Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Histórico

Histórico

Objetivos:

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná têm por objetivo promover uma formação com vistas à autonomia para pesquisa e à produção de conhecimentos científicos acerca dos processos intra e intersubjetivos da formação humana, em suas relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço.

Objetivos específicos:

- Capacitar docentes e pesquisadores para atuação no Ensino Superior, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas, promovendo a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação na área interdisciplinar;

- Promover formação interdisciplinar para atuação no diagnóstico e acompanhamento de políticas públicas voltadas à formação humana, no que tange à qualidade de vida, à educação e ao desenvolvimento;

- Promover a capacitação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação, em vista de atender as demandas e problemáticas da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, marcadas pelas fragilidades educacionais, pelas desigualdades socioeconômicas e pela diversidade sociocultural, considerando as interfaces com o contexto global;

- Capacitar profissionais para atuar em esferas não acadêmicas na região e/ou no país, ligados aos setores governamental e/ou privado, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e social.

Linhas de Pesquisas

Linha de Pesquisa 1:

Formação humana, processos socioculturais e instituições.

Essa linha de pesquisa tem como objetivo compreender os processos socioculturais que se constituem nas relações dos sujeitos com as esferas institucionais tais como a escola, a família, a política e a religião. Estuda as formas de sociabilidade e a constituição de identidades em suas múltiplas dimensões na contemporaneidade. Enfoca os processos educativos, as relações de trabalho, as trajetórias e projetos de vida enquanto aspectos relacionados à formação humana, constituída pelos processos socioculturais.

Linha de Pesquisa 2:

 Formação humana, políticas públicas e produção do espaço.

Essa linha de pesquisa tem como objetivo compreender a formação humana em seus aspectos relacionados à educação, à linguagem, à cidadania, à formação crítica e à participação social, constituídos nas relações entre as políticas públicas e o espaço, nas suas dimensões física, política, econômica e social. Enfoca as políticas públicas e o desenvolvimento, a educação e formação de professores, pobreza e desigualdades sociais, compreendendo as influências de tais aspectos nos processos de produção e ocupação do espaço urbano e rural no contexto de uma economia nacional e globalizada.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD foi recomendado pela CAPES em agosto de 2013 e teve seu funcionamento iniciado em Março de 2014, com o ingresso da primeira turma de Mestrado. O curso é ofertado no Câmpus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, instituição credenciada como Universidade em Dezembro de 2013. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecido conforme parecer CNE n 23/2014, da Câmara de Educação Supeiror, do Conselho Nacional de Educação, publicado no Diário Oficial da União da Edição n 93, no dia 19 de maio de 2014, na seção 1, página 16.

As coordenações do PGE, desde a sua implantação até a presente data, estiveram sob a responsabilidade dos seguintes docentes:

Gestão (2018-2020): Prof. Dr. Marcos Clair Bovo

Gestão (2016-2018): Prof. Dr. Marcos Clair Bovo

Gestão (2014-2016): Prof. Dr. Frank Antonio Mezzomo