Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Corpo Docente > Maria Antonia Ramos Costa

Maria Antonia Ramos Costa

Gestão e avaliação de serviços na Atenção Primária à Saúde

Objetiva produzir evidências organizacionais, com base em modelos de gestão e assistenciais relacionados à APS. Avaliar processos, resultados ou impacto de ações e programas relativos à saúde individual, familiar e comunitária, e metodologias de avaliação, com foco na melhoria da efetividade e qualidade, formulando critérios e indicadores mais adequados à APS.

 

Perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em unidade hospitalar referenciada

O objetivo consiste em analisar o perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em unidade hospitalar referenciada. Trata-se de pesquisa descritiva, retrospectiva, de abordagem quantitativa, que consistirá na análise do perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em unidade hospitalar referenciada da 14º Regional de Saúde, que atende vinte oito municípios, por meio da análise documental de prontuários de pacientes admitidos consecutivamente nas unidades de atendimento à pacientes sintomáticos gripais, no período de 2019/2020. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o avanço da evidência científica sobre o perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com diagnóstico da COVID-19 em uma região do noroeste do Paraná para subsidiar aprofundamento técnico cientifico, de profissionais e gestores e comunidade cientifica local, regional e nacional, com foco na assistência segura e de qualidade.

 

PREVENÇÃO DE AGRAVOS E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA NO PERÍODO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

 presente pesquisa objetiva identificar as principais dúvidas que permeiam a vida de idosos e seus cuidadores neste período de pandemia da COVID-19, e a partir dos resultados, construir um material educativo para a promoção à saúde da pessoa idosa pós-pandemia. A metodologia utilizada será a pesquisa-ação, que é organizada em torno de uma ação planejada, com intervenções que buscam mudanças na realidade investigada. Como resultados da pesquisa, espera-se identificar as dúvidas que permeiam o cotidiano dos idosos e de seus cuidadores e disseminar informações úteis e comprovadas cientificamente, por meio de material educativo especifico tanto para os idosos quanto aos seus cuidadores, priorizando autocuidado e aumento da qualidade de vida, além da redução da disseminação de fake news que sejam prejudiciais à saúde deste público, corroborando com a proteção e promoção da saúde do idoso.


UNIVERSIDADE ABERTA PARA PESSOA IDOSA:IMPACTO NA CONDIÇÃO DE VIDA E SAUDE

A presente pesquisa objetiva identificar o nível de vulnerabilidade clínico-funcional de idosos alunos da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) em uma universidade do estado do Paraná. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritiva e de corte transversal, que será realizado com idosos participantes e matriculados nas oficinas da área da saúde da UNAPI. A coleta de dados se dará a partir da aplicação de um instrumento constituído com o perfil sociodemográfico e de hábitos de vida dos idosos, além da aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional. Com o resultados da pesquisa, espera-se identificar o nível de vulnerabilidade dos idosos, afim de promover atividades e oficinas adequadas a cada grupo com suas características e individualidades e consequentemente possibilitar maior autonomia e independência do idoso e prevenção do seu declínio funcional.

 

INFLUÊNCIA DA DANÇA CIRCULAR SOBRE A SATISFAÇÃO COM A VIDA DE PESSOAS IDOSAS NA COMUNIDADE

A dança circular integra o rol das vinte e nove práticas que compõem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), cujo objetivo é prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem publicou a portaria n 739/2024 normatizando a atuação da enfermagem nas PICS e contribuindo para a aproximação da enfermagem com práticas de promoção da saúde em diferentes ciclos de vida. O contingente de pessoas idosas tem aumentado significativamente, o que aponta a necessidade de oferecer uma atenção que envolva as demandas de cuidado e contemple a sua integralidade. Nesta perspectiva, faz-se necessário pensar em intervenções que contribuam para o nível de contentamento que alguém percebe quando pensa sobre sua vida em geral.