Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes 2014-2017 > Pasta Projeto de Pesquisa > A pesquisa interdisciplinar como base para as condições de letramento e numeramento de alunos da educação básica da rede

Coordenadora: Edcleia Aparecida Basso
Vigência: 2012-2014
Apoio financeiro: Fundação Araucária

Resumo: O projeto, de cunho interdisciplinar, pretende fazer frente à grande problemática de falta de conhecimento prévio nas áreas de língua portuguesa e de matemática com que chegam os alunos às 5ª séries do ensino público, o que os leva a serem aprovados sem o conhecimento necessário, ou a inúmeras reprovações, ou a sair da escola. Por isso, foram selecionadas duas escolas – municipal e estadual – que apresentaram baixo desempenho na avaliação federal, enquadrando-as no PDE. O trabalho será desenvolvido com os alunos de 4º e 5º anos, e com os professores das áreas envolvidas. O suporte teórico advirá dos teóricos Vygotsky e Batkhin que vêem a linguagem como a maior ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, facilitando-lhe o alcance da cidadania para atuar na sociedade criticamente.