Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Corpo Docente > Maria Antonia Ramos Costa

Maria Antonia Ramos Costa


INFLUÊNCIA DA DANÇA CIRCULAR SOBRE A SATISFAÇÃO COM A VIDA DE PESSOAS IDOSAS NA COMUNIDADE

A dança circular integra o rol das vinte e nove práticas que compõem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), cujo objetivo é prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem publicou a portaria n 739/2024 normatizando a atuação da enfermagem nas PICS e contribuindo para a aproximação da enfermagem com práticas de promoção da saúde em diferentes ciclos de vida. O contingente de pessoas idosas tem aumentado significativamente, o que aponta a necessidade de oferecer uma atenção que envolva as demandas de cuidado e contemple a sua integralidade. Nesta perspectiva, faz-se necessário pensar em intervenções que contribuam para o nível de contentamento que alguém percebe quando pensa sobre sua vida em geral.

 

PERCEPÇÃO DE APOSENTADOS SOBRE SUA VIVÊNCIA NA UNIVERSIDADE ABERTA A PESSOA IDOSA

Pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que será executada com aposentados de um município da região Sul do Brasil. Objetiva apreender os significados experenciados por aposentados ao participar da universidade aberta a pessoa idosa. Serão incluídos no estudo os aposentados ou que recebem Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS). Os dados serão coletados por meio de entrevistas individuais, com questionário semiestruturado confeccionado pelos autores e serão analisados pela análise de conteúdo, tipo temática. Espera-se que este projeta contribua para a compreensão sobre a percepção dos aposentados sobre a importância da universidade aberta a pessoa idosa, subsidiando discussões para que seja incentivado pela sociedade a participação dos aposentados na Universidade aberta a pessoa idosa.PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA BOLSA DA FUNDAÇÃO ARAUCARIA- PIBIC.


Proteção dos direitos fundamentais e a dignidade humana no contexto das políticas públicas para pessoas em situação de rua: Uma análise sobre a (in)efetividade na busca por justiça social.

O estudo tem como objetivo analisar a eficácia das políticas públicas para pessoas em situação de rua, visando a proteção dos direitos fundamentais e da dignidade humana em busca de justiça social. Destaca-se a urgência em compreender as políticas públicas voltadas para esse grupo marginalizado, considerando não apenas as necessidades atuais, mas também a herança histórica de desigualdades.A pesquisa adotará uma abordagem hipotético-dedutiva, com foco na pesquisa de campo. Terá como participantes as pessoas em situação de rua, que se encontram privadas de liberdade, lotadas na Cadeia Pública de Paranavaí. A coleta de dados acontecerá por meio de entrevista semiestruturada. Terá como referencial teórico o Estatuto da Pessoa em Situação de Rua (Lei 1.635/2022) e propostas legislativas pertinentes. A pesquisa também utilizará teorias de Ronald Dworkin e Martha Nussbaum para embasar uma análise crítica, enfatizando a importância de uma abordagem jurídica e social holística. Além disso, buscará examinar a motivação de indivíduos não assistidos pelo Estado em cometerem delitos para acessar direitos que não possuem nas ruas. Como resultado busca-se contribuir para políticas públicas mais eficazes e inclusivas, visando uma sociedade mais justa e igualitária.


Abordagem da Mortalidade Infantil na 12 Regional de Saúde: Reflexões sobre as expressões da questão social.

A mortalidade infantil é um importante indicador para avaliar a saúde e as condições de vida de uma população, refletindo o desenvolvimento socioeconômico, a infraestrutura ambiental e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e infantil. A presente pesquisa tem como objetivo desvelar as expressões da questão social nos óbitos infantis ocorridos na 12 Regional de Saúde de Umuarama do Estado do Paraná nos anos de 2022 e 2023. Para este fim este estudo se propõe ao desenvolvimento de uma pesquisa exploratória, documental e qualitativa. Os resultados pretendidos incluem a identificação de aspectos sociais, econômicos e familiares nos óbitos infantis da 12 regional de saúde.


Territorialização na Atenção Primária à Saúde: uma abordagem baseada na vulnerabilidade familiar

O projeto busca aprimorar o processo de territorialização na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da identificação e análise da vulnerabilidade familiar. A pesquisa visa desenvolver um modelo que permita a estratificação das famílias com base em determinantes sociais e condições de saúde, contribuindo para o planejamento de ações mais efetivas e equitativas. Além disso, pretende-se propor estratégias que facilitem a tomada de decisão pelos profissionais de saúde, favorecendo a alocação de recursos e o fortalecimento do cuidado longitudinal e integral à população.