Discentes 2020

Direitos Humanos na Educação Pública Municipal: contribuições dos estudos de gênero à formação continuada de professoras/es 

Discente: Andrea Geraldi Sasso (Lattes)

Orientadora: Fabiane Freire França 

Resumo: Discutir sobre Direitos Humanos, Gênero e Sexualidades e/ou sua ausência na formação continuada de professoras/es tem se configurado um desafio para a educação e seu papel na formação humana. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é investigar a formação continuada promovida pelas Secretarias Municipais de Educação (SMEs) às/aos professoras/es com ênfase nas discussões sobre Direitos Humanos, gênero e sexualidades no contexto da educação pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, será adotada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados de caráter quanti-qualitativo, no viés teórico dos Estudos Culturais do paradigma pós-moderno. Propõe-se: a) realizar o levantamento dos temas ofertados nas formações continuadas, desde o período da promulgação da Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) (Resolução nº 7/2010) até o ano de 2019; b) aplicação de questionário as/os dirigentes municipais das nove secretarias que compõem o NRE de Goioerê-PR; c) proposição de uma formação docente em rede por meio do recurso tecnológico WebQuest (WQ), visando responder a seguinte problemática: é possível inserir as discussões de sexualidades e gênero na formação continuada de docentes, na rede municipal de ensino, a fim de que conheçam e possam repensar em suas práticas conteúdos de Direitos Humanos? Espera-se, como resultado, a possibilidade de desconstrução e identificação de paradigmas hegemônicos e normativos experenciados nas práticas educacionais sobre a temática de estudo abordado, respaldo científico teórico e pedagógico de formação às SMEs e professoras/es, por meio da abordagem interdisciplinar.


Feminicídio e patriarcado: relações sociais e axiologias nas vozes de assassinos 

Discente: Andréia Aparecida de Souza (Lattes)

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: O presente projeto institui o objetivo de estudar a violência de gênero, especialmente no que tange ao crime praticado contra a mulher, caracterizado como: feminicídio.  A partir de uma metodologia qualitativa e interpretativa, na base teórica interdisciplinar, no primeiro capítulo, mobilizamos compreensões advindas do dialogismo, da sociologia, da antropologia, do direito e da história de lutas das mulheres, para compreender o tema. Já no movimento teórico-analítico, que se inicia no segundo capítulo, arrolamos pressupostos do dialogismo do Círculo de Bakhtin, para compreender as relações entre sociedade, história, linguagem e ideologia. No terceiro capítulo, a partir da contraposição de vozes de agredidas e assassinos, analisamos quais são as axiologias remetentes aos constructos sócio-históricos, culturais e ideológicos que alicerçam a prática do feminicídio na sociedade brasileira e que permitem em pleno século XXI, que as mulheres sejam vistas como “coisas” numa organização assentada, numa cultura patriarcal que fomenta os crimes de ódio contra a mulher. A problemática do estudo se justifica socialmente em torno da necessidade em combater a cultura patriarcal que fomenta a cultura da desigualdade entre os gêneros, a legitimar a perpetuação de relações sociais verticais e assimétricas, em que homens dominam, oprimem, agridem e matam mulheres. A sociedade se desenvolve em amplos aspectos, porém, no que diz respeito ao papel social da mulher em pleno século XXI, ainda subjaz a cultura patriarcal em que a mulher é vista como um ser de valor inferior, submissa ao gênero masculino, condição esta, que não deve persistir. Espera-se com o presente estudo fomentar reflexões e tecer apontamentos sobre as mudanças sociais que deverão ser implementadas na sociedade por meio da educação de crianças e jovens no que diz respeito à igualdade de gêneros.

 

Juventude e educação: uma análise a partir dos projetos de vida de jovens estudantes do Ensino Médio de Campo Mourão

Discente: Crislaine Pereira de Lima (Lattes)

Orientadora: Fabiane Freire França

Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar as imbricações entre os conceitos de juventude, projeto de vida e educação. Trata-se de uma investigação interdisciplinar e de abordagem qualitativa, a ser desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas nas quais se questiona sobre as identidades, trajetórias e projetos de vida de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio na modalidade regular, em especial no contexto da pandemia da COVID-19 e das instabilidades políticas e econômicas que têm marcado o cenário nacional. Neste sentido, destacamos como problemática o papel da educação para estes jovens e suas relações com outras esferas de sua vida, na medida em que todo seu processo de escolarização, bem como elementos culturais e sociais aos quais este se relaciona, interferem direta ou indiretamente em seus projetos de vida (pessoais, sociais e profissionais) e, ainda, na continuidade ou não de sua formação, seja ela em nível superior ou profissionalizante. Portanto, consideramos pertinente destacar a multiplicidade de identidades e trajetórias, formadas pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de modo especial com a educação escolar, na tentativa de delinearmos o espaço desta na formação de projetos de vida das juventudes contemporâneas.

 

O trabalho pedagógico no contexto da socioeducação: um olhar para a dimensão afetiva e a formação ética dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa no CENSE de Campo Mourão-PR

Discente: Keller Vanessa Maldonado da Silva (Lattes)

Orientadora: Fabiane Freire França

Resumo: A Unidade Socioeducativa tem peculiaridades próprias a serem consideradas na prática pedagógica desenvolvida pelos docentes, seja em relação às normas de segurança, no atendimento educacional de qualidade aos adolescentes – que em sua maioria se encontram fora do sistema escolar quando ingressam no CENSE –, além do pressuposto básico da socioeducação, de fomentar o desenvolvimento do jovem de forma integral. Nesse contexto, nossa pesquisa objetiva analisar as contribuições e os limites de um trabalho pedagógico que articule os conteúdos curriculares a atividades de reflexão e expressão de sentimentos e emoções, com vistas a promover a formação ética de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no CENSE de Campo Mourão. Será realizado um trabalho pedagógico por meio de oficinas, com atividades centradas na reflexão e expressão dos sentimentos e emoções por meio de linguagens diversas envolvendo conteúdos curriculares. Analisaremos como trabalho pedagógico fundamentado em uma prática humanizadora pode contribuir para a formação ética dos jovens, por meio dos conteúdos curriculares atrelando cognição e afetividade. Diante da complexidade em pensar/fazer uma educação para liberdade e participação social em um espaço de privação de liberdade, esperamos que nossa investigação possa contribuir em direção a práticas pedagógicas voltadas às especificidades e necessidades – cognitivas, afetivas, morais – desses adolescentes, já excluídos e marginalizados pela sociedade antes mesmo de ingressarem o sistema socioeducativo.

 

Coletivos de torcidas de futebol no Brasil: constituição histórica e pautas políticas

Mestranda: Larissa Bezerra (Lattes)

Orientador: Frank Antonio Mezzomo

Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender quais e como são representadas no Facebook as pautas políticas defendidas pelos coletivos de esquerda das torcidas de futebol no Brasil, principalmente, identificando as especificidades e recorrências das representações políticas entre esses coletivos. Partindo de contribuições interdisciplinares e de perspectivas críticas acerca dos espaços institucionais do futebol e da política, pretende-se analisar quanti e qualitativamente as postagens na rede social do maior coletivo dos seguintes clubes de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. A escolha do assunto se dá pela relevância da luta pela democracia desses grupos em que segmentos da sociedade manifestam flertes com o autoritarismo, e para compreender a relação do crescimento dos coletivos com o aumento de vulnerabilidades sociais no Brasil. Além da compreensão desses movimentos e da defesa de suas pautas políticas, pretende-se discutir essas novas formas de manifestação política, em diferentes espaços, com sujeitos distintos e como isso pode formar um ambiente social e esportivo mais democrático.

 

Axiologias em campanhas publicitárias institucionais de combate à violência contra a mulher: uma abordagem interdisciplinar e dialógica 

Discente: Larissa Aline José Brusiani (Lattes)

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: A problemática da violência doméstica contra a mulher é veemente e grave na sociedade brasileira, o que demanda uma compreensão sócio-histórica, cultural e ideológica de sua perpetuação e intensificação, mesmo diante de todas as lutas travadas em busca da igualdade entre homens e mulheres em todos os âmbitos da organização social. Assim, a proposta deste projeto é investigar as axiologias mobilizadas em campanhas publicitárias institucionais de combate à violência doméstica contra a mulher, em especial a partir da campanha realizada pelo governo federal para introduzir o disk denúncia pelo número telefônico 180, no contexto da pandemia da covid-19 – nosso corpus central de análise. A pesquisa é qualitativa e interpretativa e vale-se de um escopo teórico interdisciplinar. No primeiro capítulo, lançamos a compreensão do tema com base da história das mulheres, da sociologia e da filosofia. No segundo capítulo, a partir das contribuições do dialogismo do Círculo de Bakthin, problematizamos o papel do próprio campo da publicidade enquanto refratário de valorações sobre o tema. Já no terceiro capítulo apresentamos a análise da campanha escolhida. Partimos da hipótese de que o campo da publicidade oscila, ora atuando para o reforço, ora para combate à violência contra a mulher. Mesmo as campanhas de combate à violência contra a mulher são restritivas em suas proposições e valorações. A partir disso, aventamos a necessidade de indicar que abarquem um número mais expressivo de interlocutores, como crianças, jovens, e que atuem a partir de outras valorações para educação e ampliação da consciência socioideológica desses grupos, de modo a corroborar a criação de uma nova cultura de relações sociais menos assimétricas e verticais entre homens e mulheres, sob a baliza do respeito, da não violência, da empatia, da igualdade e da liberdade, o que compreendemos como uma reponsabilidade a ser antevista pelos governos.

 

Inclusão Social da População Trans de Campo Mourão: Uma Análise sobre Políticas Públicas Municipais de Acesso aos Direitos Fundamentais

Discente: Maria Laura Damasceno Benassi (Lattes)

Orientadora: Fabiane Freire França

Resumo: Considerando a exclusão, preconceitos e violências sofridos pela população trans, é substancial o entendimento sobre como esta minoria é privada de suas garantias constitucionais que buscam assegurar a dignidade da pessoa humana. Assim, considera-se trans a pessoa que apresenta características de identidade de gênero diversas e contrárias às socialmente representadas por seu sexo biológico. Este trabalho tem por objetivo investigar o acesso aos diretos fundamentais vivenciados pela população trans na Cidade de Campo Mourão, Paraná. Será realizado um estudo de caso, com a população trans, em conjunto com a apresentação da teoria geral dos direitos fundamentais, sobre o acesso aos direitos da personalidade, da saúde e da educação, considerando a interdisciplinaridade que circunda esses temas. Esta pesquisa considerará a hipótese da inexistência de dados sobre as populações trans na cidade de Campo Mourão. Em vista disso, esta pesquisa, buscará possíveis contribuições à problemática do acesso aos diretos humanos enfrentados pela população trans como análise final.

 

EMI: uma perspectiva de inglês como meio de instrução na Universidade Estadual do Paraná pela internacionalização

Discente: Marinella Bertussi Bornholdt (Lattes)

Orientador: Cleverson Molinari Mello

ResumoEste projeto de pesquisa tem como objetivo discutir a proposta do Projeto English as a Medium of Instruction (EMI) na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) como uma política de internacionalização na graduação e na pós-graduação. Para tanto, pautaremos nossos estudos na perspectiva da pesquisa interdisciplinar aliada à Teoria da Complexidade, no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como nos mais recentes estudos sobre a temática abordada. Quanto aos procedimentos metodológicos, faremos análise documental e entrevista com coordenadores e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação sobre as propostas e ações de EMI na Unespar ocorridas até 2020, além de identificar a percepção dos estudantes e docentes da pós-graduação sobre a proposta e possíveis implementações do EMI por meio de questionário. Procuraremos, portanto, contrastar o planejamento da UNESPAR e a percepção da comunidade acadêmica sobre práticas formativas pelo EMI para assim entender as nuances da implementação desta proposta como uma política de internacionalização para a instituição investigada.


Ensino remoto e pandemia no contexto da Universidade Pública: um desafio emergencial na formação docente

Discente: Patrícia Tozzo da Silva Zanco (Lattes)

Orientador: Cleverson Molinari Mello

Resumo: Esta proposta de pesquisa justifica-se pela necessidade de migração do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, sendo necessário o uso das plataformas digitais de ensino, considerando-se que o ano letivo de 2020 trouxe uma reestrutura educacional devido à pandemia do Covid-19, tendo como medida adotada o isolamento social. Com isso, buscamos entender o trabalho docente neste contexto de formação no sentido de identificar os principais desafios e dificuldades encontrados no ano letivo de 2020 pelos professores formadores. Para isso, fundamentamos nossa proposta de investigação na perspectiva da pesquisa interdisciplinar, na Teoria da Complexidade, no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), bem como em estudos relacionados à temática em foco. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizaremos, além de estudos bibliográficos e documentais, questionários online aos docentes dos cursos de licenciatura do Campus de Campo Mourão da UNESPAR via Google Forms, a fim de apontar os possíveis elementos que possam constituir os desafios do ensino remoto emergencial no contexto de formação docente em tempos de pandemia.