Egressos - Discentes 2017
Religião e política: a atuação parlamentar de agentes religiosos na Assembleia Legislativa do Paraná (2015-2017)
Discente: Daiana Nunes da Rosa (Lattes)
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Coorientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender as articulações entre religião e política no espaço público, a partir do exercício do mandato de quatro agentes religiosos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), entre 2015 e 2017: Pastor Edson Praczyk, Cantora Mara Lima, Pastor Gilson de Souza e Missionário Ricardo Arruda, pertencentes às seguintes igrejas: Igreja Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular e Igreja Mundial do Poder de Deus. A empiria é composta pelo levantamento, tabulação e análise das proposições legislativas; exame dos posicionamentos e votos em plenário; investigação exploratória nas redes sociais e nos sites e entrevista semi-estruturada com os agentes religiosos. Operacionalizando conceitos oriundos das áreas das Ciências Humanas, procuramos identificar e problematizar as imbricações e permeabilizações entre os campos da religião e da política, discutindo o perfil e as características do jeito evangélico de legislar.
Formação técnica integrada e desenvolvimento: possíveis relações entre perfil e expectativas dos estudantes e as propostas de um curso em informática
Discente: Ednéia Martins Ferreira de Souza (Lattes)
Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o perfil e as expectativas de formação e atuação profissional idealizadas e planejadas pelos estudantes de um curso Técnico Integrado em Informática do Campus Avançado Goioerê e suas possíveis relações com os objetivos e finalidades propostos pelo curso no sentido de se entender mais ampliadamente as contribuições desta formação para o desenvolvimento profissional e social dos próprios estudantes, bem como do município em que estes futuros profissionais poderão atuar. A relevância desse estudo justifica-se na medida em que contribui para uma compreensão mais ampliada e significativa acerca das possíveis relações entre o perfil e as expectativas dos estudantes e a proposta de formação técnica integrada, na área de informática, do curso investigado, e das contribuições para o desenvolvimento sociocultural e econômico do município. Tendo em vista a complexidade do objeto de pesquisa, fundamentamos nossa pesquisa nos aportes teóricos advindos de diferentes áreas do conhecimento, tais como: a Sociologia (GIDDENS, 2001; ALVARENGA et al, 2011; IVO, 2012), Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009), Economia (FURTADO, 1984; SCHULTZ, 1973; AMARO, 2004) e Educação (FRIGOTTO et al, 2004; 1998; MANFREDI, 2002). Para isso, utilizaremos a pesquisa de campo do tipo exploratório-descritivo (LAKATOS, 2003), com base nas abordagens qualitativa e quantitativa (LAKATOS, 2003; CANO, 2012; RAMOS, 2013). No que tange às técnicas para a coleta dos dados, utilizaremos questionários a serem aplicados com os estudantes, levantamento de dados sobre seus perfis por meio de informações sócioeconômicas, entre outras, obtidas a partir de registros acadêmicos, análise de documentos institucionais como as normativas internas da instituição, decretos e resoluções do MEC no que se refere ao ensino técnico e integrado. Quanto aos resultados esperados, consideramos que os dados obtidos por meio dessa pesquisa poderão nos fornecer subsídios significativos para um maior entendimento tanto do desenvolvimento social dos estudantes quanto das influências de sua inserção profissional futura em seu município.
Identidade, diferença e pedagogia de projetos na escola
Discente: Elaine Leal Jacomel (Lattes)
Orientador: Ricardo Fernandes Pátaro
Resumo: A presente pesquisa parte de uma perspectiva interdisciplinar e busca articular estudos oriundos das áreas de educação, sociologia e antropologia. O objetivo é investigar como a pedagogia de projetos pode contribuir para a constituição das identidades de estudantes de uma turma do Ensino Fundamental ao possibilitar um trabalho pedagógico com a questão das diferenças. A pedagogia de projetos é uma metodologia ativa de aprendizagem na qual o(a) docente propõe o estudo de um tema que está ligado a um problema real, favorecendo a participação de alunos e de alunas, o desenvolvimento de estratégias de indagação, de interpretação, de transformação da realidade estudada, além do conhecimento de si mesmo e do mundo em que se vive. Um dos pressupostos básicos da pedagogia de projetos é o de que a produção de conhecimento adquire significado quando estabelece relações com a vida dos(as) estudantes e quando os conteúdos escolares são entendidos em suas interlocuções com a cultura, com a história de vida e identidades de alunos e alunas. Nossa pesquisa adota uma abordagem qualitativa na intenção de buscar interpretar comportamentos, opiniões e expectativas dos(as) estudantes participantes da investigação. Durante a pesquisa acompanharemos uma prática pedagógica fundamentada na pedagogia de projetos e desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Campo Mourão, Paraná. A prática pedagógica a ser desenvolvida terá como tema norteador a questão da identidade e das diferenças, considerando que as diferenças colocam em evidência nossas próprias identidades. O planejamento das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula será feito de forma compartilhada, em um trabalho coletivo entre a pesquisadora e a professora da turma, utilizando diferentes instrumentos, tais como: caderno de campo, planos de aula, atividades desenvolvidas pelas crianças durante o projeto, entrevistas com a professora e estudantes, além de uma atividade inicial com as crianças, que será repetida ao final do projeto para identificar se e de que forma, por meio da pedagogia de projetos, os(as) estudantes passaram a reconhecer e valorizar alguns dos elementos nos quais se apoiam a constituição de suas identidades. Além da contribuição para a constituição identitária dos alunos, a ideia será questionar as relações de poder e os processos de diferenciação que produzem a identidade e a diferença, já que estratégias que apenas admitam, reconheçam e valorizem as diferenças podem não fornecer aos alunos(as) os instrumentos necessários para questionar aqueles mecanismos e instituições que produzem estereótipos de identidades culturais e separam as pessoas por meio das diferenças.
Entre o santíssimo e os santinhos: a atuação do Ministério Fé e política do Paraná nas eleições proporcionais de 2014
Discente: Fábio Alexandro Sexugi (Lattes)
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Coorientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Resumo: A pesquisa tem o escopo de explorar as interações entre a Renovação Carismática Católica (RCC) e o universo eleitoral no Estado do Paraná. O recorte adotado para tanto enfoca a articulação de seu Ministério Fé e Política (MFP) em vista da construção e divulgação de candidaturas oficiais nas eleições proporcionais de 2014 à Câmara dos Deputados Federais e à Assembleia Legislativa do Paraná. Pretende-se, ainda, fazer uma análise da utilização, para fins sufrágicos, de significantes católicos e do discurso religiosos, verificada no material de campanha dos candidatos carismáticos. A partir do exame desses panfletos de marketing eleitoral e da documentação eclesiástica, na esteira das discussões acerca da laicidade do Estado, procura-se discutir a construção, pelo amálgama de arquétipos sacros e cívico-eleitorais, de um simulacro da autoridade canônica com vistas ao poder secular.
Tendências e desafios nas representações de jovens universitários acerca da política
Discente: Leonardo Carvalho de Souza (Lattes)
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Coorientador: Frank Antonio Mezzomo
Resumo: Na presente pesquisa, visamos analisar o perfil e trajetórias de jovens universitários de cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas da Unespar, com a finalidade de compreender as tendências e desafios nas concepções desses jovens acerca da política. A partir de uma abordagem quali e quantitativa, faremos uso de entrevistas semiestruturadas e análise de dados já obtidos por meio de um SurveyMonkey, junto aos estudantes matriculados nos anos finais dos cursos de graduação. A perspectiva teórica está ancorada na interdisciplinaridade e na teoria da complexidade, pelas quais intentamos apreender nosso objeto de estudo em sua multidimensionalidade e nas relações múltiplas que estabelece. Com tais discussões, esperamos compreender as representações dos estudantes em relação aspectos políticos e sociais, e como a formação universitária modifica e/ou perpetua seus entendimentos sobre tais assuntos.