Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Frank Antonio Mezzomo

Frank Antonio Mezzomo

Evangélicos na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná: análises das articulações entre religião e política nos mandatos de deputados estaduais (2015-2018)

A proposta tem como objetivo investigar as articulações entre os campos da religião e da política, a partir dos mandatos de evangélicos junto à Assembléia Legislativa do Estado do Paraná ? ALEP (2015-2018). A pesquisa se propõe a compreender as representações, valores e crenças acionados pelos agentes religiosos no campo político durante o exercício de seus mandatos políticos, iniciados em 2015. Serão investigadas as proposições realizadas junto à ALEP ? tais como projetos de lei, decretos e resoluções, indicações, proposições e requerimentos ? de 4 deputados estaduais identificados como evangélicos. A despeito do que defendia parte das ideias secularizantes acerca do lugar da religião na sociedade contemporânea, entende-se que as dinâmicas e os arranjos dos sujeitos e instituições requerem uma ressignificação de conceitos e noções para a compreensão das articulações entre política e religião, em sua complexidade e multidimensionalidade, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade.. 

Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

Agentes religiosos na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná: articulações entre religião e política na campanha eleitoral

A pesquisa visa investigar as articulações entre religião e política, a partir da eleição de agentes religiosos junto à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014. Busca-se compreender as representações, valores e crenças acionados pelos agentes religiosos durante o período eleitoral para o legislativo estadual do Paraná. Será investigada a participação de tais agentes na campanha eleitoral, utilizando-se de fontes como: materiais de campanha (jingles, santinhos, perfurades, cartazes, faixas), programas eleitorais, notas publicadas na imprensa estadual e regional, sites, blogs e fanpage. Entende-se que as dinâmicas e os arranjos dos sujeitos e instituições requerem uma ressignificação de conceitos e noções para a compreensão das articulações entre política e religião, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade.. 

Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Paraná - Auxílio financeiro.

 

Religião e política: participação de agentes religiosos no legislativo municipal

A proposta tem como objetivo investigar as articulações entre os campos da religião e da política, com base na atuação de agentes religiosos junto ao legislativo municipal de Campo Mourão/PR (2008-2016). A partir de uma abordagem de complexidade e interdisciplinaridade, articulando, sobretudo, as perspectivas da História, Antropologia, Sociologia, Psicologia e Ciências da Religião, a pesquisa se propõe a compreender as representações, valores e crenças acionados pelos agentes religiosos no campo político, em especial nas eleições e mandatos do legislativo municipal. Para tanto, será investigada a participação de agentes religiosos nas campanhas eleitorais de 2008, 2012 e 2016, bem como o exercício do mandato daqueles eleitos para atuação na Câmara Municipal de Campo Mourão/PR, utilizando-se de fontes como: materiais de campanha, programas eleitorais, entrevistas com os candidatos e vereadores, notas publicadas na imprensa local e regional, além da documentação referente aos trabalhos internos dos vereadores eleitos ? atas, leis e projetos de lei, homenagens, entre outros. A despeito do que defendia parte das ideias secularizantes acerca do lugar da religião na sociedade contemporânea, entende-se que as dinâmicas e os arranjos dos sujeitos e instituições requerem uma ressignificação de conceitos e noções para a compreensão das articulações entre política e religião, em sua complexidade e multidimensionalidade, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)