Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Corpo Docente > Maria Antonia Ramos Costa

Maria Antonia Ramos Costa

Saúde da comunidade: foco nas ações de promoção a saúde prevenção de agravos

O presente estudo tem como objetivo geral apreender as diferentes perspectivas e práticas de promoção à saúde e prevenção de agravos utilizadas na Atenção Primária à Saúde e instituição de ensino na perspectiva dos usuários/alunos e de profissionais. Para tanto propõe-se a realização de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa.


Educação em saúde na atenção à população vulnerável na pandemia de Sars-Cov-2

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, delineada seguindo a abordagem da pesquisa-ação. O público-alvo são grupos vulneráveis, com destaque para as gestantes, puérperas e idosos, no que se refere à prevenção do SARS-Cov-2. A partir do levantamento das lacunas educativas serão realizadas ações e materiais educativos sobre a temática de forma participativa. A análise dos dados de caracterização será feita por estatística descritiva simples e a análise do dados qualitativos ocorrerá por meio de análise interpretativa de Polit, Beck e Hungler (2011). 


Educação permanente para a prevenção de doenças crônicas e redução de complicações nos servidores da Unespar

Objetivo da pesquisa é realizar um diagnóstico das condições de saúde dos servidores da Universidade Estadual do Paranavaí por meio de um questionário on line enviado a todos os servidores dos 7 campi, e posterior identificação dos fatores de risco para a implantação ações de prevenção de agravos e promoção da saúde do Trabalhador da Unespar.


Programa de atenção à saúde da comunidade

O programa de Atenção à Saúde da comunidade terá como objetivo atender as necessidades de saúde da população de Paranavaí e região em todos o seu ciclo de vida, com ações educativas e, possibilitar aos acadêmicos o cumprimento das atividades extensionistas inseridas no currículo de enfermagem. O programa será composto por 4 projetos de extensão que tratarão de temas como saúde da mulher; saúde mental; promoção da saúde e prevenção de agravos, divulgação de conteúdos e informações por meio de mídias sociais a toda a comunidade. Justifica-se a importância deste programa, porque o Curso de enfermagem é frequentemente procurado pelos municípios para a realização de atividades sobre diversos temas em escolas, associações, unidades básicas de saúde, como também para profissionais de saúde. Considerando o papel da universidade na integração à comunidade, este programa visa também fortalecer o tripé que subsidia as ações das instituições de ensino superior que é ensino-pesquisa e extensão.


Práticas empreendedoras na enfermagem: o uso de tecnologias em saúde e inovações

Objetivos : Investigar as tecnologias e inovações no campo da enfermagem e ampliar o escopo de opções nesta área,  para os avanços às práticas empreendedoras na enfermagem; Realizar um diagnóstico situacional sobre as práticas empreendedoras na enfermagem; Identificar se são utilizadas e quais são as  tecnologias de inovação utilizadas nas  práticas empreendedoras no ambiente de trabalho dos enfermeiros; Ampliar as opções de ferramentas tecnológicas e de inovação para os enfermeiros para aplicabilidade nas práticas empreendedoras e Realizar oficina de educação permanente sobre a utilização da tecnologia e inovação para as  práticas empreendedoras na enfermagem.