Fabiane Freire França
Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior: políticas e ações da Universidade Estadual do Paraná
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as políticas de direitos humanos voltadas à formação no ensino superior, com ênfase na Universidade Estadual do Paraná. Compreendemos a Educação em Direitos Humanos (EDH) como uma formação continuada que deve contemplar a valorização das diferenças e respeito à dignidade humana. A EDH só é possível mediante a internalização sistemática de uma cultura de direitos humanos nas mentalidades individuais e coletivas (CANDAU, 2012). Nesse sentido, problematizamos: como a universidade promove ações voltadas à educação em direitos humanos? Como favorecer e potencializar ações de EDH no Ensino Superior? A metodologia da pesquisa consiste na análise documental de políticas públicas internacionais e nacionais que orientam as ações de EDH no Ensino Superior e em Estudo de Caso, articulado à pesquisa bibliográfica, para o aprofundamento e a ampliação dos pressupostos teóricos que abordam o objeto de estudo. Consideramos, no atual contexto de Pandemia da Covid-19, que as ações voltadas à efetivação de uma EDH precisaram ser melhor articuladas junto às políticas estudantis. Em vista disso, o lócus da pesquisa será a Universidade Estadual do Paraná, com ênfase nas ações do Centro de Educação em Direitos Humanos e seus respectivos Núcleos, voltados à educação para as relações de gênero, étnico-raciais e de educação especial e inclusiva, bem como o apoio emocional e psicológico, tão necessários neste contexto.
NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual
Este núcleo pretende atuar como apoio para estudos e pesquisas sobre a diversidade sexual, sexualidade, mídia, arte e sexualidade, direitos humanos, violência sexual infantil e direito e sexualidade, no espaço escolar, fornecendo subsídios teóricos e práticos sobre assuntos relacionados à sexualidade em geral, para acadêmicos de diversas licenciaturas; professores da rede municipal e estadual, como também da escola privada e a equipe pedagógica, priorizando a temática de gênero e diversidade sexual e suas repercussões no espaço educativo.
Implantação e consolidação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Educação Básica Pública - NAPI Educação do Futuro
Este projeto de pesquisa, financiado pela Fundação Araucária, é um recorte do Macroprojeto "Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Educação Básica Pública - NAPI Educação do Futuro". O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação NAPI Educação do Futuro tem por objetivo principal desenvolver estudos/pesquisas sobre Inovação nos Sistemas de Educação Básica Pública Brasileira pós-pandemia, de forma a contribuir para com Políticas Públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação no Estado do Paraná e no país. Assim, esse NAPI tem o propósito de congregar a expertise dos pesquisadores paranaenses, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, em redes de pesquisa, integrando stakeholders do Estado do Paraná para a geração e disseminação de conhecimento relativo à Educação Básica Pública no Estado e, desta forma, subsidiar a inovação na tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas com base no conhecimento científico. Para desenvolver os objetivos e as metas do presente NAPI, sua organização encontra-se estruturada em três grandes eixos temáticos: Eixo Temático 1 - Observatório da educação básica pública, Eixo Temático 2 - Competências digitais dos professores da Educação Básica e Ensino Superior públicos#10004; Eixo Temático 3 - Educação básica pública e desenvolvimento regional endógeno sustentável. Os objetivos das propostas de projetos de pesquisa se relacionam com as principais áreas prioritárias para os investimentos em Ciência e Tecnologia no Estado do Paraná (Figura 1), que foram baseadas nas condicionantes chaves transversais Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável. Da mesma forma, as proposições deste NAPI estão alinhadas com duas das condicionantes chaves verticais: Cidades Inteligentes /Cidade da Próxima Geração e Sociedade, Educação e Economia. Além dessas condicionantes, as proposições desse NAPI estão em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS 4 Educação de Qualidade.