma alternativa para o desenvolvimento sustentável, por meio do uso racional dos recursos naturais, na tentativa de promover o desenvolvimento econômico e humano de maneira igualitária. Desta maneira, a pesquisa proposta busca investigar se as políticas públicas previstas e implantadas no Programa de Gestão de Solo na Micro bacia do Rio Lajeado de Marilândia do Sul foram capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável reduzindo as assimetrias sociais e a pobreza.

 

Formação continuada de professores: cursos, projetos educacionais e impactos na rede municipal de Campo Mourão/PR

Discente: Sara Julia Rodrigues de Carvalho (Lattes)

Orientador: Fred Maciel

Resumo: A educação é fundamental para a formação humana integral dos indivíduos e constitui-se como importante ferramenta de desenvolvimento social. Tanto é essencial, que está estampada no rol dos Direitos Sociais do art. 6º da Constituição Federal, sendo abordada também pelo art. 205 da mesma Carta, onde frisa-se que se trata de um direito de todos e um dever do Estado e da família. Diante disso, o Governo Federal, Estados e Municípios desenvolvem projetos e políticas públicas educacionais diversas, conforme as competências atribuídas pela Constituição. Nesse sentido, a pesquisa proposta tem como escopo tratar a educação nas esferas jurídica, sociológica e histórica, além de investigar as políticas educacionais promovidas pelo Município de Campo Mourão/PR nos últimos anos, com enfoque no desenvolvimento de projetos e cursos de formação continuada ofertados aos docentes da rede pública, analisando seus respectivos conteúdos e objetivos. Acerca da metodologia de pesquisa, a pesquisa pautará seu procedimento em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, na medida em que além das conceituações será realizada coleta de dados junto a órgãos Municipais e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Além disso, será exploratória quanto aos objetivos, possuindo caráter qualitativo quanto à abordagem. Com tal levantamento, pretende-se averiguar a eficiência e eficácia da atuação do Poder Público, analisando se suas ações estão verdadeiramente voltadas às necessidades dos docentes e discentes. Objetiva-se também tecer uma análise acerca dos possíveis impactos dos projetos e políticas públicas promovidas, tanto na perspectiva do gestor, quanto na perspectiva do docente.