Egressos - Discentes 2015

Habermas e a reconstrução da esfera pública no Brasil: uma abordagem interdisciplinar

Discente: Dean Fábio Gomes Veiga (Lattes)
Orientador: Armindo José Longhi

Resumo: A esfera pública é o lugar por excelência do fortalecimento da democracia. Composta, por atores sociais plurais, que discutem assuntos públicos, a esfera pública por vezes torna-se lugar de conflito e de jogos de interesses. Entender a natureza, a função, e advogar pela reconstrução da esfera pública, como lugar do diálogo e de formação de um poder alternativo que pressione o Estado para as demandas da sociedade civil, apresenta-se como uma tarefa desafiadora e atual. Esta dissertação, tem como mote fundamental discutir no contexto brasileiro o conceito de esfera pública, a partir das discussões aferidas pelo filósofo Jürgen Habermas. Através de uma metodologia interdisciplinar, que considere os diversos aspectos da esfera pública, que segundo o autor, trata-se de um conceito dinâmico e plural, pretende-se entender primeiramente como se constitui a esfera pública no Brasil, tendo em vista a formação da sociedade civil regulada pelo Estado, e em segundo momento, compreender a formação do poder popular emanado dos movimentos sociais que crescem consideravelmente partir da década de 90 e início dos anos 2000, que são responsáveis na perspectiva habermasiana em formar a esfera pública e legitimar a democracia. Por fim pretende-se apresentar uma proposta que permita repensarmos a esfera pública brasileira e a importância para o desenvolvimento social, político e econômico do país.

 

A Educação Integral no processo de formação humana: o Programa Mais Educação

Discente: Diogo Ortigara (Lattes)
Orientadora: Edcleia Aparecida Basso

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a proposta indutora da educação integral, por meio do Programa Mais Educação-PME, indicado pelo governo federal e desenvolvido por um grande número de municípios em todo o país, tomando a interdisciplinaridade como caminho para sua realização. Assim, buscando articular o global e o local, faremos um estudo sobre a origem do programa, seus objetivos, sua concepção de interdisciplinaridade e um levantamento sobre a atual situação do programa em nível nacional, além de buscar resultados de outras pesquisas que têm o PME como objeto de estudo. Em nível local da pesquisa, levantaremos em números a utilização do programa em escolas pertencentes à rede municipal de ensino da cidade de Campo Mourão-PR e sua relação com o IDEB alcançado. Simultaneamente investigaremos qualitativamente as impressões sobre a importância do PME para a educação integral dos educandos, buscando in loco a configuração deste programa na realidade escolar, como é feita a integração entre o currículo escolar, de natureza disciplinar, e o interdisciplinar, que procura por uma religação dos saberes e por uma não fragmentação do conhecimento de modo a não perder de vista as relações com o meio em que as crianças estão inseridas. Queremos ver o papel da interdisciplinaridade, enquanto prática no ensino, para a distinção entre educação integral, com vistas à formação totalitária e menos fragmentada do ser humano em processo de formação e a educação em tempo integral, que visa dar uma continuidade ao currículo disciplinar, com o acréscimo de mais atividades no gênero. Para o alcance de tais objetivos a coleta de dados se dará por meio de questionários semiestruturados para professores, gestores escolares e monitores envolvidos no programa; entrevista semiestruturada com a coordenadora local; análise de algumas atividades trabalhadas com os educandos. A pesquisa prevê ainda a possibilidade de ouvir pais de alunos de duas escolas sobre como entendem a educação integral e o papel do PME para isso. Por fim, cientes de ser este um objeto de estudo que clama por várias áreas do conhecimento e que requer a convivência de vários paradigmas de pesquisa, a opção feita foi tomar a Teoria da Complexidade (MORIN, 1990, 2003, 2005; SANTOS, 2005; VASCONCELOS, 2002) como quadro de referência materializada no ensino e na perspectiva da Interdisciplinaridade (FAZENDA, 1979, 1991, 2013). Assim, neste desenho de pesquisa ora resumido, o pesquisador estará liberto do caminho fixo e traçado a priori, abrindo-se ao imprevisto, às bifurcações ou galerias, sem, contudo, eximir-se do seu compromisso com a ciência, com a sociedade e com a formação humana.

 

A tecnologia educacional no Ensino Superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico

Discente: Jeciane Golinhaki (Lattes)
Orientador: Fabio André Hahn

Resumo: O ensino jurídico no Brasil tem crescido muito nas últimas décadas. Milhares de alunos são graduados todos os anos e poucos são os estudos que tratam sobre a qualidade na formação jurídica dos alunos durante a graduação, mais especificamente como se ensina e como se aprende. As metodologias para o Ensino Jurídico no Brasil pouco avançaram nas últimas décadas, não acompanhando as mudanças que tem ocorrido no ensino, com atenção especial ao uso de novas tecnologias educacionais. Diante desse cenário, pretende-se nesta pesquisa, propor a aplicação de uma tecnologia educativa como alternativa metodológica para o ensino jurídico: a metodologia WebQuest, método de aprendizagem colaborativa que possui como característica o uso da internet em uma abordagem de conteúdos que auxilia o aluno a desenvolver-se crítica e cognitivamente. A metodologia será desenvolvida em três etapas: a investigação do estado da arte do ensino jurídico no Brasil; a investigação socioeducacional do estudante de Direito por meio da aplicação de questionário, utilizando a plataforma SurveyMonkey; e a aplicação da WebQuest como alternativa na melhoria qualitativa da aprendizagem do estudante. Espera-se, com essa investigação, demonstrar as possibilidades na melhoria da aprendizagem do estudante de Direito, área que tem demonstrado certa carência de investigações, na contramão do crescimento do número de cursos e estudantes.

 

Envelhecimento bem-sucedido? Uma análise das políticas públicas, mercado de trabalho e pobreza da população idosa do Brasil

Discente: Joze Palani Guarez (Lattes)
Orientadora: Janete Leige Lopes

Resumo: De acordo com IBGE (PNAD 2013) o Brasil conta com uma população de 201.467.084 de habitantes, dos quais 34.345.469 corresponde às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou seja, 17% da população brasileira. No panorama nacional, a população idosa vem aumentando significativamente, contudo a realidade tem demonstrado que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disto, a preocupação com esta classe populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem a implementação de políticas e programas adequados para essa parcela da população que requer cuidados específicos decorrentes do processo de envelhecimento, sem segregá-los da sociedade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal verificar, através de uma análise teórica e quantitativa, a situação do idoso no Brasil. Especificamente, pretende-se verificar sua relação com o mercado de trabalho entendendo que, se a velhice no Brasil não possuir o aparato necessário das Políticas Públicas e não possuir as condições mínimas para sua subsistência então, esta parcela da população será segregada e poderá ampliar a classe pobre no Brasil.

 

A pequena cidade e a praça: memória e funcionalidade do espaço público

Discente: Tatiane Monteiro Ré (Lattes)
Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: As praças enquanto espaços públicos se constituíram ao longo da história como importantes referenciais urbanos de convivência humana. Esses espaços desempenham várias funções, dentre elas: a estética, a ambiental e a social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê (PR), destacando o uso e as funções desempenhados por esses espaços públicos.A pesquisa se desenvolve a partir de eixos interligados:à pequena cidade, a praça e a memória, problematizadas a partir das seguintes questões: a) Qual o significado da praça pública nas pequenas cidades? b) Esses espaços públicos são acessíveis para a população citadina? c) Qual a qualidade de conservação destas praças públicas?d) O que pensam os citadinos a respeito das praças públicas?A metodologia utilizada tem por base as categorias de análises como: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e será desenvolvida a partir das seguintes etapas:Observação in loco, das estruturas existentes nas praças;realização de entrevistas com moradores da cidade, e análise de fotografias das praças em diferentes momentos históricos.