Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Fabiane Freire França

Fabiane Freire França

Gênero, diversidade e novas tecnologias: educação para as mídias na formação docente

 

O presente projeto tem como objetivo investigar as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) como difusoras das pedagogias de gênero e diversidade para a formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica. Nessa pesquisa compreendemos as NTIC como campo de pesquisa da educação para as mídias que podem produzir e operar linguagens e ações sensibilizadoras para a formação dos sujeitos sociais frente aos desafios da sociedade contemporânea. Nesse sentido, problematizamos: como as novas tecnologias podem contribuir para a formação docente no que se refere às discussões de gênero e diversidade? A metodologia da pesquisa está ancorada em uma intervenção dialógica que propõe articular a produção de dispositivos tecnológicos, tais como, websites, redes sociais, documentários, filmes, publicidades, desenhos, etc, voltados à formação inicial e continuada de professores/as da Educação Básica no que se refere as temáticas em pauta. Consideramos que a produção dessas tecnologias na formação docente pode abrir espaços para a pluralidade das pedagogias de gênero e diversidade.