Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes 2014-2017 > Pasta Projeto de Pesquisa > Metodologia WebQuest: a tecnologia educacional no ensino de História

Metodologia WebQuest: a tecnologia educacional no ensino de História

Coordenador: Fábio André Hahn
Vigência: 2014-2016
Apoio financeiro: Fundação Araucária

Resumo: A verificação da falta de interesse e da dificuldade da aprendizagem dos alunos pelo estudo de História nas escolas hoje é consenso entre os estudiosos do tema. Entre as inúmeras causas e variáveis possíveis de serem investigadas, focaremos especificamente na problemática de que o método e consequentemente o material didático disponível nas escolas está muito distante da realidade dos alunos, não permitindo o desenvolvimento da sua capacidade formativa, o que gera o desinteresse, dificuldade de aprendizagem e a inexistência da formação de uma consciência histórica. Portanto, a variável a ser explorada é de dependência, ou seja, a formação do aluno depende, entre vários outros fatores, da metodologia e da produção do material didático adequado. A hipótese defendida para tratar desta questão seria o estudo e aplicação de uma nova metodologia de ensino a partir da WebQuest. Esta metodologia é pautada no desenvolvimento investigativo a ser realizado pelo aluno na web, sob orientação. Portanto, a proposta é investigar os elementos que demonstrem que essa nova metodologia aplicada por meio da tecnologia educacional produza resultados eficientes no processo de aprendizagem dos jovens estudantes nas escolas. A WebQuest é elaborada pelo professor com questões e tarefas a serem solucionadas pelos alunos na pesquisa de fontes, como: livros, artigos, vídeos, sites e demais documentos de informação, sempre supervisionadas e selecionadas pelo professor. Portanto, o trabalho de cooperação em grupo e da participação direta na construção do conhecimento, o que gera nos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades cognitivas. A justificativa é o estudo e aplicação de um método ainda pouco conhecido no ensino de História nas escolas brasileiras, pode gerar maior qualidade formativa do aluno tanto na formação da sua consciência histórica, quanto na capacidade investigativa e analítica.