Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > O Programa

O Programa

Histórico e Objetivos:

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) foi recomendado pela CAPES em agosto de 2013 e teve seu funcionamento iniciado em março de 2014, com o ingresso da primeira turma de Mestrado. O curso é ofertado no campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição credenciada como Universidade em dezembro de 2013. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu foi reconhecido conforme parecer CNE n. 23/2014 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, publicado no Diário Oficial da União da Edição n. 93, no dia 19 de maio de 2014, na seção 1, página 16.

 

Objetivo Geral:

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná tem por objetivo promover uma formação com vistas à autonomia para pesquisa e à produção de conhecimentos científicos acerca dos processos intra e intersubjetivos da formação humana, em suas relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço.


Objetivos específicos:

- Capacitar docentes e pesquisadores para atuação no Ensino Superior, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas, promovendo a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação na área interdisciplinar;

- Promover formação interdisciplinar para atuação no diagnóstico e acompanhamento de políticas públicas voltadas à formação humana, no que tange à qualidade de vida, à educação e ao desenvolvimento;

- Promover a capacitação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação, em vista de atender as demandas e problemáticas da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, marcadas pelas fragilidades educacionais, pelas desigualdades socioeconômicas e pela diversidade sociocultural, considerando as interfaces com o contexto global;

- Capacitar profissionais para atuar em esferas não acadêmicas na região e/ou no país, ligados aos setores governamental e/ou privado, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e social.

 

Perfil dos Egressos

Espera-se que o profissional formado seja capaz de desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos acerca dos processos intra e intersubjetivos da formação humana; atuar no Ensino Superior, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas, estabelecendo intercâmbios e parcerias com outras instituições públicas e privadas; atuar na Educação Básica, como docente ou profissional que contribua com a reflexão e a intervenção, tematizando questões inerentes a este nível de ensino; compreender a constituição histórica e cultural dos sujeitos e dos espaços na Mesorregião, em uma abordagem sistêmica, bem como a influência de tais aspectos na formação humana; contribuir no diagnóstico, elaboração e acompanhamento de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades socioeconômicas, levando em conta as diferenças culturais dos sujeitos, grupos e instituições; propor e acompanhar projetos de gestão voltados para o desenvolvimento socioeconômico nos diversos níveis de atuação.

Assim, o profissional formado deve ser capaz de compreender a formação humana em suas relações com: (a) os processos socioculturais que se constituem nas relações dos sujeitos com as esferas institucionais, bem como as formas de sociabilidade e a constituição de identidades em suas múltiplas dimensões; (b) as políticas públicas, os processos educativos e os processos de produção e ocupação do espaço. O egresso do PPGSeD poderá atuar em instituições de Ensino Superior e de pesquisa, na escola básica, na gestão pública e privada, em organizações do Terceiro Setor, entre outros. Nesse sentido, o curso visa formar um profissional que - a partir de uma postura epistemológica interdisciplinar e da construção de novas metodologias de pesquisa e intervenção - atue com base em uma compreensão multidimensional da realidade, em especial no que se refere às mudanças, aos desafios e às novas demandas relacionadas à sociedade e ao desenvolvimento.