Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Corpo Docente > Maria Izabel Rodrigues Tognato

Maria Izabel Rodrigues Tognato

English as a Medium of Instruction (EMI) e letramentos acadêmico-científicos na Pós-Graduação pela internacionalização

Considerando-se a necessidade de se discutir English as a Medium of Instruction (EMI) e a relevância de sua articulação com a proposta dos Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior, com foco na pós-graduação stricto sensu, visamos a investigar iniciativas de ensino e pesquisa na Unespar pautadas na proposta de EMI com o intuito de articulá-las à perspectiva de Letramentos Acadêmico-Científicos, bem como contribuir para a internacionalização enquanto política institucional . Para isso, fundamentamos nosso estudo nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), do EMI enquanto perspectiva global e estratégia para a internacionalização (TAMTAM; GALLAGHER; NAHER; OLABI, 2013; BRADFORD, 2016; VERDU, 2019; MACARO; AKINCIOGLU; HAN, 2020) e dos Letramentos Acadêmicos e Científicos (STREET, 1984, 2010; LEA; STREET, 1998, 2014; PASQUOTTE-VIEIRA; FIAD, 2008; FISCHER; PELANDRÉ, 2010; FIAD, 2011, 2016; MOROSINI, 2011; BAZERMAN; MORITZ, 2016; CRISTOVÃO; VIEIRA, 2016; MAGALHÃES; CRISTOVÃO, 2018). No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizaremos questionário junto a coordenadores de curso, a descrição de práticas introdutórias de EMI e a análise de percepções de estudantes de uma disciplina por meio de questionário e a identificação das possíveis contribuições desta experiência em contexto de pós-graduação como campo de atuação da própria pesquisadora. Para as análises, sistematizaremos os segmentos de organização temática (SOT) (temas) e de segmentos de tratamento temático (STT) (subtemas) (BRONCKART, 2008; BULEA, 2010). Com isso, esperamos poder contribuir para os avanços nas práticas formativas institucionais em relação a possíveis articulações entre as perspectivas de EMI, Letramentos Acadêmico-Científicos e internacionalização no contexto investigado.


Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA): compreensão e produção textual na Educação Superior

A compreensão e produção de textos de estudantes universitários e as especificidades dessas práticas nas várias culturas disciplinares (HYLAND, 2004) vêm se estabelecendo como objeto de estudo de pesquisadores da Linguística Aplicada (LA) há anos. Nesse contexto, o Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) nasceu de resultados de dois tipos de pesquisa: i) o estado da arte sobre letramentos acadêmicos (LEA;STREET, 1998) e científicos (MAGALHÃES;CRISTOVÃO, 2018) no Brasil; e ii) a análise das ementas de disciplinas dos cursos de graduação de três instituições (UEL, UTFPR e UNESPAR) e das respostas a questionários dirigidos a discentes, docentes e gestores. Essas análises objetivaram levantar ações didáticas em prol de letramentos acadêmico-científicos existentes e as possibilidades de atuação do LILA nas necessidades evidenciadas no conjunto de resultados. Tendo sido criada a rede LILA, que atualmente conta com pesquisadores de dez IES paranaenses, faz-se premente a pesquisa das ações implementadas no laboratório para avaliar seus impactos nos letramentos acadêmico-científicos nas instituições envolvidas. Logo, a proposta consiste no estudo de dados gerados em ações de ensino e extensão a serem realizadas pelo LILA, evidenciando o movimento cíclico; planejamento, implementação, avaliação; inerente ao projeto. A hipótese é que tais ações, coletivas, colaborativas e interinstitucionais podem gerar inovação na busca por superar dificuldades postas nas universidades quanto a letramentos acadêmico-científicos. Em especial, destacamos os percursos formativos e dispositivos didáticos propostos em colaboração interinstitucional entre laboratórios e projetos voltados aos letramentos acadêmico-científicos em âmbito estadual, para a formação de docentes e discentes de culturas disciplinares selecionadas, conforme a necessidade das IES integrantes.

 

Percursos formativos para monitores do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos-LILA

O projeto de pesquis,: Percursos formativos para monitores do laboratório integrado de letramentos acadêmicocientíficos-LILA, é um desdobramento do macroprojeto, Laboratório integrado de letramentos Acadêmico-científicos, LILA, sediado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o qual agrega várias instituições do ensino superior (IES) do Estado do Paraná, cujo objetivo é desenvolver ações didáticas em prol de letramentos acadêmico-científicos para as comunidades interna e externa das IES envolvidas. O LILA foi aprovado, como projeto multicêntrico, pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP) da UEL, em 22 de abril de 2021, com o CAAE 44382721.6.1001.5231e número do parecer 4.663.545. O projeto ora submetido está vinculado à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), uma das IES do LILA. A proposta busca criar um laboratório de letramentos acadêmico-científicos na UENP e implementar ações de monitoria acadêmica. Para tanto, o projeto objetiva elaborar e validar, de forma colaborativa, percursos formativos para monitores do LILA, que possam ser desenvolvidos tanto na modalidade a distância como híbrida, não somente na UENP, mas também nas demais IES da rede LILA. A intenção da pesquisa, com essa validação, é avaliar o potencial dos percursos formativos como instrumentos de desenvolvimento de capacidades linguageiras dos monitores na sua atuação como agentes de letramentos acadêmico-científicos. A bolsa de Apoio Técnico tem a finalidade, assim, de subsidiar as atividades da monitoria.