Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGSeD recebe professor visitante da UFRGS

Notícias

PPGSeD recebe professor visitante da UFRGS

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento visando à inserção acadêmica de profissionais de instituições de ensino superior do país ofereceu entre os dias 04 a 06 de março a disciplina Tópicos Especiais em Formação Humana, processos socioculturais e instituições I: Religião no espaço público: considerações contemporâneas. 
A disciplina foi ministrada pelo professor Dr. Emerson Alessandro Giumbelli da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que atua no Departamento de Antropologia e no Programa de Pó-Graduação em Antropologia Social. O docente dedica-se à Teoria Antropológica, Antropologia da Religião e Antropologia da Modernidade, atuando principalmente com os seguintes temas: religião e modernidade, símbolos religiosos e espaços públicos, laicidade. 
O Professor Dr. Emerson Giumbelli e autor de vários livros dentre eles destacam-se: "Símbolos Religiosos em Controvérsias" (2014), "O Fim da Religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França" (2002), "O Cuidado dos Mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo" (1997). Co-organizador dos livros "Religión, Cultura y Política en las Sociedades del Siglo XXI" (2013) e "A Religião no Espaço Público" (2012). 
O docente possui 49 artigos publicados em periódicos científicos, sendo os que mais se destacam: a) A noção de crença e suas implicações para a modernidade: um diálogo imaginado entre Bruno Latour e Talal Asad; b) A Presença do Religioso no Espaço Público: Modalidades no Brasil; c) Os Azande e nós: experimento de antropologia simétrica. 
Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEPSAR Prof. Frank Antônio Mezzomo “a vinda de professores de outros centros de pesquisa e de PPGs já consolidados permite que professores e alunos de nossos mestrados estabeleçam diálogos, firmem parcerias e promovam intercâmbios científicos e culturais”. 
Segundo o pós-graduando Dean Veiga “a temática proposta pelo docente foi válida, tanto para ele como para o programa, pois contribuiu para repensar o objeto de pesquisa, sobretudo a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Outro ponto de destaque é que o professor soube integrar o tema que ministrou na disciplina com as pesquisas em desenvolvimento dos discentes”. 
Já para a Lara Bonini “essa troca interinstitucional propiciada pelo PPGSeD foi extremamente rica, no conhecimento de novas experiências, tipos de estudos desenvolvidos em outros grupos de pesquisa, uso de distintas metodologias, além da busca interdisciplinar entre as diferentes áreas de formação dos docentes e discentes”. 
O pós-graduando Leandro Moreira considera “a inserção do Prof. Dr. Giumbelli no PPGSeD foi importante, pois se trata de um grande pesquisador dos temas que apresentou em sala de aula. Além disso, tem contado direto com quem está produzindo o conhecimento sobre os temas propostos. A disciplina contribuiu para formação por meio da abordagem interdisciplinar e o tema Religião é de suma importância para se tentar entender a sociedade em que vivemos” 
O coordenador do PPGSeD Prof. Marcos Bovo questionou os pós-graduando quanto à opinião sobre a continuar buscando novos profissionais de centros de pesquisa e de PPGs para dar continuidade nas atividades que vem sendo desenvolvidas no programa. 
Para Lara Bonini “essa relação é significativa tanto para os mestrandos que estão iniciando suas pesquisas, quanto para os que já se encontram na fase final do trabalho, pois proporciona novos contatos, amplia os horizontes e as possibilidades de seguir para o doutorado, além de dar visibilidade e amadurecimento ao nosso programa. Espero que os intercâmbios não parem e que venham mais profissionais para contribuir com o PPGSeD”. 
O pós-graduando Dean Veiga destaca que “a oferta de disciplinas com a presença de outros profissionais é enriquecedora, além dos temas discutidos”. Para Dean “o PPGSeD deve continuar trazendo novos profissionais cujas experiências são compartilhadas pela vivencia de pesquisa que esses pesquisadores oferecem. As disciplinas optativas nos ajudam a pensar nosso trabalho e contribui com o enriquecimento teórico para a nossa vida acadêmica”. 
Já na opinião de Leandro Moreira “o PPGSeD deve continuar buscando novos profissionais para as disciplinas optativas, pois este intercâmbio é altamente interessante para todos os discentes do Programa. Trazer as opiniões desses profissionais acirra o nosso debate e nos dão prismas diferentes para as nossas observações acadêmicas”.

Texto organizado por: Marcos Clair Bovo.