Fabiane Freire França
Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior: políticas e ações da Universidade Estadual do Paraná
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as políticas de direitos humanos voltadas à formação no ensino superior, com ênfase na Universidade Estadual do Paraná. Compreendemos a Educação em Direitos Humanos (EDH) como uma formação continuada que deve contemplar a valorização das diferenças e respeito à dignidade humana. A EDH só é possível mediante a internalização sistemática de uma cultura de direitos humanos nas mentalidades individuais e coletivas (CANDAU, 2012). Nesse sentido, problematizamos: como a universidade promove ações voltadas à educação em direitos humanos? Como favorecer e potencializar ações de EDH no Ensino Superior? A metodologia da pesquisa consiste na análise documental de políticas públicas internacionais e nacionais que orientam as ações de EDH no Ensino Superior e em Estudo de Caso, articulado à pesquisa bibliográfica, para o aprofundamento e a ampliação dos pressupostos teóricos que abordam o objeto de estudo. Consideramos, no atual contexto de Pandemia da Covid-19, que as ações voltadas à efetivação de uma EDH precisaram ser melhor articuladas junto às políticas estudantis. Em vista disso, o lócus da pesquisa será a Universidade Estadual do Paraná, com ênfase nas ações do Centro de Educação em Direitos Humanos e seus respectivos Núcleos, voltados à educação para as relações de gênero, étnico-raciais e de educação especial e inclusiva, bem como o apoio emocional e psicológico, tão necessários neste contexto.