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Adriana Delmira Mendes Polato

Análise Linguística Dialógica: princípios e práticas

O objetivo deste projeto é o delineamento de práticas de Análise Linguística Dialógica (ALD) (POLATO, 2017; POLATO; MENEGASSI 2017 a, b; 2018, 2019) a serem aplicadas nos Ensinos Fundamental I e II e Médio. Em adição, objetivamos promover a discussão sobre o processo de aplicação e sobre a efetividade das propostas, de modo a promover seu aprimoramento. Em temos teóricos, buscamos demonstrar como pode se dar a compreensão valorativa ou axiológica da relação estilo-gramática, de modo que as escolhas vocabulares, morfológicas e sintáticas concretizadas em textos de gêneros diversos possam ser abordadas a partir do viés sugerido, no seu direcionamento semântico-objetal, para favorecer a compreensão da vida social integrante do discurso e a apreensão cognitiva e reflexiva das estruturas da língua que servem a essa concretização (BAKHTIN, 1988, 2003, 2013; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; VOLOCHINOV/BAKTHIN, 1926). As atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas (FRANCHI, 1987; GERALDI, 1991), integrantes da ALD, sugeridas nas práticas e que servem aos objetivos já descritos, estão revestidas orientação teórico-metodológica dialógica a partir de expansão já discutida (POLATO; MENEGASSI, 2019 no prelo). Visamos, ainda, elucidar como diferentes níveis de análise linguística podem ser abordados em práticas de análise linguística dialógica. No plano metodológico, valemo-nos do movimento dialógico de pesquisa, retrospectivo e prospectivo em sua natureza (BAKHTIN, 2003c), aqui coadunado ao objetivo da Linguística Aplicada sócio-histórica, de solucionar problemas sociais contextualizados de natureza linguística e discursiva, que possam ser úteis a participantes sociais, dentro de um contexto de aplicação (ROJO, 2006). Como resultados, esperamos clarificar a abordagem dos conceitos axiológicos - extraverbal, juízo de valor e entoação - na ALD, com vistas à ampliação dos níveis de consciência socioidelógica dos sujeitos-alunos participantes do processo mediado de ensino e aprendizagem de língua materna, de modo a corroborar a compreensão e a produção valorada de discursos éticos, e, logo, a emancipação humana.


Estudos Dialógicos da Linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística aplicada nos contextos escolares e não-escolares

A abordagem dialógica da linguagem, sustentada pelos estudos do Círculo de Bakhtin, tem ganhado espaço dentro das pesquisas contemporâneas inscritas na área da Linguística Aplicada, as quais têm procurado traçar diferentes perspectivas de investigação, sempre focadas nas práticas sociais de uso da linguagem. Estamos cientes, portanto, que já existe um amplo campo de estudos ancorados pelos escritos de Bakhtin e do Círculo. Todavia, entendemos que ainda é preciso angariar esforços no sentido de aprofundar esses estudos para tornar tal perspectiva teórica mais próxima possível daqueles que trabalham/pesquisam a linguagem imbricada à constituição do sujeito. Por isso, o projeto que propomos sustenta-se no tema ?Estudos dialógicos da linguagem? e organiza-se com o seguinte propósito: Aprofundar aspectos temáticos dos escritos do Círculo e de suas (re)enunciações em estudos contemporâneos, na perspectiva de alargar/aprofundar conhecimentos que possibilitem ampliar as possibilidades de pesquisas sustentadas por essa abordagem teórica. Trata-se, assim, de uma proposta de projeto interinstitucional, inscrita na área da Linguística Aplicada, que abarca pesquisadores de diferentes Universidades (UNIOESTE, UEM, UNESPAR, UEL, UEPG, UNICENTRO, UENP, UTFPR, UFSC, UFPA, UFT, UFFS), visando o encorpamento de vozes para promover a concepção dialógica da linguagem em diferentes abordagens metodológicas de pesquisa que poderão contemplar, dentre outros subtemas: a) aprofundamento teórico de temas como dialogismo, discurso, ideologia, alteridade, excedente de visão, signo social e ideológico, campo de atividade humana, gênero discursivo e seus elementos constituintes, dimensão extraverbal e verbo-visual dos gêneros, texto/enunciado, método sociológico, entonação, valoração, dentre outros igualmente relevantes; b) análise de gêneros discursivos de diversas campos de atividade humana; c) análise do discurso materializado nos gêneros discursivos; d) elaboração de propostas didáticas para o trabalho com os gêneros nas práticas de leitura, oralidade, produção textual e/ou análise linguística em contexto escolar; e) formação (inicial e continuada) de professores da Educação Básica. Entendemos que, com esse projeto, ampliaremos as possibilidades de gerar conhecimentos/produtos que alcancem, com mais eficácia, resultados robustos de pesquisa em Linguística Aplicada em contextos escolares e não-escolares.