Maria Izabel Rodrigues Tognato
English as a Medium of Instruction (EMI) e letramentos acadêmico-científicos na Pós-Graduação pela internacionalização
Considerando-se a necessidade de se discutir English as a Medium of Instruction (EMI) e a relevância de sua articulação com a proposta dos Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior, com foco na pós-graduação stricto sensu, visamos a investigar iniciativas de ensino e pesquisa na Unespar pautadas na proposta de EMI com o intuito de articulá-las à perspectiva de Letramentos Acadêmico-Científicos, bem como contribuir para a internacionalização enquanto política institucional . Para isso, fundamentamos nosso estudo nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), do EMI enquanto perspectiva global e estratégia para a internacionalização (TAMTAM; GALLAGHER; NAHER; OLABI, 2013; BRADFORD, 2016; VERDU, 2019; MACARO; AKINCIOGLU; HAN, 2020) e dos Letramentos Acadêmicos e Científicos (STREET, 1984, 2010; LEA; STREET, 1998, 2014; PASQUOTTE-VIEIRA; FIAD, 2008; FISCHER; PELANDRÉ, 2010; FIAD, 2011, 2016; MOROSINI, 2011; BAZERMAN; MORITZ, 2016; CRISTOVÃO; VIEIRA, 2016; MAGALHÃES; CRISTOVÃO, 2018). No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizaremos questionário junto a coordenadores de curso, a descrição de práticas introdutórias de EMI e a análise de percepções de estudantes de uma disciplina por meio de questionário e a identificação das possíveis contribuições desta experiência em contexto de pós-graduação como campo de atuação da própria pesquisadora. Para as análises, sistematizaremos os segmentos de organização temática (SOT) (temas) e de segmentos de tratamento temático (STT) (subtemas) (BRONCKART, 2008; BULEA, 2010). Com isso, esperamos poder contribuir para os avanços nas práticas formativas institucionais em relação a possíveis articulações entre as perspectivas de EMI, Letramentos Acadêmico-Científicos e internacionalização no contexto investigado.