Discentes 2025

Cuidados paliativos como prática comunicativa no contexto hospitalar: percepções de profissionais, pacientes e familiares na atenção integral

Discente: Adriana Ângela de Brito 

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: Resumo: A comunicação e os cuidados paliativos em oncologia no contexto hospitalar é um componente essencial para a construção de vínculos, a tomada de decisões compartilhadas e a promoção de uma assistência integral e humanizada. Com isso, buscamos entender os desafios que podem constituir esta comunicação entre os envolvidos nestas situações em unidades hospitalares. Para isso, nos pautamos nos aportes da perspectiva da pesquisa interdisciplinar (Alvarenga et al., 2011), vinculada à Teoria da Complexidade (Morin, 1996, 2005, 2015), nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1997[2009], 2008), da Clínica da Atividade francesa que se fundamenta na Psicologia do Trabalho (Oddone, 1981; Clot, 1999[2006]; Faïta, 2002, 2005; Roger, 2007; Scheller, 2003), na Comunicação em saúde hospitalar e enfermagem (Morais et al., 2009; Souza et al., 2022) e na Humanização dos cuidados paliativos em contexto hospitalar (Pessini; Bertachini, 2004; Morais et al., 2009). No que concerne à metodologia, quanto à natureza de pesquisa, utilizaremos a abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa (Lakatos; Marconi, 2010; Creswell; Clark, 2018), além da pesquisa qualitativo-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). No que tange à coleta e geração de dados, descreveremos os principais protocolos e estratégias comunicacionais utilizados, com ênfase no modelo SPIKES (Lino et al., 2011) e nas diretrizes do Ministério da Saúde, bem como identificaremos os desafios enfrentados nas interações em situações de vulnerabilidade emocional pelas percepções de profissionais da área, pacientes e familiares, de um hospital do interior do Estado do Paraná, por meio do procedimento das Instruções ao Sósia, da Clínica da Atividade (Oddone, 1981; Oddone, Re; Briante, 1981; Clot; Faïta, 2000; Saujat, 2002) e de um questionário online, via Google Forms. Os resultados esperados apontam para a valorização da escuta ativa, a superação de barreiras institucionais e a necessidade de práticas formativas que qualifiquem a comunicação como eixo transversal fundamental da assistência paliativa.


Literatura de autoria feminina no Ensino Médio: uma proposta interdisciplinar com contos de Clarice Lispector

Discente: Ana Luiza dos Santos Florêncio 

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Coorientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Resumo: Esta pesquisa, inserida na linha de pesquisa Formação humana, processos socioculturais e instituições, tem por objetivo compreender de que modo a literatura modernista e feminina de Clarice Lispector, a partir de contos selecionados, pode ser abordada no Ensino Médio por meio de uma perspectiva interdisciplinar e fundamentada no método recepcional. Ainda são muitos os questionamentos existentes quanto ao Ensino de Literatura, uma vez que essa disciplina ocupa, frequentemente, um lugar de desinteresse e baixa relevância no contexto educacional. Neste sentido, os contos de Clarice Lispector surgem como uma possibilidade de apresentar essa Literatura, a partir de uma escritora feminina, clássica e modernista. Tendo a Estética da Recepção (Jauss, 1994) como base metodológica, a proposta de atividades interdisciplinares por meio desses contos é uma das possibilidades desse ensino. Assim, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, pretende-se não apenas analisar os contos, mas também estabelecer, em termos teóricos, diálogos interdisciplinares entre o Método Recepcional (Bordini; Aguiar, 1993), a historiografia da literatura de autoria feminina, os pressupostos dos estudos culturais, as perspectivas da educação e do ensino, bem como os postulados sociológicos que consideram a Literatura como um direito humano. Deste modo, espera-se que esta pesquisa, com propostas de atividades pautadas na Estética da Recepção, configure-se como uma maneira efetiva de possibilitar o ensino-aprendizagem dos alunos, considerando as atividades que serão propostas e a metodologia adotada.


A plataformização na Educação Básica: contribuições e desafios ao ensino de Matemática

Discente: Claudinês Bombana Ramos 

Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo: Este estudo aborda o uso da plataformização, as políticas e práticas educacionais, os quais passaram a priorizar o uso de diferentes plataformas em ambientes escolares. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo mais amplo investigar o uso da plataforma Khan Academy, em especial, na disciplina de Matemática, no Ensino Médio da rede estadual paranaense, bem como a plataforma Eduqbrasil utilizada na rede municipal do interior do Estado do Paraná. Para atender a este objetivo mais amplo, buscamos realizar os seguintes objetivos específicos: a) descrever a plataforma Khan Academy e a plataforma Eduqbrasil e suas propostas para a disciplina de Matemática tanto no Ensino Médio da rede estadual, quando no Ensino Fundamental 1 da rede municipal; b) identificar as contribuições e os desafios da plataformização, em especial, do uso das plataformas investigadas; e, c) refletir sobre o papel social do professor frente à proposta da plataformização e as suas atribuições na construção dos saberes e na formação do aluno. Para tanto, ancoramos nosso estudo na perspectiva da pesquisa interdisciplinar (Alvarenga et al., 2011; Santos, 2012), vinculada à Teoria da Complexidade (Morin, 1991, 1996, 2005), além de outros estudos relacionados à temática proposta, bem como em outros campos teóricos que tratam da plataformização, a saber: as áreas das tecnologias, do direito e da psicologia. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossos estudos na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa (Lakatos, 2010, 2015, 2018; Creswell; Clark, 2018). Quanto aos instrumentos de coleta e geração de dados, além de estudos bibliográficos, utilizaremos um questionário online, via Google Forms, junto a 20 professores da Educação Básica,  sendo 10 de cada contexto investigado, a fim de melhor entender os desafios do uso das plataformas que podem influenciar e/ou constituir não somente o processo de ensino e aprendizagem, como também a prática profissional docente e os desafios que permeiam sua situação de trabalho. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade (Morin, 1991, 1996, 2005, 2010, 2011, 2016), tais como: o princípio o hologramático (a relação entre as partes e o todo) e o da recursividade (a contribuição de um elemento ao outro de modo recíproco), além de alguns procedimentos de análise do ISD (Bronckart, 1997[2009]), tais como: o contexto de produção da pesquisa, o plano global e/ou macroestrura da investigação, e o uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas) (Bronckart, 2008; Bulea, 2010) de modo a interpretar mais apropriada o que poderá emergir dos dados a serem obtidos. No que concerne aos resultados esperados, sinalizam para um maior entendimento das plataformas investigadas, suas contribuições e desafios ao trabalho de ensino no campo da Matemática, assim como do papel social do professor frente às novas demandas impostas pelo sistema educacional. 


A internacionalização da Universidade Estadual do Paraná (Unespar): uma análise a partir dos convênios internacionais vigentes entre os anos de 2013 e 2025

Discente: Daniel Pereira dos Santos 

Orientador: Carlos Alexandre Molena Fernandes 

Resumo: Pela ótica de uma análise crítica acerca da relevância do internacionalista no âmbito da Política Institucional de Internacionalização da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), este projeto busca analisar quais foram os desdobramentos a partir dos convênios internacionais vigentes, estabelecidos pela Unespar com instituições no exterior, entre os anos de 2013 e 2025. Para alcançar este objetivo, serão identificados os convênios com instituições internacionais, em consonância com a política de internacionalização da universidade. Neste percurso, almeja-se compreender a atuação do profissional egresso de Relações Internacionais nos processos de estabelecimento e/ou manutenção de convênios e parcerias internacionais firmadas pela Unespar, estabelecendo a conexão da teoria à prática interdisciplinar e multidisciplinar. Por fim, serão descritos os resultados dos convênios predefinidos no período estabelecido. Para elaboração deste projeto, utilizamos pesquisa qualitativa, documental, com apoio da etnografia, análise em fontes primárias e secundárias, assim como a elaboração de questionários para aplicação aos gestores e fiscais de convênios. Espera-se com esta pesquisa contribuir no desenvolvimento da Política Institucional de Internacionalização da Unespar. Também é almejado averiguar a centralidade do profissional de Relações Internacionais, sobretudo, no que concerne à incorporação de um contexto multidisciplinar e plural. Sendo imprescindível a atenção para o reconhecimento do contexto histórico do Brasil com os demais países ante as relações externas para fins da internacionalização do ensino superior. A importância deste profissional se amplia na elaboração de mecanismos no forjar da identidade institucional alinhada ao projeto democrático de nação, e quiçá de América Latina. 


Corpos e imagens: o impacto das redes sociais na construção das identidades e qualidade de vida

Discente: Denise Aparecida Ramiro Lombardi 

Orientadora: Meire Aparecida Lóde Nunes

Resumo: Este projeto está pautado no método de pesquisa interdisciplinar sendo o objetivo investigar a relação entre corpo, imagem, felicidade e qualidade de vida a partir de uma análise de como as imagens midiáticas moldam ideais de beleza e formas de gestão de emoções nas mulheres docentes de escolas públicas municipais de Janiópolis-PR.  Para tanto, recorre-se à metodologia qualitativa a partir de pesquisa de campo com aplicação de dois testes em grupos focais, conforme proposto por Gatti (2005). Serão dois grupos compostos por aproximadamente 15 participantes, sendo docentes mulheres. Estas serão selecionadas a fazer parte da pesquisa pelo critério de inclusão: estar atuando como docente na rede pública do município. O convite partirá pela pesquisadora em conjunto com a Secretária da Educação do município em questão. O primeiro instrumento de avaliação é o questionário de Felicidade Interna Bruta (FIB) que qualifica a percepção de felicidade entre os participantes. O segundo teste é o Body Image Avoidance Questionnaire (BIAQ), que examina a percepção da imagem corporal entre os participantes para medir a frequência com que eles evitam situações, atividades ou comportamentos devido à insatisfação com a própria imagem corporal, ele foi desenvolvido por Campana (2007). A partir de uma avaliação entre as participantes acerca das demandas midiáticas relacionadas à imagem corporal e a sua associação com a felicidade, espera-se contribuir para ampliar o entendimento sobre os impactos dessas narrativas na construção da identidade, além de incentivar reflexões e ações transformadoras sobre as experiências relacionadas aos padrões estéticos de imagem corporal.  



Análise interdisciplinar das trajetórias de vida pregressa das mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Feminina de Piraquara no Paraná

Discente: Janaina Montenegro 

Orientadora: Maria Inez Barboza Marques 

Coorientadora:Adriana Delmira Mendes Polato 

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar interdisciplinarmente as trajetórias de vida pregressa das mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Feminina de Piraquara no Paraná, para compreender as histórias de vida, investigando situações em comum que possam ter desencadeado tendências criminosas que levaram ao cometimento de delitos e qual ou quais as participações dos segmentos sociais como família, escola e círculos sociais influenciaram na decisão que culminou na ocorrência do crime. Utilizando a interdisciplinaridade como embasamento teórico, a pesquisa considerará a mulher como autora do fenômeno criminógeno, com base na criminologia crítica,  na história, em que serão ponderadas as construções históricas sobre o cometimento de crimes femininos; a psicologia fornecerá suporte conceitual para compreender os mecanismos de dependência emocional com os parceiros masculinos; e, dos direitos humanos, serão trazidas as compreensões de como a supressão de tais direitos nas fases anteriores de sua vida são fatores que remontam reflexamente proporcionais às consequências que podem levar às decisões erradas em suas vidas adultas. A pesquisa será essencialmente qualitativa por meio de entrevista semiestruturada com 50 (cinquenta) mulheres privadas de liberdade alojadas na Penitenciária Feminina de Piraquara no Paraná para analisar suas trajetórias de vida. Ao final da pesquisa, espera-se ser possível identificar fatores em comum que puderam influenciar na decisão de cometer delitos e com isso colaborar para efetivas providências sobre eventuais instrumentos de prevenção e, ainda, direcionamentos específicos nos processos de ressocialização durante a execução de suas penas. 

 

Sistema carcerário feminino do município de Campo Mourão-PR e seus impactos sociais

Discente: Lilian Castro Rodrigues de Oliveira 

Orientadora: Adriana Beloti

Resumo: Esta pesquisa dedica-se a estudar o sistema carcerário feminino de Campo Mourão, em uma abordagem interdisciplinar. O objetivo é investigar, sob a perspectiva interdisciplinar, o funcionamento do sistema carcerário feminino de Campo Mourão e suas implicações sociais. Busca-se analisar a estrutura física da cadeia feminina, verificando em que medida atende ou não as especificidades de gênero, além de registrar o processo histórico de instalação da referida cadeia, para compreender seus impactos sociais na cidade. Para tanto, fundamenta-se este estudo em referenciais teóricos como a obra de Bicudo (2008), Pombo (2008), Alvarenga (2011), entre outros. Tal perspectiva justifica-se pela medida em que a realidade prisional exige abordagens críticas e sensíveis às múltiplas determinações sociais e de gênero como classe. A pesquisa interdisciplinar por promover um diálogo entre saberes distintos apreende a totalidade dos fenômenos complexos, portanto, o sistema carcerário feminino de Campo Mourão, por ser um território simbólico e material de reprodução de desigualdades, será analisado à luz da epistemologia da interdisciplinaridade. No que se refere à abordagem metodológica, o estudo será pautado na combinação entre as abordagens quantitativa e qualitativa. Por meio da pesquisa de campo, serão coletados os dados, utilizando-se a aplicação de um questionário, elaborado de forma a captar tanto os aspectos objetivos quanto os subjetivos da realidade vivenciada pelas mulheres em situação de cárcere. Dentre os resultados, pretende-se registrar o processo de instalação de tal cadeia no município, bem como traçar um panorama das condições desse sistema prisional, o que poderá contribuir com a proposição de políticas voltadas às especificidades de uma cadeia feminina.


O heterodiscurso em O Conto da Aia, de Margaret Atwood: representação de relações sociais assimétricas (dis)tópicas de gênero

Discente: Lorena Yasmim Rogaleski 

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato

Coorientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Resumo: Este trabalho tem como objeto a análise comparativa dos discursos sobre o papel social das mulheres mobilizados heterodiscursivamente no romance O Conto da Aia, de Margaret Atwood (2021[1985]) e suas relações dialógicas com posts contemporâneos de Instagram. O conto da Aia, em sua narrativa, nos traz uma crítica social distópica acerca das relações sociais assimétricas de gênero em um regime governamental totalitário e opressor às mulheres, submetidas a desempenharem papéis sociais considerados inferiores aos das figuras masculinas. As relações sociais se processam numa sociedade apoiada em valores regressistas e ultraconservadores que são representados nos atos e discursos das personagens. Nesse contexto, as aias seriam mulheres que têm o papel social de reproduzir, devido à baixa natalidade do país. A distopia que marcou o contexto de produção da obra, em 1985, parece ter se dissolvido em quatro décadas, quando reconhecemos projeções valorativas e ideológicas da obra se refletirem e se refratarem em discursos veiculados em redes sociais como o Instagram e que convocam às mulheres papeis sociais tradicionais de submissão e opressão. Tanto o gênero romanesco quanto os vídeos publicados no Instagram concatenam herodiscursivamente diferentes vozes sociais, diferentes estilos e gêneros. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar dialogicamente as manifestações heterodiscursivas e a representação das relações sociais assimétricas de gênero no romance O conto da Aia e suas refrações nos discursos conservadores sobre o papel social das mulheres em posts de Instagram na contemporaneidade. Para tanto, revisitamos historicamente a constituição da sociedade patriarcal e suas implicações às relações de gênero, buscamos compreender como a narrativa (dis)tópica de autoria feminina pode representar refratariamente uma realidade cronotópica, bem como analisamos como a opressão de gênero se refrata à realidade concreta por meio do heterodiscurso no romance e do heterodiscurso das mídias digitais publicadas no Instagram. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, qualitativa, interpretativista e bibliográfica, que articula aportes teóricos de diferentes áreas, dentre elas a Crítica Literária, a Crítica Feminista, os estudos sociológicos e, especialmente, os pressupostos do dialogismo de Bakhtin e o Círculo. Coadunam-se o método sociológico de estudo da língua(gem) preconizado por Volóchinov (2021) e seus desdobramentos interpretativos e o método comparativo na literatura, que estuda as relações entre textos-enunciados literários e outras expressões artístico-semióticas. Espera-se como resultados compreender os valores representados no heterodiscurso do romance e, para além disso, como essas axiologias influenciam sobre as sociedades fictícia e real virtual, refratárias dos fenômenos correntes na vida social.



Amor(a): transformação social e luta por identidade da comunidade lésbica no livro Amora (2024), de Natalia Borges Polesso

Discente: Ludmila Vitória Soares 

Orientadora: Wilma dos Santos Coqueiro

Coorientadora: Maria Inez Barboza Marques

Resumo: Esta proposta de pesquisa, que integra a linha de pesquisa “Formação humana, processos culturais e instituições”, propõe-se uma análise da autoria homoafetiva feminina, a partir do recorte do corpus de Amora (2022), coletânea de contos de Natalia Borges Polesso. A partir dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, da Crítica Feminista e dos Estudos Queer, propomos a análise dos contos “Vó, a senhora é lésbica?”, “As Tias”, “Como te extraño, Clara”, “Minha prima está na cidade”, “Botinas”, “Punhos”, “Estranho”, “Memórias” e “Templo”. A partir da proposição de Antonio Candido (2019), de que a ficção literária refrata o conteúdo social, o objetivo geral é analisar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, a literatura lésbica de autoria feminina, com foco em Amora, de Natália Borges Polesso, a fim de investigar a representação identitária das mulheres lésbicas e os desafios por elas enfrentados, contribuindo para a visibilidade e reflexão sobre as questões de gênero e sexualidade na literatura, que reflete a realidade social. Para tanto, evidenciaremos sobre o uso da linguagem e o silenciamento histórico das literaturas femininas e lésbicas, a partir de um estudo da historiografia oficial brasileira. Em busca de uma abordagem interdisciplinar, essa é uma pesquisa bibliográfica analítica, que coaduna referenciais teóricos dos Estudos Culturais (Cevasco, 2003; 2009; Costa, 2004;), da crítica feminista (Lauretis, 1994; Zolin, 2019; Figueiredo, 2020a), dos estudos queer e lésbicos (Butler, 2003; Miskolci, 2017; Sarmet, 2018; Figueiredo, 2020b, Polesso, 2024). Este estudo visa contribuir para o debate acadêmico e social acerca das identidades queer na literatura de autoria feminina, bem como das representações sociais de preconceitos e violências que afetam essas mulheres, ao promover maior visibilidade a esses grupos minoritários, por meio da releitura da crítica literária canônica e da contística contemporânea de autoria feminina lésbica, sob uma perspectiva mais inclusiva e plural. 

 

Fé, poder e justiça: utilização do aparato religioso em campanha nas eleições municipais de 2024 no Paraná 

Discente: Luiz Fernando do Nascimento

Orientadora: Frank Antonio Mezzomo

Resumo: A presente pesquisa tem por escopo a investigação do uso instrumental da religião como elemento de persuasão política em campanhas municipais de 2024 no Paraná. O estudo tem como objetivo central o exame da mobilização da religião em campanhas eleitorais municipais, avaliando sua compatibilidade com referencial teórico e legal vigente e seus impactos sobre a paridade de armas dos candidatos na disputa do pleito. Pretende-se mapear estratégias de uso de símbolos, rituais e lideranças religiosas em campanhas, analisar sua conformidade com as normas eleitorais e examinar precedentes e decisões judiciais que envolvam a propaganda em ambientes religiosos. A relevância do tema decorre do crescente protagonismo das instituições eclesiáticas no espaço público brasileiro, evidenciado pelo aumento expressivo de candidaturas que acionam elementos religiosos, bem como pela intensificação de controvérsias judiciais relacionadas à manifestação política em igrejas, templos e cultos por lideranças espirituais e pelos próprios candidatos. O referencial teórico-metodológico adotado fundamenta-se na interdisciplinaridade entre Direito Eleitoral, Ciência Política, Sociologia e Filosofia, articulando os conceitos de liberdade religiosa, laicidade do Estado e isonomia eleitoral. A metodologia é qualitativa, baseada em análise documental e de conteúdo, com corpus empírico constituído por petições, decisões e materiais de campanha — incluindo vídeos, publicações em redes sociais e impressos — constantes de processos ajuizados na Justiça Eleitoral do Paraná durante o pleito de 2024. Os resultados esperados incluem a formulação de parâmetros interpretativos capazes de auxiliar a Justiça Eleitoral na distinção entre manifestações religiosas legítimas e situações configuradoras de abuso, contribuindo para o aperfeiçoamento da jurisprudência eleitoral e para o fortalecimento do debate acadêmico e institucional acerca da relação entre religião e política no Brasil. 


Ataque às universidades e ao conhecimento científico: análise dialógica dos discursos de um influenciador digital de direita em vídeos de mesacast e de TikTok

Discente: Marcela dos Santos Rocha 

Orientadora: Adriana Delmira Mendes Polato 

Resumo: Este estudo visa analisar a constituição axiológica dos discursos de ataques ao conhecimento científico e às universidades públicas brasileiras, proferidos por um influenciador digital de direita em vídeos de mesacast e TikTok, por ser representativo de pensamento de grupo. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, fundamentando-se nas intersecções entre a história da educação no Brasil, as mídias digitais como instrumentos de comunicação contemporâneos de grande influência e alcance e os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo-interpretativista. Esperase (des)revelar as relações dialógicas e as axiologias que constituem os discursos de ataque ao conhecimento científico e às universidades, buscando compreender os sentidos agenciados e compartilhados nos discursos analisados, a fim de problematizar tais construtos e propor uma agenda de enfrentamento a essas práticas difamatórias, as quais comprometem a valorização da ciência e a responsabilidade social das universidades públicas.

 

A terceirização da educação através das telas: a influência das TCIs no ensino-aprendizagem

Discente: Mariele Eloísa Pinzan Gomes 

Orientador: Cleverson Molinari Mello

Resumo: A crescente inserção das tecnologias digitais no cotidiano infantil, principalmente com o uso de dispositivos como smartphones, tablets e computadores, (seja na escola e/ou ambiente familiar), tem gerado novas formas de experiências, interações e aprendizagem. Entretanto, a aparente terceirização da educação e do lazer por meio das telas exige uma análise sobre o desenvolvimento infantil. O estudo tem como objetivo investigar os efeitos do uso excessivo de telas no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais de crianças na terceira infância, a partir da perspectiva de pais, alunos, professores e pedagogos de 03 (três) escolas públicas do município de Campo Mourão. A fundamentação teórica apoia-se em autores que discutem as relações entre educação, tecnologia e sociedade. Trata-se de um estudo interdisciplinar, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para análise dos dados, será utilizado o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). Espera-se que os resultados contribuam para uma melhor compreensão do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil. Da mesma forma, oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de estratégias pedagógicas e familiares que promovam o uso mais consciente, equilibrado e saudável das tecnologias no cotidiano das crianças. 



Arte e existência: o autorretrato como expressão do ser mulher

Discente: Silvileny Dayanne Poncette Neves

Orientador: Cleverson Molinari Mello

Coorientadora: Meire Aparecida Lóde Nunes

Resumo: O estudo nasce do desejo de compreender como as mulheres contemporâneas percebem a si mesmas e constroem a consciência de si e de sua identidade feminina, em um contexto marcado por atravessamentos patriarcais. Propõe-se investigar a interseção entre arte, filosofia e estudos de gênero. A abordagem é interdisciplinar, tendo como instrumento sensível o autorretrato como forma de expressão e investigação a mediação da arte; uma linguagem simbólica capaz de favorecer a escuta e a expressão das experiências subjetivas das mulheres, possibilitando (re)conhecimento e (re)construção da identidade feminina. A experiência do ser mulher é abordada em diálogo com os pensamentos de Simone de Beauvoir e Maurice Merleau-Ponty, entendendo a percepção do vir a ser mulher, como elementos fundamentais na construção da subjetividade feminina, a mulher que sente, percebe e ressignifica o mundo ao seu redor. A obra imagética Manteau Rouge (1923), de Tarsila do Amaral, é utilizada como referência para refletir sobre os caminhos da arte feminina no Brasil e sua relação com a existência e identidade da mulher. A metodologia inclui revisão bibliográfica, análise fenomenológica e grupo focal com mulheres de Umuarama (PR), que, por meio da prática do autorretrato, revisitam suas memórias e identidades. A pesquisa propõe um olhar sensível e múltiplo sobre a mulher que se vê, se reconhece e se expressa, reconhecendo na arte um espaço de construção e fortalecimento e, na interdisciplinaridade, um caminho para visibilizar a experiência feminina.


Educação e governança: a trajetória do currículo em uma educação infantil neoliberal

Discente: Vitor Matheus Bellis Alves 

Orientadora: Suzana Pinguello Morgado

Resumo: Em uma sociedade permeada pela lógica neoliberal de conceber existências, e tensionada por lutas de classes, a educação torna-se o território em que as disputas de poderes se materializam. Dessa forma, o presente projeto tem como tema as políticas educacionais, em específico o currículo escolar, e seu objetivo é analisar como o conceito de governança se relaciona com o currículo da educação básica, na sociedade contemporânea, com vistas à compreensão de em que medida a governança interfere na propositura e efetivação do currículo da educação infantil. Para tal, este projeto visa uma pesquisa de revisão bibliográfica, de livros, artigos teses e dissertações relevantes sobre o tema em voga, e de análise documental, em artigos de lei e na Base Nacional Comum Curricular. Parte-se de uma postura interdisciplinar e a análise se dará por meio do materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1818-1883), em suas categorias de hegemonia, reprodução e contradição. Os conceitos fulcrais deste projeto terão seu aporte nas Teorias do Currículo e nas concepções de Estado e Governança em Roger Dale (s/d - atualmente). Como resultados, espera-se compreender como os interesses de governança, a nível nacional e internacional, influem sobre a propositura de um currículo para a educação infantil.