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Maria Izabel Rodrigues Tognato

ENSINO DE LÍNGUAS E SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DOCENTE PELO VIÉS DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR: O DESAFIO DA PRÁXIS FRENTE AOS OBSTÁCULOS E NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM E DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA

 

Partindo do princípio de que a formação docente pode ser constituída por aspectos oriundos de diferentes campos teóricos, apresentando elementos que perpassam a formação profissional e humana, investigamos o ensino de línguas com base em gêneros de texto na formação docente inicial em um curso de licenciatura dupla Português-Inglês, com o intuito de relacioná-lo aos saberes necessários a esse processo de desenvolvimento, considerando-se os obstáculos e necessidades de aprendizagem e de formação. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), no ensino de línguas com base em gêneros textuais, bem como nas capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; CRISTOVÃO et al, 2010; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1996; DOLZ, 2016), no procedimento da sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) e/ou sequências de ensino e sequências de formação, nos saberes necessários à formação docente, a saber: saberes a ensinar (objetos de ensino, saberes ensináveis) e saberes para ensinar (metodologias de ensino, aspectos didático-pedagógicos) (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; LIBÂNEO, 2015), além de aportes da Teoria da Complexidade (MORIN, 1991; 2005). Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos estudos bibliográficos e análise de uma sequência de formação a fim de identificarmos as relações entre o ensino de línguas e os saberes necessários à formação docente. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior articulação entre os saberes necessários a essa formação e alguns aspectos advindos da pesquisa interdisciplinar para uma compreensão mais ampliada dos elementos constitutivos da formação docente inicial do professor de línguas.