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Aprender História por meio da Web: estudo da metodologia WebQuest

Coordenador: Fabio André Hahn
Vigência: 2014-2017
Apoio financeiro: MCTI/CNPq/Universal (14/2014)

Resumo: A proposta da pesquisa é investigar como e o que se aprende da História a partir da metodologia WebQuest, verificando a viabilidade da tecnologia educacional na melhoria da qualidade da aprendizagem dos jovens estudantes. Motivada pela falta de interesse e da dificuldade da aprendizagem histórica, a pesquisa será realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino de cinco cidades (Araruna, Barbosa Ferraz, Iretama, Roncador e Engenheiro Beltrão)da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, em que o agravante principal é a baixa média do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas, que mais se aproxima da média 3,4 da região norte, que está entre as mais baixas do Brasil, do que da média da região sul com 4,1. O que revela, em um primeiro momento, uma mesorregião com fortes indicadores de pobreza e formação educacional deficitária, refletida nos baixos índices, tanto no IDEB quanto no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Entre as inúmeras causas e variáveis possíveis a serem investigadas, focaremos especificamente na problemática de que o ensino de História e consequentemente o material didático disponível nas escolas estão muito distantes da realidade dos alunos, não permitindo o desenvolvimento da sua capacidade formativa, o que gera o desinteresse, dificuldade de aprendizagem e a inexistência da compreensão do sentido da História e da formação de uma consciência histórica. Portanto, a variável a ser explorada é de dependência, ou seja, a formação do aluno depende, entre vários outros fatores, do emprego de uma nova metodologia de ensino de História e da produção do material didático adequado à sua realidade. A WebQuest é uma metodologia ainda pouco conhecida no ensino de História nas escolas brasileiras, pautada no desenvolvimento investigativo a ser realizado pelo aluno na Web, sob orientação do professor, que elabora questões e tarefas a serem solucionadas na pesquisa de fontes, como: livros, artigos, vídeos, sites e demais documentos de informação. É um trabalho de cooperação e participação direta na construção do conhecimento, o que gera nos jovens estudantes o desenvolvimento de importantes habilidades cognitivas. Portanto, espera-se que esta pesquisa ao demonstrar como e o que os alunos aprendem da História, possa viabilizar pelo uso desta nova metodologia educacional, ações que resultem na compreensão do sentido da História e na formação de uma consciência histórica dos jovens estudantes nas escolas.