Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos de Pesquisa Docentes > Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

Jovens universitários como agentes de desenvolvimento: percepções dos estudantes da Unespar - Brasil e da Universidade de Holguín - Cuba

A pesquisa analisa a constituição das identidades de jovens universitários enquanto agentes de desenvolvimento, tendo em vista suas representações sobre as dimensões política e religiosa. Busca-se investigar as compreensões de jovens estudantes de duas universidades (Brasil e Cuba) de contextos da América Latina marcados por diferentes dinâmicas e experiências históricas na relação entre os sujeitos e o Estado. Propõe-se a aplicação de survey aos estudantes de Pedagogia, História e Geografia, seguida do desenvolvimento da metodologia de investigação apreciativa (em grupos) e entrevista semiestruturada (individual). A pesquisa possibilitará a compreensão dos dos valores, experiências, expectativas e projetos de vida de jovens universitários, tendo em vista as articulações com as dimensões política, religiosa e sua compreensão enquanto agente de desenvolvimento da sociedade na qual se insere.

Financiamento: Fundação Araucária

Identidades juvenis, religião e política: jovens universitários de cursos de licenciatura

A pesquisa tem como objetivo analisar a constituição das identidades juvenis em sua interface com a religião e a política, evidenciada no perfil, representações e trajetórias de jovens universitários de cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Paraná - Unespar. Dando continuidade a pesquisas que já vêm sendo realizadas pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, a presente proposta fundamenta-se em uma abordagem de complexidade e interdisciplinaridade, articulando, sobretudo, as perspectivas da Educação, História, Psicologia, Sociologia e Antropologia. Propõe-se a aplicação de surveys em plataforma online junto aos jovens universitários no ano de ingresso (2014) e conclusão (2017) do curso de licenciatura da área de Ciências Humanas (Pedagogia, História e Geografia), além da realização de entrevista na ocasião de cursarem o 3º ano da Graduação. Busca-se, com a investigação, compreender a constituição das identidades juvenis em articulação à política e à religião, bem como os modos de relação com as instituições na contemporaneidade, para além da visão dicotômica e reducionista construída na modernidade. A pesquisa possibilitará, ainda, a compreensão do perfil, representações e trajetórias de jovens universitários, tendo em vista o contexto de ampliação e democratização do acesso ao Ensino Superior, bem como das problemáticas que tangenciam a formação dos licenciandos.

Financiamento: CNPq