Egressos - Discentes 2017

Uma análise da pedagogia da alternância na formação dos jovens egressos da casa familiar rural de Pinhão/PR, e seus desdobramentos na agricultora familiar

Discente: Andréia Luciane dos Santos (Lattes)

Orientador: João Carlos Leonello

Resumo: Essa pesquisa se propõe a analisar a Casa Familiar Rural de Pinhão, Paraná, que utiliza como proposta de ensino a Pedagogia da Alternância, aos jovens oriundos da agricultura familiar, através da oferta do curso técnico em Agroecologia. Para tanto, buscaremos analisar se a formação recebida pelos jovens egressos da Casa Familiar Rural de Pinhão tem possibilitado uma formação que contribua para o desenvolvimento da agricultura familiar na perspectiva agroecológica e permanência desses jovens no campo. A pesquisa se desenvolverá partindo da análise de diferentes documentos e legislações, dados técnicos, pesquisa de campo, observação participante e entrevistas, através de uma abordagem qualitativa. O trabalho será desenvolvido a partir de uma proposta interdisciplinar, tendo como referência a área de concentração sociedade e desenvolvimento.

 

Memória e esquecimento: as representações de Tiradentes na historiografia, na mídia digital e no livro didático de história

Discente: Daniela Maria do Nascimento Hypolyti (Lattes)

Orientador: Fábio André Hahn

Coorientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as representações de Tiradentes na historiografia, na mídia digital e nos livros didáticos de História, analisando diferentes formas de linguagem que podem ser utilizadas na elaboração de uma História Pública sobre a formação da identidade brasileira, personificada na figura de Tiradentes. Para isso, será realizada uma revisão da historiografia produzida a partir da década de 1990, bem como uma investigação e análise das notícias jornalísticas que circularam na internet no feriado de 21 de abril dos anos de 2014-2017 e dos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental inseridos na política do PNLD referente ao ciclo trienal 2017-2019. A natureza interdisciplinar deste estudo encontra-se fundamentada nos aportes teórico-metodológicos dos campos da História, Sociologia, Comunicação Social e Educação.

 

Visualidade do rodeio: a repercussão da festa do  peão de Colorado por meio da imagem

Discente: Deividi Lira Martins (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo 

Resumo: O rodeio é caracterizado como um esporte que envolve o homem e animal, além de ser considerada uma festa. Possui significado cultural e gera impacto econômico e desenvolvimento na sociedade em que está inserida. A pesquisa será realizada na cidade de Colorado que sedia esse evento desde 1974, sendo esta considerada a Capital do Rodeio do Paraná pela paixão que motivou o seu povo desde a realização da primeira festa. A festa tornou-se grandiosa não só pelas atrações artísticas e de lazer que oferece aos seus visitantes, como também pela qualidade dos animais, da prova dos Três Tambores e montarias em touros e cavalos. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a visibilidade e a repercussão da Festa do Peão de Rodeio de Colorado-PR por meio da imagem. Os procedimentos metodológicos são constituídos de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação participante, imagens do evento inseridas em jornais, impressos, cartazes e mídia digital e fotografias. A pesquisa segue a perspectiva interdisciplinar estabelecendo diálogo com a Antropologia, Comunicação Social, História, Geografia e Sociologia. 

 

O processo de disciplinarização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no centro socioeducativo de Campo Mourão – PR

Discente: Eliane Marcheski (Lattes)

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: O presente projeto insere-se nos estudos de formação humana, com vistas a compreender as relações entre o espaço, o indivíduo e a sociedade, de modo a contribuir com as políticas públicas. Tem como objetivo compreender como o processo disciplinarização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Centro Socioeducativo de Campo Mourão-PR contribui para a ressocialização do interno, buscando demonstrar os contextos sociais e ideológicos que permeiam essa trajetória. Para tanto, far-se-ão análises de documentos (relatórios psicoassistenciais, de visitas, do livro de ocorrência) e a observação do espaço enclausurador, tentando verificar o modus operandi da instituição (o cotidiano, os espaços, os encaminhamentos, os agentes), e como interação dos adolescentes com esse cenário gera as resistências das mais variadas formas através de uma abordagem interdisciplinar na observação da complexidade do objeto de estudo: adolescentes em conflito com a lei. 

 

O que afeta a probabilidade da evasão escolar no ensino fundamental I e II: uma análise estatística e econômica para o Brasil

Discente: Rosilene Lavezzo Melo (Lattes)

Orientadora: Janete Leige Lopes

Resumo: A educação assumiu posição de destaque no processo de desenvolvimento pessoal e econômico, principalmente em função de sua importância para o conhecimento técnico e científico e da possibilidade da redução das desigualdades sociais e ampliação das oportunidades. Este projeto tem como objetivo analisar as variáveis sociais que permeiam a evasão escolar de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, no ensino fundamental I e II no Brasil. Desse modo, se fará possível verificar o que afeta a probabilidade de uma criança ou adolescente, estudante evadir-se da escola. Para atingir o objetivo proposto este estudo fará uso da análise social, da estatística descritiva e de um Modelo de Probabilidade, denominado Próbit. Para tal utilizar-se-á como fonte de dados a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD de 2015, implementada e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Trata-se, portanto, de uma contribuição inédita e singular, uma vez que discute a realidade da evasão escolar infanto-juvenil e sua relação com a questão sócio econômica. Acredita-se que as principais causas da evasão escolar no ensino fundamental I e II no Brasil estejam atreladas as condições socioeconômicas das famílias que vivem em situação de pobreza e do trabalho infanto-juvenil.