Discentes 2024

Violência de gênero e silenciamento feminino no romance O Peso do Pássaro Morto: uma abordagem interdisciplinar

Discente: Andressa Oliva de Souza 

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

CoorientadoraAdriana Delmira Mendes Polato

Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar as representações da violência de gênero no romance O peso do pássaro morto, de Aline Bei, examinando como as agressões física, psicológica, sexual e simbólica são retratadas por meio dos recursos estilísticos e literários na narrativa. A pesquisa busca, ainda, investigar as representações do silenciamento da protagonista após o encadeamento de violências sofridas. Ao longo do tempo, às mulheres foi negado o direito de contar a própria história. As violências, por muito tempo estiveram ausentes da ficção, embora muito recorrentes na realidade. A literatura de autoria feminina contemporânea vem, então, descortinar as opressões de séculos de silêncio. Diante disso, este trabalho, que se funda numa perspectiva interdisciplinar, propõe um diálogo entre estudos históricos e historiográficos (Perrot, 2005, 2017, 2019; Lerner, 2019) e sociológicos (Saffioti, 2015; Bourdieu, 2002) acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e da violência imputada a esses corpos de forma a invisibilizá-los e silenciá-los. No intuito de contribuir para esta análise, que se guia por um aparato metodológico qualitativo e interpretativo, serão considerados também pressupostos dos Estudos Culturais no que tange à Crítica Literária Feminista (Figueiredo, 2020; Bonnici, 2007; Zolin, 2019a, 2019b; Garcia, 2011; Silva, 2019; Bandeira, 2019; Showalter, 1994, 2009; Cevasco, 2003, 2009). Espera-se, ao final da análise, compreender como o texto literário evidencia e denuncia as violências sofridas pela protagonista do romance e, para além dela, as violências padecidas por muitas mulheres fora da ficção, tendo o poder de questionar e alterar injustiças sociais já consolidadas historicamente.


A representação do envelhecimento e da solidão feminina na ficção de mulheres: diálogos entre Simone de Beauvoir e Elvira Vigna

Discente: Carolina Rocha de Assumpção

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Coorientadora: Maria Inez Barboza Marques

Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a representação do envelhecimento feminino na novela “A mulher desiludida” (2021 [1967]), de Simone de Beauvoir, e no romance Nada a dizer (2010) de Elvira Vigna. O processo de envelhecimento, quando atravessado pela questão de gênero, exige uma diferenciação e um olhar minucioso às especificidades da envelhecência feminina, considerando a conjuntura social que reforça a carga negativa atribuída à velhice. Ao longo da história, a literatura de autoria feminina foi silenciada e excluída, tendo suas condições de produção, de circulação e de consumo minorizadas pela ordem social hegemônica alicerçada no patriarcalismo. Essa exclusão da mulher do mundo da escrita resultou na escassez de análises sobre a experiência do envelhecer feminino (Batalini, 2022). Nesse sentido, as obras selecionadas como corpus deste estudo – embora sejam de séculos e países diferentes – descrevem a severa realidade imposta às mulheres, especialmente na maturidade, ao ilustrar a angústia vivenciada pelas personagens que protagonizam a novela e o romance, respectivamente. Reconhecendo a relação indissociável entre ficção literária e sociedade, conforme explicita Antonio Candido (2019), e a relevância dos estudos comparados na literatura, o estudo será realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Sua fundamentação teórica estabelecerá um diálogo interdisciplinar entre os Estudos Culturais, os estudos feministas, a Psicologia e demais obras de natureza sociológica, visando analisar as aproximações e os distanciamentos entre a escritora francesa Simone de Beauvoir e a brasileira Elvira Vigna.


Representação midiática de mulheres acusadas de crimes: estereótipos de gênero e impactos na percepção pública

Discente: Caroline Bittencourt da Silveira

Orientadora: Adriana Beloti

Resumo: Este estudo aborda as formas pelas quais a mídia, em suas notícias, representa mulheres acusadas de crimes em casos de grande repercussão, analisando a construção de estereótipos de gênero e seus impactos na percepção pública. O objetivo é compreender como a mídia regional narrativiza o fato definido como crime, para identificar regularidades linguístico-discursivas da constituição narrativa do fato pelos veículos midiáticos e de imprensa e, também, analisar como a suposta autora é caracterizada em tais campos discursivos, descrevendo as formas de repercussão entre a população. A partir da abordagem interdisciplinar, a pesquisa utiliza fundamentos teóricos das áreas da comunicação, examinando conceitos de enquadramento e discurso midiático; do direito, com foco na teoria do processo penal e na espetacularização dos processos envolvendo crimes dolosos contra a vida; a sociologia contribui com a análise de estereótipos de gênero e violência simbólica; a psicologia oferece contribuições a respeito da percepção pública e formação de opiniões. Busca-se explorar a intersecção entre mídia e sistema judicial, com enfoque na influência da cobertura jornalística na opinião pública em relação à prática de crimes. O método de investigação utilizado será a revisão bibliográfica, com o método de pesquisa histórico-dialético, com caráter interdisciplinar, por meio de abordagem quantitativa e qualitativa, para analisar notícias e comentários públicos relativos ao caso delineado. Ao final da pesquisa, espera-se que os resultados revelem se e como a mídia, ao perpetuar estereótipos e narrativas preconceituosas, contribui para a violência simbólica e a desigualdade de gênero.


Políticas de formação de professores e os desafios do ensino de Libras

Discente: Eduardo Alberto Megda 

Orientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: As políticas de formação de professores têm desempenhado um papel crucial na qualificação dos educadores que ensinam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), especialmente nos cursos de licenciatura. No entanto, diversos desafios persistem, como a insuficiência de metodologias específicas e a falta de práticas pedagógicas adequadas que atendam às necessidades dos futuros docentes. Neste sentido, o presente trabalho, de natureza interdisciplinar nas interfaces com as áreas de Libras, Educação e Políticas Públicas, objetiva-se compreender o processo de formação dos professores e profissionais da educação em relação ao aprendizado da Libras, bem como as metodologias e as práticas pedagógicas que contribuam aos professores que atuam no ensino dessa língua nos cursos de licenciaturas. Para isto, este estudo, a partir do método dialético, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. A partir de seus resultados, espera-se que a pesquisa contribua para a formulação de estratégias pedagógicas mais eficazes, capazes de capacitar os educadores de forma mais completa e inclusiva. Além disso, a pesquisa pode servir como base para futuras investigações que explorem a formação contínua dos professores e o impacto dessas práticas na qualidade do ensino de Libras, promovendo uma educação mais acessível e equitativa para todos os estudantes.


Interseccionalidade e trabalho docente: reflexões a partir da pesquisa com docentes do ensino superior do município de Umuarama-PR

Discente: Gabriella Marcondes do Amaral

Orientadora: Maria Inez Barboza Marques

Coorientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Resumo: Apesar das iniciativas e ações afirmativas, o Ensino Superior ainda representa um espaço socialmente privilegiado no Brasil. Para aprofundamento desta temática, a pesquisa busca problematizar como a interseccionalidade atravessa o trabalho docente no Ensino Superior do município de Umuarama-Pr, tendo como objeto as intersecções de gênero, raça e classe no trabalho docente no Ensino Superior deste contexto, e como objetivo geral, refletir sobre o trabalho docente, considerando as interseccionalidades de gênero, raça e classe, no Ensino Superior do município de Umuarama-PR. Diante da complexidade do tema frente à estrutura sociocultural e a concepção hegemônica de desenvolvimento no Brasil, este trabalho parte de uma perspectiva interdisciplinar, coadunando pressupostos teóricos do campo da educação, das ciências sociais e da história. Para tanto, utiliza-se o método materialista histórico e dialético que baliza as discussões da pesquisa interdisciplinar, exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, uso de pesquisa bibliográfica e de campo por meio do envio de formulários (Google Forms) com questões acerca do perfil socioeconômico e educacional das(os) docentes que compõem o recorte proposto e, por fim, uso da análise de conteúdo proposta por Bardin para análise dos dados coletados. Espera-se assim, ao final da pesquisa, promover reflexões ético-políticas e racializadas importantes à sociedade em geral e, em particular, à comunidade acadêmica, constituindo-se em referência para estudos interdisciplinares e interseccionais que abordem gênero, raça e classe na docência do Ensino Superior, bem como em referência para proposição de ações no âmbito da formação humana, profissional, de processos socioculturais e das instituições.


Perspectivas futuras de jovens com deficiência do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência “Rosimeire Barbosa Navarro” (CAPD), APAE de Paranavaí-PR

Discente: Ivan Ricardo de Melo

Orientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: Jovens com deficiência frequentemente vivenciam barreiras físicas, sociais e atitudinais que impactam suas trajetórias em áreas como educação, mercado de trabalho, lazer e participação comunitária. No entanto, por meio de experiências teóricas e profissionais tem-se identificado que os jovens com deficiência namoram, querem acesso aos trabalho/renda, querem estudar e planejam suas vidas nessas dimensões. Neste sentido, o presente trabalho, compreende juventude, deficiência e perspectivas de vida de modo interdisciplinar, permeados pelos marcadores de classe, raça e gênero, objetivando identificar quais são as perspectivas futuras de jovens com deficiência (15 a 29 anos) do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência “Rosimeire Barbosa Navarro” (CAPD), APAE de Paranavaí-PR. Para isto, este estudo, a partir da teoria social crítica, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e de campo, sendo realizadas 10 (dez) entrevistas com os(as) jovens atendidos(as) na instituição supramencionada, e para o estudo e a análise das entrevistas realizadas, será utilizado como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo. A partir de seus resultados, espera-se que a pesquisa contribua com conhecimentos que orientem esses jovens, bem como com profissionais e pesquisadores(as) que atuam junto a esse público. Além disso, que a pesquisa possibilite reflexões a partir das vivências desses jovens visando contribuir para a criação de ambientes mais inclusivos e acessíveis, promovendo a equidade e o respeito à diversidade no contexto social.


Felicidade, educação somática e qualidade de vida: perspectivas de adolescentes e idosos

Discente: Lindomar Teles de Oliveira

Orientadora: Meire Aparecida Lóde Nunes

Resumo: O estudo "Felicidade, Educação Somática e Qualidade de Vida: Perspectivas de Adolescentes e Idosos" explora a busca pela felicidade, tema central na filosofia ao longo dos séculos. Na contemporaneidade, sob a influência do capitalismo, a felicidade é frequentemente associada à posse de bens materiais. No entanto, essa visão tem se mostrado insatisfatória, refletida no aumento das preocupações com a saúde mental, conforme aponta o Instituto Ipsos (2023), onde 52% dos brasileiros consideram a saúde mental como o principal problema do bem-estar. Este projeto é interdisciplinar, integrando áreas como filosofia, educação física, saúde, educação somática, psicologia e sociologia. Propõe investigar as percepções de felicidade entre adolescentes e idosos, explorando o papel da educação somática na promoção do bem-estar. A pesquisa se destaca por abordar a felicidade em um contexto intergeracional, preenchendo lacunas nos estudos atuais. A metodologia é qualitativa, descritiva e exploratória, com uso de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e observação participante. Segundo Prodanov (2013), a abordagem qualitativa permite interpretar "a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito", tornando-se ideal para analisar vivências subjetivas. A análise será indutiva, com categorias de análise emergindo dos dados coletados. O projeto tem como objetivo compreender como a educação somática pode contribuir para o bem-estar físico e emocional, abordando a complexidade da felicidade de forma holística e integrada entre diferentes campos do conhecimento.


As consequências da responsabilização pelo exercício do cuidado na perspectiva dos(as) profissionais da Atenção Primária à Saúde

Discente: Lívia Maria Silveira

Orientadora: Maria Inez Barboza Marques

Coorientador: Fred Maciel

Resumo: A pesquisa a ser desenvolvida tem como objeto “o cuidado exercido pelos(as) profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da divisão sexual do trabalho,”. Deste modo, irá contemplar as temáticas de gênero e patriarcado, fomentando a discussão sobre o trabalho de cuidado, sendo este, uma atribuição incorporada pelas mulheres a partir de construções sociais, permeadas por valores socioculturais, políticos e econômicos. Diante do objetivo geral, que reside em “compreender as consequências da responsabilização pelo exercício do cuidado, no contexto da divisão sexual do trabalho, a partir da perspectiva dos(as) profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Maringá/PR, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os(as) sujeitos(as). O estudo contará com o apoio do conceito de interseccionalidade para subsidiar a discussão, demonstrando que as mulheres são maioria enquanto profissionais que promovem o cuidado na APS, porém, cada categoria tem seu perfil e suas diferenças, a partir da demarcação de raça/etnia e classe social. Trata-se de uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, todavia, contará com a contribuição de dados quantitativos para qualificar a análise. Terá suporte da pesquisa bibliográfica e será utilizada também a estratégia documental, a partir de documentos públicos. Frente a complexidade do objeto de pesquisa, deve-se partir de uma perspectiva interdisciplinar, tendo em vista compreender todos os fatores que o atravessam.


Desafios e potencialidades na utilização da Plataforma Aprimora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Pública de Campo Mourão - PR

Discente: Márcia Regina Lima Rinaldo

Orientador: Cleverson Molinari Mello

Resumo: A tecnologia digital, em especial os recursos educacionais digitais, como plataformas e aplicativos, por exemplo, passaram a fazer parte do cotidiano da educação básica pública, principalmente no período pós-pandêmico da COVID-19. Por ser uma necessidade emergente, estes recursos foram colocados dentro das escolas de forma aligeirada, sem a preparação adequada de infraestrutura, formação continuada de professores e dispositivos de qualidade e em quantidade suficientes para o uso dos estudantes. Diante deste fato, esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da utilização do recurso educacional digital Aprimora, por professores e estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Campo Mourão. As grandes áreas desta pesquisa interdisciplinar são: Educação, Tecnologia e Gestão Pública. Quanto à natureza partimos de uma abordagem quali-quantitativa de cunho descritivo, com revisão de literatura e pesquisa de campo. A metodologia da pesquisa se apoia no materialismo histórico dialético, sendo desenvolvida em 21 escolas, cujos sujeitos totalizam aproximadamente 370 professores e 5.500 estudantes, que, por meio de entrevistas e questionários expressarão suas percepções acerca da utilização da plataforma Aprimora. Os dados coletados serão analisados de forma a buscar respostas quanto à viabilidade ou não da utilização deste tipo de ferramenta pedagógica. O resultado será apresentado à Secretaria Municipal da Educação a fim de subsidiar tomadas de decisões quanto à continuidade, ampliação ou cessação de contratações de recursos educacionais digitais para o processo de ensino e aprendizagem.


Entre tecnofobia e tecnofilia: análise dialógica de discursos docentes da rede estadual pública paranaense sobre TICs e TDICs no processo de ensino e aprendizagem de línguas

Discente: Matheus Gabriel Ibba Camargo e Silva

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ganharam estatuto imprescindível no campo educacional, em convergência à aplicação em diversas áreas, dentre elas no ensino de línguas materna e estrangeira. No entanto, o uso de TICs e TDICs não é apreendido pelos docentes de modo consensual positivo, havendo tensões em torno do tema. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar dialogicamente os discursos de docentes paranaenses da rede pública de ensino de língua materna e estrangeira sobre o uso de TICs e TDICs. Buscamos, por decorrência, compreender como esses discursos se entretecem de relações dialógicas com discursos já ditos, em sua constituição axiológica. Metodologicamente, assumimos a perspectiva da pesquisa interdisciplinar e estabelecemos intersecções entre aportes teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e estudos do campo educacional sobre uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Uma entrevista semiestruturada será aplicada a cinco docentes de Língua Portuguesa (LP) e cinco de Língua Inglesa (LI) vinculados à educação pública paranaense no município de Campo Mourão, para compreender como percebem o fenômeno tecnológico em suas aulas e influências que dele provém para a (im)produtividade do processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa do tipo estudo de caso. Como resultados, esperamos apontar a axiologias que nos permitam compreender o que esses discursos (des)revelam, a fim de contribuir positivamente com apontamentos críticos e éticos, para que haja uma compreensão dialógica do tema por parte de professores e governo, de modo a ressaltar a importância da escuta dos professores neste processo e corroborar melhorias à educação linguística paranaense.


Reflexos da educação sexual pós-BNCC: a abordagem das temáticas da sexualidade e suas possibilidades de diálogo nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Discente: Mayara Karoline Rogaleski

Orientador: Ricardo Desidério da Silva

Resumo: Apesar da vasta literatura que aborda a temática da sexualidade, a mesma, ainda está permeada por tabus e crenças pela humanidade, e, portanto, a sua abordagem ainda se faz um desafio presente no cotidiano escolar. Diante disso, visando a ampliação do seu entendimento, diversas foram as tentativas de sua inclusão no currículo escolar brasileiro. Atualmente, o tema foi excluído da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais e apresentado de forma muito pontual e numa abordagem estritamente biológica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Neste sentido, o presente trabalho, de natureza interdisciplinar nas interfaces com as áreas da Educação, da Psicologia, da Sociologia e demais áreas do conhecimento, objetiva-se analisar as evidências e possibilidades da temática da sexualidade nas diversas áreas do conhecimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental na BNCC e seus direcionamentos para sua abordagem em sala de aula. Para isto, este estudo, a partir do método dialético, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, do tipo documental, tomando como objeto de análise da BNCC e suas respectivas habilidades, com enfoque nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir de seus resultados, espera-se que a pesquisa contribua para/na compreensão da necessidade do compromisso de um trabalho efetivo e sistemático sobre sexualidade a partir do que nos foi vetado nas/para as diversas áreas do conhecimento, possibilitando ainda, apresentar direcionamentos para esse trabalho em sala de aula.


Felicidade e qualidade de vida: perspectiva em adolescentes e idosos do Centro da Juventude da Cidade de Campo Mourão - PR

Discente: Paula Emanuela Felix da Silva

Orientadora: Meire Aparecida Lóde Nunes

Resumo: A felicidade é estudada na filosofia desde o seu surgimento. Inserida nas reflexões sobre ética, é pensada conjuntamente ao comportamento humano e, na atualidade, relaciona-se diretamente com o bem-estar, saúde mental e qualidade de vida. Diante desse contexto surge-nos a seguinte indagação: há aproximações e distanciamentos entre a percepção atual de felicidade e sua compreensão na filosofia da Antiguidade Clássica? Logo, este estudo busca investigar o conceito de felicidade e seu impacto na qualidade de vida de adolescentes e idosos. A pesquisa será desenvolvida com a participação de idosos e adolescentes que frequentam o Centro da Juventude da Cidade de Campo Mourão. Os dados serão coletados por meio de grupo focal e a análise ocorrerá por meio de análise de conteúdo como proposto por Laurence Bardin. Os resultados esperados visam fornecer uma compreensão da percepção de felicidade em diferentes faixas etárias e, assim, contribuir com o desenvolvimento de intervenções e políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida desses grupos populacionais.


A gestão da saúde: dos entraves burocráticos à inércia da administração pública

Discente: Telma Terezinha Lopes Costa

Orientador: Carlos Alexandre Molena Fernandes

Resumo: Nestes 34 anos de construção do Sistema Único de Saúde - SUS, municípios estariam longe de efetivar as políticas públicas da área, determinadas pela Constituição Cidadã. Aos interesses públicos e privados, individuais e coletivos, somam-se os entraves burocráticos e, por vezes, a inércia do poder público. Cabe ao gestor municipal da saúde a responsabilidade de compatibilizar os múltiplos interesses, por meio do planejamento das ações e serviços, monitorando a execução e promovendo a avaliação, com a participação da comunidade. A falta de qualificação técnica de gestores e de conselheiros de saúde, para operar um sistema subfinanciado, pode se traduzir em gastos exagerados e resultados aquém dos esperados. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, que visa compreender as dificuldades impostas à gestão da saúde, por meio de pesquisa bibliográfica e da análise dos documentos de acesso público, disponíveis no Sistema DigiSUS Gestor, no período compreendido entre os anos de 2018 e 2023. Partindo da discussão entre o que está estabelecido e a prática encontrada, pretende-se contribuir com a gestão em saúde, identificando outros atores sociais que possam auxiliar na transposição dos entraves e elaborar propostas para melhorar a qualidade da assistência aos usuários do SUS no âmbito municipal.


Grupos reflexivos para autores de violência contra as mulheres: reflexão sobre as práticas adotadas pelos Conselhos da Comunidade da Regional de Maringá/Paraná

Discente: Thaina Marieli Silva Andrade

Orientadora: Maria Inez Barboza Marques

Resumo: O Brasil apresenta estatísticas endêmicas de violência contra as mulheres, no qual, em um ranking mundial é o 5º país com o maior índice de feminicídio, com isso, vê-se a urgência no trabalho de atendimento com as mulheres em situação de violência, bem como, o estabelecimento de estratégias de prevenção e enfrentamento, inclusive nas intervenções com os autores das violências. A Lei Maria da Penha (11.340/06) prevê a participação de autores de violência em grupos reflexivos. A pesquisa se propõe a refletir sobre as práticas desenvolvidas nos grupos reflexivos com homens, autores de violência contra as mulheres, coordenados pelos Conselhos da Comunidade de Execuções Penais das Comarcas de Astorga, Marialva e Maringá. Para responder tal problemática, justifica-se o desenvolvimento de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, partindo do pressuposto filosófico do materialismo histórico dialético. Será utilizado como procedimento para coleta de dados o instrumento caracterizado como grupo focal. Para o estudo e análise das entrevistas realizadas, será utilizado como recurso metodológico a Análise de Conteúdo. Assim, esperamos contribuir com conhecimentos que orientem, gestores, pesquisadores e profissionais que atuam como facilitadores de grupos reflexivos.


Adoecimento psíquico docente: um olhar interdisciplinar sobre as práticas educacionais

Discente: Welton Fernando dos Santos

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: Este estudo investiga os efeitos do trabalho docente na saúde mental de professores da rede pública estadual de ensino do Oeste do Paraná, com foco no adoecimento psíquico docente, a partir da percepção dos próprios educadores. Para tanto, ancoramos nossa pesquisa na perspectiva da pesquisa interdisciplinar (Alvarenga et al., 2011), fundamentada na Teoria da Complexidade, de Morin (1991, 1996, 2005, 2010, 2015). No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, nos pautamos na abordagem mista: a quantitativa e a qualitativa (Lakatos; Marconi, 2010; Creswell; Clark, 2018. Para a coleta e geração dos dados, utilizaremos um questionário on-line, via Google Forms, a ser aplicado junto a professores de uma escola da rede pública estadual de ensino localizada no interior do Estado do Paraná e que atuam na Educação Básica, há, pelo menos, 5 anos. Além disso, utilizaremos estudos bibliográficos relacionados aos temas, a saber:  saúde mental docente, adoecimento psíquico, práticas educacionais e trabalho docente.  Para as análises e tratamento dos dados obtidos, nos pautaremos em alguns princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio hologramático (relação entre as partes e o todo) e o da recursividade (ciclo recursivo em que um elemento contribui ao desenvolvimento do outro), além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1997[2009]; Bronckart, 2008; Bulea, 2010), como o contexto de produção, o plano global, além da identificação de SOT - Segmentos de Orientação Temática (temas) e STT - Segmentos de Tratamento Temático (subtemas) para respostas subjetivas do questionário.