Egressos - Discentes 2015

Agentes religiosos na política: reflexões a partir da Câmara Municipal de Campo Mourão

Discente: Amanda Costa Pinheiro (Lattes)
Orientador:  Frank Antonio Mezzomo
Coorientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

Resumo: A pesquisa discute as interrelações entre religião e política, a partir da atuação de agentes religiosos no legislativo municipal de Campo Mourão. São analisados os materiais produzidos por três vereadores, também denominados de agentes ou atores religiosos, durante o exercício dos primeiros anos de seus mandatos (2013 e 2014). O corpus documental dessa investigação é constituído por projetos de leis, indicações, moções, relatórios, dentre outras proposições e demandas apresentadas pelos vereadores investigados. A pesquisa problematiza a presença dos agentes religiosos na esfera política, na intenção de discutir se tal interrelação corrobora e/ou ressignifica os conceitos de secularização, imbricação e permeabilização das fronteiras entre os campos político e religioso.


Colunas religiosas e moralização do comportamento da mulher: um estudo a partir do Jornal Folha do Norte do Paraná

Discente: Amanda de Souza Ribeiro (Lattes)
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Coorientador:Frank Antonio Mezzomo

Resumo: A pesquisa objetiva analisar as matérias de colunas religiosas que tematizam a mulher no jornal Folha do Norte do Paraná, mídia impressa vinculada à Diocese de Maringá. Pretende-se analisar as matérias das colunas religiosas veiculadas durante a década de 1970, que serão lidas e tabuladas em vista de verificar, com base nos estudos de gênero e na análise de conteúdo, as representações da mulher presentes na mídia impressa. Compreende-se que o jornal não veicula acontecimentos de forma neutra e imparcial, mas (re)produz discursos que se articulam ao contexto histórico, social e cultural, bem como aos interesses de seus proprietários e anunciantes. Busca-se verificar se e de que forma os conteúdo veiculados reforçam representações moralizantes em relação ao comportamento das mulheres, tendo em vista o contexto histórico marcado pelo feminismo no Brasil, pelas discussões acerca da lei do divórcio, pela inserção da mulher no espaço público, tal como no mundo do trabalho e na política.

 

Identidades em choque: violência como afirmação da diferença

Discente: Ana Carla Poliseli (Lattes)
Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes

Resumo: A pesquisa objetiva identificar e analisar as situações de violência identitária veiculadas na mídia impressa regional, buscando problematizar a formação de uma identidade única e imutável a partir das situações de violência noticiadas. Sua principal fonte de consulta será o jornal Tribuna do Interior. O periódico surgiu para atender uma demanda regional e todo o seu conteúdo, inclusive pautas nacionais, são vistas a partir do enfoque local. Tem-se como fundamentação teórica para a compreensão do conceito de identidade a perspectiva dos Estudos Culturais e um de seus mais destacados membros, Stuart Hall. Nesta linha, compreende-se que o processo de identificação passa pela articulação com o exterior que o constitui, diretamente atrelado com as diferenças construídas por processos sociais e simbólicos. O resultado é que as identidades não são unificadas e podem colidir em alguns momentos. A pesquisa nos exemplares da Tribuna do Interior pretende apontar situações em que esse choque fica evidente, traduzido em algumas formas de violência noticiadas. Seus recortes espaciais e temporais são a região de Campo Mourão e os anos de 1987 a 1995. Estas escolhas se justificam uma vez que o Brasil passava por um momento de transformações estruturais. O Congresso Nacional discutia em 1987 as matérias que seriam incluídas na Constituição Federal e que iriam nortear o ordenamento jurídico. A democracia que se implantava trazia possibilidades e desafios que se traduziam nos princípios constitucionais. A demanda pelo reconhecimento da pluralidade iniciada com a Constituição irá culminar na criação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias no Congresso Nacional em 1995. Este movimento e os reflexos no cotidiano daqueles que integravam a nação foi sentido e documentado com mais intensidade em grandes centros, existindo poucas pesquisas em regiões de pequeno e médio porte como a que este estudo está inserido.

 

Religião e espaço público: análise da campanha eleitoral dos candidatos religiosos à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Discente: Andressa Peron de Bitencourt Lopes (Lattes)
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Coorientador:Frank Antonio Mezzomo

Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar relações entre o campo religioso e o campo político no que tange às inserções da religião no espaço público, tendo como base a campanha eleitoral para o preenchimento das vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014. Buscamos analisar se e de que forma os candidatos identificados como agentes religiosos de diversas denominações evangélicas fazem uso de elementos político-religiosos como estratégia de campanha. O corpus documental da pesquisa é composto pelos materiais de campanha produzidos pelos candidatos, tais como propagandas eleitorais veiculadas em diferentes mídias, publicações em redes sociais, dentre outros. Diante da crescente presença de agentes religiosos no campo político nacional, em especial no momento das eleições, a pesquisa visa contribuir com discussões fomentadas nas diversas áreas das ciências humanas e sociais acerca da permeabilização de fronteiras entre religião e política, possibilitando a problematização acerca das pertenças entre o que se denomina as esferas do público e do privado.

 

O Mosaico referencial de Neil Gaiman: Um estudo sobre a intertextualidade em The Sandman

Discente: Cleverson de Lima (Lattes)
Orientadora: Mônica Luiza Socio Fernades
Coorientadora: Edcleia Aparecida Basso

Resumo: O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos, e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada, e o dividimos em três capítulos. O primeiro trata de considerações sobre intertextualidade e literatura comparada no campo da teoria literária, com o suporte de autores como Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) e Barros (2003). No segundo, apresentamos diversos níveis de contextualizações de The Sandman, para localizá-lo com relação a esta pesquisa e também a seu próprio contexto de produção. O referencial utilizado, nesse sentido, envolve considerações de Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) e Hutcheon (1991), entre outros. O terceiro capítulo compreende um levantamento das referências intertextuais presentes em nosso corpus, e a análise de algumas dessas ocorrências. Os resultados obtidos apontam para a pertinência de se desenvolver estudos comparativistas, e também para a compreensão de The Sandman enquanto produção intelectual e cultural de maior relevância, constituindo um panorama sobre a cultura humana desde suas manifestações mais antigas até a contemporaneidade.