Discentes 2022
O papel social das metodologias ativas de aprendizagem na formação humana e no desenvolvimento do estudante do Ensino Médio
Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato
Resumo: No cenário pós-moderno, o ambiente escolar mostra-se essencial não somente para a construção do conhecimento científico, mas também para o desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento da sociedade. Diante dessa nova demanda, novas estratégias de ensino têm sido buscadas no sentido de se atender a estas necessidades. Com isso, as metodologias ativas de aprendizagem surgem como uma importante estratégia de ensino, pois têm o objetivo de tornar o estudante protagonista do seu aprendizado, permitindo o desenvolvimento de capacidades, tais como: a criticidade, a criatividade, a cooperação e a autoavaliação. Por essas razões, esta pesquisa busca investigar o papel social e os elementos constitutivos das Metodologias Ativas e suas contribuições à formação humana e social dos estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Campo Mourão no Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: nas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Complexidade, da Pesquisa Interdisciplinar e do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) com vistas a um maior entendimento acerca dos aspectos sociais e culturais que podem influenciar e/ou constituir nosso objeto de pesquisa. No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizaremos estudos bibliográficos e, quanto à coleta e geração de dados, faremos uma descrição e análise de atividades consideradas como metodologias ativas de aprendizagem, bem como sua implementação, a fim de também analisar os resultados desta implementação e identificar os aspectos interdisciplinares (sociais e culturais) que podem constituir a caracterização destas metodologias. Para as análises, utilizaremos os próprios elementos que constituem as atividades investigadas, além de alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, como o hologramático e o da recursividade.
“Eu fui, sou e serei revolucionário, porque revolucionário foi, é e será o cristianismo autêntico”: trajetória de um pastor presbiteriano no espaço público
Discente: Brandon Lopes dos Anjos
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Resumo: Nesta pesquisa, problematizamos a atuação dos protestantes no espaço público, a partir da trajetória do pastor e professor Zaqueu de Melo, eleito deputado estadual paranaense entre 1953-1962. Procuramos compreender como esse personagem mobilizou instrumentos religiosos e seculares, com destaque para a área educacional e legislativa, para arregimentar grupos e promover sociabilidades na arena pública. Utilizaremos materiais jornalísticos, escritos autorais, entrevistas, cartas, atas eclesiásticas, entre outros materiais, produzidos entre 1944, ano em que o biografado passou a atuar em Londrina, e 1979, quando faleceu. Investigar sua trajetória parece pertinente para apreender as relações de poder político-religiosas de um regime de laicidade recém-inaugurado no país, observando as negociações entre como o personagem é construído em seu campo de possibilidades, ao mesmo tempo em que é agente transformador das estruturas sociais.
Direitos humanos e literatura: propostas de discussões raciais e de gênero nos contos de Conceição Evaristo na Educação Básica
Discente: Danieli Cássia dos Santos
Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão crítica, por meio de uma proposta de ensino destinada ao Ensino Médio, com contos que integram a coletânea Olhos d'água (2014), da escritora negra Conceição Evaristo. Com isso, busca-se dar visibilidade à literatura afrofeminina na Educação Básica, a partir de uma proposta que tem como foco a intrínseca relação entre literatura, sociedade e educação, considerando as interseccionalidades entre classe, raça e gênero na incidência da violência contra a mulher, sobretudo a mulher negra nas periferias urbanas. Para isso, essa pesquisa – pautada em discussões interdisciplinares acerca da história social do povo negro no Brasil e os espaços de marginalização social ocupados por eles, do feminismo negro interseccional, da formação de uma historiografia literária brasileira que marginalizou e ainda marginaliza escritores(as) negros(as) e da proposta de ensino baseada na estética da recepção e nos direitos humanos – busca propiciar discussões relevantes acerca das temáticas dos contos no ensino de literatura, a fim de levar textos críticos e reflexivos aos alunos da rede básica de ensino. No que concerne à metodologia da pesquisa, faremos uma análise interdisciplinar dos contos que compõem a coletânea, com base no aporte teórico citado, e elaboraremos atividades de ensino que contemplem a representação literária em relação interdisciplinar com os direitos humanos e a condição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Busca-se, portanto, contribuir com o ensino de literatura voltado a questões que permeiam a sociedade contemporânea.
Análise da influência de um parque urbano do Município de Barbosa Ferraz - Paraná na adesão à prática de atividade física
Discente: Danieli dos Santos da Silva
Orientador: Carlos Alexandre Molena Fernandes
Resumo: Os parques urbanos têm sido valorizados como ambientes de convívio de diferentes lazeres e ainda possibilitam a relação com a natureza. Desta forma, o aumento da oferta de parques vem sendo valorizado como importante estratégia para o aumento da prática de atividades físicas na população. Realizar atividade física em áreas mais verdes apresenta grandes benefícios físicos, psicológicos e sociais, e consequentemente pode ser uma excelente ferramenta para reduzir a prevalência de sedentarismo da população, promovendo desta forma redução também nos gastos públicos em saúde. Portanto, o planejamento correto e a conservação de parques públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da promoção da saúde e qualidade de vida. Frente a isto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência de um parque urbano do município de Barbosa Ferraz-PR na adesão à prática de atividade física. Para o desenvolvimento do estudo será realizado uma pesquisa quantitativa, de corte transversal.
Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto interdisciplinar das tecnologias digitais: processos de formação e de construção de identidade de trabalhadores
Orientador: Cleverson Molinari Mello
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar como se configura o processo de formação humana e construção de identidade de trabalhadores estudantes da EJA, tendo em vista o contexto interdisciplinar das tecnologias digitais no âmbito da cibercultura contemporânea. A metodologia da pesquisa está ancorada em uma pesquisa de campo que propõe conhecer como estudantes (das turmas da EJA) do Colégio Estadual Dona Pérola Byington produzem discursos, sentidos e significados sobre sua formação em um contexto onde as tecnologias digitais contribuem para a construção de suas identidades enquanto sujeitos sociais. Vale ressaltar que a referida escola vem se adaptando à realidade do ensino híbrido, transição que vem impactando a realidade dos alunos da EJA.
“‘Vai morrer.’ Mas antes, ele espanca a infeliz”: heterodiscurso e axiologias em Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo
Discente: Douglas Fernando Blanco
Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato
Coorientadora: Wilma dos Santos Coqueiro
Resumo: A abordagem das relações sociais e de suas problemáticas e a prospecção de transformações individuais e sociais pelo diálogo são inerentes ao acabamento temático do gênero discursivo romance, que tem meios próprios de enriquecer o discurso interior, apreender e orientar-se à realidade. Assim, nesta dissertação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que coaduna referenciais do dialogismo de Bakhtin e do círculo de seus pesquisadores, dos Estudos Culturais, da Sociologia, do Direito e dos Estudos sobre a violência de gênero, objetiva-se analisar o fenômeno do heterodiscurso e sua manifestação axiológica e ideológica no romance Mulheres empilhadas, da escritora brasileira contemporânea Patrícia Melo, cuja temática desnuda o grave e intolerável problema da violência contra mulher no Brasil atual. Espera-se, ainda, com o estudo, problematizar como as diferentes formas de manifestação da violência contra a mulher, como a física, psicológica, sexual, simbólica, estrutural são representadas nesse romance de autoria feminina, arraigadas a uma cultura que subsidia a manutenção de relações de poder, opressão, violência e injustiça contra as mulheres.
Formação de professores e o processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica: os novos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 no Brasil
Orientador: Cleverson Molinari Mello
Resumo: A pesquisa terá por objetivo analisar as políticas implementadas para a formação de professores da Educação Básica no Brasil, seus impactos na sala de aula e na aprendizagem dos estudantes em tempos de Pandemia da COVID-19. Com abordagens interdisciplinares, pretende-se com o trabalho, observar as transformações causadas ao longo do tempo, para melhor compreensão/intervenção do momento atual em que a educação está passando. As ações serão pautadas com base em levantamentos bibliográficos que tratam da questão da formação de professores e a relação com a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Com base nestes apontamentos, a pesquisa visa aprofundar-se sobre como isto pode impactar no trabalho docente, na valorização e na formação do professor, e na melhoria da qualidade do ensino. Os apontamentos servirão como base, considerando o trabalho realizado nos anos letivos de dois mil e vinte, e dois mil e vinte e um, em função da Pandemia causada pela COVID-19. Desta forma, levantar a necessidade da formação interdisciplinar ao professor, superando a fragmentação do ensino, capaz de levar o sujeito a intervir de forma positiva na sociedade em que está inserido.
Um estudo sobre a violência doméstica contra mulheres atendidas pela Secretaria de Ação Social no Município de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação
Discente: Luciana Josélia Micolajunas
Orientadora: Fabiane Freire França
Coorientador: Fred Maciel
Resumo: A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social, de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento do tema. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a pesquisa objetiva analisar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres atendidas pela Secretaria de Ação Social do Município de Corumbataí do Sul/PR. O procedimento metodológico será a pesquisa qualiquantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento, na busca de elucidar o problema apresentado. Espera-se que tal pesquisa possa promover diálogos sobre o tema e propor possíveis estratégias para potencializar os serviços de média e alta complexidade no atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
“Sacudi o pó das vossas sandálias”: impactos das tensões entre Pe. Aloysio Jacobi e agentes públicos na configuração político-religiosa da região de Campo Mourão
Discente: Lucinéia Aparecida Gomes Pereira
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Resumo: A pesquisa pretende percorrer a trajetória de Pe. Aloysio Jacobi problematizando as disputas pelo poder religioso e secular na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. A pesquisa qualitativa utilizará fontes empíricas presentes em repartições públicas, arquivos eclesiásticos, hemeroteca nacional, além de entrevistas com pessoas que conheceram o personagem. Pretendemos com a pesquisa entender a figura controversa de Pe. Aloysio Jacobi, tido como patriarca do catolicismo na região que, de um lado, enfrentou as autoridades civis para exigir do Estado “indulgências” civis à sua Igreja e, de outro, empenhou-se na expansão da diocese de Campo Mourão.
Configurações familiares e práticas pedagógicas em um cenário dos contos e das histórias infantis
Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro
Coorientadora: Fabiane Freire França
Resumo: Pretendemos com esta pesquisa identificar as novas configurações familiares por meio de publicações teóricas acadêmicas dos últimos cinco anos para, em um segundo momento, em pareceria com o IMAPE, propor capacitações/formações que envolvam reflexões acerca do tema junto aos(às) Orientadores(as) Educacionais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Campo Mourão PR. Assim, tendo em vista o caráter humanizador e de mimese da realidade propiciados pela arte literária, em especial, pela literatura infantil, o objetivo é promover uma prática educativa por meio dos contos diversos (de sabedoria, de fadas, fantásticos, etc.) e das histórias infantis como fomento de entendimento acerca das constituições familiares. Para a realização desse estudo, buscou-se a pesquisa qualitativa – que tem como foco as relações interdisciplinares entre Literatura Infantil, Educação, Direito, Sociologia e História Social – na qual se pretende obter uma compreensão mais profícua do contexto e da visão dos próprios atores para poder interpretar a realidade. Como resultados, espera-se contribuir para uma Educação Infantil pautada em direitos humanos, com respeito às diversas configurações familiares, compostas por grupos de minorias ainda invisibilizados e discriminados socialmente, ao se refletir acerca das mesmas por meio de estudos teóricos, leituras interdisciplinares de textos da literatura infantil e do trabalho por meio das formações docentes com orientadores(as) educacionais. Em vista disso, infere-se que as histórias infantis elencadas, assim como as publicações acadêmicas, possam contribuir não apenas nas práticas cotidianas desses(as) orientadores(as) educacionais, mas também de professores(as) e alunos(as) da rede básica.
Direitos Fundamentais das Pessoas Trans: atuação do Ministério Público de Campo Mourão-PR
Discente: Thiago Rodolfo Pires
Orientadora: Fabiane Freire França
Coorientador: Fred Maciel
Resumo: No presente trabalho, de natureza interdisciplinar, coadunamos contribuições da Antropologia, ciência do Direito, Educação, História, Filosofia, Psicologia, Sociologia e dos estudos de gênero aos eixos de análises dos direitos fundamentais sociais e humanos da educação e do trabalho no tocante às pessoas trans de Campo Mourão-PR. Buscou-se não apenas apontar as adversidades e os contratempos existentes em um contexto contemporâneo que se mostra hostil e que repudia ostensivamente a manifestação diversa da cisnormatividade socialmente reconhecida, mas sobretudo destacar os possíveis caminhos a serem perfilhados na legítima luta social empreendida, com destaque para a atuação do Ministério Público. Objetiva-se investigar as políticas públicas municipais de inclusão da população trans de Campo Mourão-PR no acesso aos direitos fundamentais sociais da educação e do trabalho, com o desiderato de promover a construção e consolidação de um ambiente democrático fomentador da diversidade. Nesse contexto, faz-se necessária uma análise documental e estudo exploratório junto ao Ministério Público do município de Campo Mourão com a intenção de averiguar os instrumentos de proteção, de acesso aos direitos fundamentais da população trans. Busca-se reconhecer a identidade de gênero enquanto direito fundamental e humano, com a consequente proteção da pessoa trans, no intuito de promover plenamente a consecução da dignidade da pessoa humana a não-discriminação, educação libertária, valores sociais do trabalho a todas e todos.