Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Corpo Docente > Aurea Andrade Viana de Andrade

Aurea Andrade Viana de Andrade

Patrimônio Territorial: validação e aprimoramento de instrumental metodológico

Impulsionar o desenvolvimento de territórios, regiões ou municípios tendo como referência seu patrimônio territorial, implica reconhecê-los como recortes espaciais específicos, incluindo sua gente, suas paisagens naturais, suas tradições históricas, suas formas de sobrevivência e a especificidade dos produtos ou serviços que oferecem. Assume-se a concepção de patrimônio territorial como o conjunto de ativos e recursos, materiais e imateriais, genéricos e específicos, públicos e privados, de um determinado território, em suas seis dimensões: (i) produtiva; (ii) natural; (iii) humana e intelectual; (iv) cultural; (v) social e (vi) institucional. Tem-se uma interrogação central como orientadora da investigação: como contribuir na qualificação de processos localizados de desenvolvimento, tendo como perspectiva a valorização das potencialidades socioeconômicas, culturais e ambientais dos territórios, assumindo como referência o seu patrimônio territorial? Como hipótese, tem-se o entendimento da necessidade de uma abordagem multi/interdisciplinar, sustentada em referenciais epistêmico-teóricometodológicos que permitam uma análise integrada das diferentes dimensões do recorte espacial objeto de estudo. Implica em assumir como diretriz uma ?abordagem territorial?, na perspectiva de superação de análises centradas em procedimentos disciplinares e/ou setoriais, considerando a realidade socioeconômica, cultural e ambiental, de forma integrada, reconhecendo sua complexidade. Essa perspectiva de investigação, desafiou a formação de uma equipe de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, oriundos de universidades brasileiras, de Portugal e da Espanha, que estão trabalhando desde fevereiro/2021, em reuniões de estudo realizadas virtualmente, no projeto de pesquisa aqui apresentado. Parte da equipe pertence ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR). A primeira etapa da pesquisa, que se estenderá até dezembro de 2021, está focada em duas metas: (i) a estruturação um referencial epistêmico-teórico orientador; (ii) a proposição de um instrumental metodológico que possa facilitar a utilização do patrimônio territorial como referência básica na produção de um diagnóstico e prospecção de cenários futuros, em recortes territoriais como territórios, regiões ou municípios. A primeira meta, resultou em dois artigos já publicados entre junho a agosto de 2021. A segunda meta está em execução, objetivando propor uma ?matriz metodológica multi-inter-setorial?, a ser aplicada como plano piloto em município(s) do litoral do Paraná (terceira meta do projeto), permitindo a caracterização da realidade em estudo e a prospecção de estratégias de superação de suas desigualdades socioeconômicas, o que está previsto ocorrer até outubro de 2022. Como o projeto de pesquisa em referência está integrado às atividades do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial (PPGDTS), pretende-se acessar os recursos do presente edital de pesquisa para auxiliar na aplicação do referencial teórico metodológico proposto em município(s) do litoral do Paraná, custeio de reunião de trabalho com parte da equipe de pesquisadores a ser realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral para validar e aprimorar o instrumental e publicação de e-book para socializar os resultados já alcançados, contemplando a equipe local, UFPR, nacional e internacional.