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Projetos de Pesquisa

 

Formação humana, processos socioculturais e instituições

 

  • Pesquisas dos Docentes

 



  • Pesquisas dos Discentes

Turma 2014

Pesquisa Bolsa
A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo
Bruna Kelly de Jesus
Orientadora: Mônica Luiza Socio Fernandes
PRPPG/ Unespar
Folha Feminina: representações da mulher nas páginas da Folha do Norte do Paraná
Ivania Skura
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Co-Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Capes
Jovens sem religião: representações político-religiosas de ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
Lara de Fátima Grigoletto Bonini
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Co-Orientador: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Capes
O perfil do jovem adulto na indústria de confecção de vestuário em Cianorte (2004-2014)
Rangel Max Lima Vidal

Orientador:Renan Araújo
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Juventude e pertencimento político-religioso: uma investigação sobre os projetos de futuro dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
Thaís Serafim dos Santos
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Co-Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Fundação Araucária

 

Turma 2015

Pesquisa Bolsa
Agentes religiosos na política: reflexões a partir da Câmara Municipal de Campo Mourão
Amanda Costa Pinheiro
Orientador: Frank Antonio Mezzomo
Co-Orientadora:Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Resumo: A pesquisa discute as interrelações entre religião e política, a partir da atuação de agentes religiosos no legislativo municipal de Campo Mourão. São analisados os materiais produzidos por três vereadores, também denominados de agentes ou atores religiosos, durante o exercício dos primeiros anos de seus mandatos (2013 e 2014). O corpus documental dessa investigação é constituído por projetos de leis, indicações, moções, relatórios, dentre outras proposições e demandas apresentadas pelos vereadores investigados. A pesquisa problematiza a presença dos agentes religiosos na esfera política, na intenção de discutir se tal interrelação corrobora e/ou ressignifica os conceitos de secularização, imbricação e permeabilização das fronteiras entre os campos político e religioso.
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Colunas religiosas e moralização do comportamento da mulher: um estudo a partir do Jornal Folha do Norte do Paraná
Amanda de Souza Ribeiro
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Co-orientador:Frank Antonio Mezzomo
Resumo: A pesquisa objetiva analisar as matérias de colunas religiosas que tematizam a mulher no jornal Folha do Norte do Paraná, mídia impressa vinculada à Diocese de Maringá. Pretende-se analisar as matérias das colunas religiosas veiculadas durante a década de 1970, que serão lidas e tabuladas em vista de verificar, com base nos estudos de gênero e na análise de conteúdo, as representações da mulher presentes na mídia impressa. Compreende-se que o jornal não veicula acontecimentos de forma neutra e imparcial, mas (re)produz discursos que se articulam ao contexto histórico, social e cultural, bem como aos interesses de seus proprietários e anunciantes. Busca-se verificar se e de que forma os conteúdo veiculados reforçam representações moralizantes em relação ao comportamento das mulheres, tendo em vista o contexto histórico marcado pelo feminismo no Brasil, pelas discussões acerca da lei do divórcio, pela inserção da mulher no espaço público, tal como no mundo do trabalho e na política.
Capes
Identidades em choque: violência como afirmação da diferença
Ana Carla Poliseli
Orientador:Bruno Flávio Lontra Fagundes
Resumo: A pesquisa objetiva identificar e analisar as situações de violência identitária veiculadas na mídia impressa regional, buscando problematizar a formação de uma identidade única e imutável a partir das situações de violência noticiadas. Sua principal fonte de consulta será o jornal Tribuna do Interior. O periódico surgiu para atender uma demanda regional e todo o seu conteúdo, inclusive pautas nacionais, são vistas a partir do enfoque local. Tem-se como fundamentação teórica para a compreensão do conceito de identidade a perspectiva dos Estudos Culturais e um de seus mais destacados membros, Stuart Hall. Nesta linha, compreende-se que o processo de identificação passa pela articulação com o exterior que o constitui, diretamente atrelado com as diferenças construídas por processos sociais e simbólicos. O resultado é que as identidades não são unificadas e podem colidir em alguns momentos. A pesquisa nos exemplares da Tribuna do Interior pretende apontar situações em que esse choque fica evidente, traduzido em algumas formas de violência noticiadas. Seus recortes espaciais e temporais são a região de Campo Mourão e os anos de 1987 a 1995. Estas escolhas se justificam uma vez que o Brasil passava por um momento de transformações estruturais. O Congresso Nacional discutia em 1987 as matérias que seriam incluídas na Constituição Federal e que iriam nortear o ordenamento jurídico. A democracia que se implantava trazia possibilidades e desafios que se traduziam nos princípios constitucionais. A demanda pelo reconhecimento da pluralidade iniciada com a Constituição irá culminar na criação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias no Congresso Nacional em 1995. Este movimento e os reflexos no cotidiano daqueles que integravam a nação foi sentido e documentado com mais intensidade em grandes centros, existindo poucas pesquisas em regiões de pequeno e médio porte como a que este estudo está inserido.
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Religião e espaço público: análise da campanha eleitoral dos candidatos religiosos à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Andressa Peron de Bitencourt Lopes
Orientadora: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
Co-Orientador:Frank Antonio Mezzomo
Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar relações entre o campo religioso e o campo político no que tange às inserções da religião no espaço público, tendo como base a campanha eleitoral para o preenchimento das vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014. Buscamos analisar se e de que forma os candidatos identificados como agentes religiosos de diversas denominações evangélicas fazem uso de elementos político-religiosos como estratégia de campanha. O corpus documental da pesquisa é composto pelos materiais de campanha produzidos pelos candidatos, tais como propagandas eleitorais veiculadas em diferentes mídias, publicações em redes sociais, dentre outros. Diante da crescente presença de agentes religiosos no campo político nacional, em especial no momento das eleições, a pesquisa visa contribuir com discussões fomentadas nas diversas áreas das ciências humanas e sociais acerca da permeabilização de fronteiras entre religião e política, possibilitando a problematização acerca das pertenças entre o que se denomina as esferas do público e do privado.
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As quatro faces do saber: a imagem institucional do campus de Campo Mourão
Cleverson de Lima
Orientadora: Maria Izabel Rodrigues Tognatto
Co-Orientadora:Mônica Luiza Socio Fernandes
Resumo: O passado dá suporte para as decisões futuras. Ao refletir sobre o passado, buscamos firmar o caminho do presente e construir um novo caminho para o futuro. Por isso, há a necessidade de se recompor a historicidade de alguns momentos que os sujeitos consideram importantes. Considerando os momentos passados, se não preservados, são facilmente perdidos, por essas razões, esse projeto tem como objetivo principal a conservação de uma parte da história da Universidade Estadual do Paraná, com foco no Campus de Campo Mourão, que passou por quatro momentos até a sua incorporação a nível de Universidade:A sua criação como instituição filantrópica,a ascensão à instituição particular; a sua passagempara rede pública; a concretização ao formato de Universidade. Para isso, utilizaremos alguns conceitos da complexidade que permeiam as obras de Edgar Morin (2003); dos Estudos Culturais envolvendo o Real cotidiano, Real midiático e identidade, tendo como referências Raymond Williams (1958), Edward Palmer Thompson (1963) e Stuart Hall (1973); dos estudos da imagem-símbolo e imagem-conceito, tomaremos por baseVilémFlusser (2007) e Roland Barthes(1988); e das interpretações publicitárias de Bo Bergström (2009). Além disso, ancoraremos nossa pesquisa em outros teóricos que reflitam sobre os diversos assuntos que interagem na composição da imagem institucional a fim de aprimorar o entendimento sobre os conceitos supracitados, e registrar, como se deu a constituição da imagem institucional da UnesparCampusde Campo Mourão nesse percurso histórico, na visão dos participantes (alunos, professores, diretores, políticos, jornalistas) que são citados nos registros históricos, parte dessa pesquisa. Em relação aos procedimentos metodológicos, dividiremos o trabalho em quatro principais momentos: 1) Investigação sobre a criação da instituição filantrópica por meio de documentos e/ou registros históricos, além de dados obtidos por meio de entrevistas e/questionários; 2) Discussão acerca da repercussão da imagem midiática nos anos iniciais da UNESPAR – Campus de Campo Mourão – PR, divulgadas pela mídia escrita, envolvendo tanto o contexto de instituição particular bem como sua ascensão para o contexto público; 3) Discussão do papel da composição imagética utilizada na consolidação desta identidade institucional por meio de dados obtidos pela mídia escrita; 4) Estudo das relações entre o fortalecimento da UNESPAR – Campus de Campo Mourão – PR, a partir de sua constituição como Universidade Estadual do Paraná, e o desenvolvimento local por meio de dados obtidos a partir de documentos, registros históricos, da mídia escrita, entrevistas e/questionários. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, faremos um levantamento bibliográfico sobre a lógica da comparação contextualizada,por meio da pesquisa documental, de entrevistas das personalidades que compõem a historicidade do Campus, artigos de jornal, acervos fotográficos e campanhas de divulgação institucional. Com isso, esperamos contribuir para a manutenção da história da UNESPAR – Campus de Campo Mourão – PR e seu processo de desenvolvimento institucional.
Capes

 

Formação humana, políticas públicas e produção do espaço


 

Título do projeto Coordenador Vigência Apoio financeiro
Relação entre direito e democracia no pensamento de Jürgen Habermas Armindo José Longhi 2013-2015 N/C
Subsídios à elaboração de um plano estadual de erradicação do trabalho infantil para o Estado de Santa Catarina – Mapa do trabalho Infanto-Juvenil Armindo José Longhi 2011-2013 N/C
A pesquisa interdisciplinar como base para as condições de letramento e numeramento de alunos da educação básica da rede Edcleia Aparecida Basso 2012-2014 Fundação Araucária
Aprender História por meio da Web: estudo da metodologia WebQuest Fábio André Hahn 2014-2017 CNPq
Metodologia WebQuest: a tecnologia educacional no ensino de História Fábio André Hahn 2014-2016 CNPq
Edmundo Mercer: Um sertanista paranaense de Campo Mourão (1910-1930) Fábio André Hahn 2012-2014 Fundação Araucária
“Região Unespar”: Um mapa da inserção no mercado de trabalho a partir da relação com o nível de escolaridade e a renda Janete Leige Lopes 2012-2014 Fundação Araucária
Cursos de Capacitação e Consultorias de Micro, Pequeno, Médio e Informais Empreendedores João Carlos Leonello 2013-2014 SETI/Bom Negócio PR
Cursos de Capacitação e Consultorias de Micro, Pequeno, Médio, Informais Empreendedores e Micro Empreendedor Individual João Carlos Leonello 2014-2015 SETI/Bom Negócio PR
Áreas verdes urbanas como geradoras de qualidade de vida e ambiental: propostas de intervenção e análise nos municípios da Mesorregião Marcos Clair Bovo 2012-2014 Fundação Araucária

 

  • Pesquisas dos Discentes

Turma 2014

Pesquisa Bolsa
A WebQuest e a Didática da História: estudo sobre como os alunos aprendem História com as novas tecnologias
Adaiane Giovanni
Orientador: Fábio André Hahn
Co-Orientador: Bruno Flávio Lontra Fagundes
Fundação Araucária
A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2013): análise dos agentes produtores do espaço urbano
Josimari de Brito Morigi
Orientador: Marcos Clair Bovo
PRPPG/ Unespar
O trabalho docente do professor PDE/PR
Sérgio Corrêa de Melo
Orientador:Edcleia Basso
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Programa Jovem Aprendiz: uma análise dos resultados no município de Campo Mourão nos anos de 2006 a 2013
Vera Lucia Neves
Orientador: João Carlos Leonello
Co-Orientador: Janete Leige Lopes
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 Turma 2015

Pesquisa Bolsa
Habermas e a reconstrução da esfera pública no Brasil: uma abordagem interdisciplinar
Dean Fábio Gomes Veiga
Orientador:Armindo José Longhi
Resumo: A esfera pública é o lugar por excelência do fortalecimento da democracia. Composta, por atores sociais plurais, que discutem assuntos públicos, a esfera pública por vezes torna-se lugar de conflito e de jogos de interesses. Entender a natureza, a função, e advogar pela reconstrução da esfera pública, como lugar do diálogo e de formação de um poder alternativo que pressione o Estado para as demandas da sociedade civil, apresenta-se como uma tarefa desafiadora e atual. Esta dissertação, tem como mote fundamental discutir no contexto brasileiro o conceito de esfera pública, a partir das discussões aferidas pelo filósofo Jürgen Habermas. Através de uma metodologia interdisciplinar, que considere os diversos aspectos da esfera pública, que segundo o autor, trata-se de um conceito dinâmico e plural, pretende-se entender primeiramente como se constitui a esfera pública no Brasil, tendo em vista a formação da sociedade civil regulada pelo Estado, e em segundo momento, compreender a formação do poder popular emanado dos movimentos sociais que crescem consideravelmente partir da década de 90 e início dos anos 2000, que são responsáveis na perspectiva habermasiana em formar a esfera pública e legitimar a democracia. Por fim pretende-se apresentar uma proposta que permita repensarmos a esfera pública brasileira e a importância para o desenvolvimento social, político e econômico do país.
Unespar/ Campo Mourão
A Educação Integral no processo de formação humana: o Programa Mais Educação
Diogo Ortigara
Orientadora:Edcleia Aparecida Basso
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a proposta indutora da educação integral, por meio do Programa Mais Educação-PME, indicado pelo governo federal e desenvolvido por um grande número de municípios em todo o país, tomando a interdisciplinaridade como caminho para sua realização. Assim, buscando articular o global e o local, faremos um estudo sobre a origem do programa, seus objetivos, sua concepção de interdisciplinaridade e um levantamento sobre a atual situação do programa em nível nacional, além de buscar resultados de outras pesquisas que têm o PME como objeto de estudo. Em nível local da pesquisa, levantaremos em números a utilização do programa em escolas pertencentes à rede municipal de ensino da cidade de Campo Mourão-PR e sua relação com o IDEB alcançado. Simultaneamente investigaremos qualitativamente as impressões sobre a importância do PME para a educação integral dos educandos, buscando in loco a configuração deste programa na realidade escolar, como é feita a integração entre o currículo escolar, de natureza disciplinar, e o interdisciplinar, que procura por uma religação dos saberes e por uma não fragmentação do conhecimento de modo a não perder de vista as relações com o meio em que as crianças estão inseridas. Queremos ver o papel da interdisciplinaridade, enquanto prática no ensino, para a distinção entre educação integral, com vistas à formação totalitária e menos fragmentada do ser humano em processo de formação e a educação em tempo integral, que visa dar uma continuidade ao currículo disciplinar, com o acréscimo de mais atividades no gênero. Para o alcance de tais objetivos a coleta de dados se dará por meio de questionários semiestruturados para professores, gestores escolares e monitores envolvidos no programa; entrevista semiestruturada com a coordenadora local; análise de algumas atividades trabalhadas com os educandos. A pesquisa prevê ainda a possibilidade de ouvir pais de alunos de duas escolas sobre como entendem a educação integral e o papel do PME para isso. Por fim, cientes de ser este um objeto de estudo que clama por várias áreas do conhecimento e que requer a convivência de vários paradigmas de pesquisa, a opção feita foi tomar a Teoria da Complexidade (MORIN, 1990, 2003, 2005; SANTOS, 2005; VASCONCELOS, 2002) como quadro de referência materializada no ensino e na perspectiva da Interdisciplinaridade (FAZENDA, 1979, 1991, 2013). Assim, neste desenho de pesquisa ora resumido, o pesquisador estará liberto do caminho fixo e traçado a priori, abrindo-se ao imprevisto, às bifurcações ou galerias, sem, contudo, eximir-se do seu compromisso com a ciência, com a sociedade e com a formação humana.
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A tecnologia educacional no Ensino Superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico
Jeciane Golinhaki
Orientador:Fabio André Hahn
Resumo: O ensino jurídico no Brasil tem crescido muito nas últimas décadas. Milhares de alunos são graduados todos os anos e poucos são os estudos que tratam sobre a qualidade na formação jurídica dos alunos durante a graduação, mais especificamente como se ensina e como se aprende. As metodologias para o Ensino Jurídico no Brasil pouco avançaram nas últimas décadas, não acompanhando as mudanças que tem ocorrido no ensino, com atenção especial ao uso de novas tecnologias educacionais. Diante desse cenário, pretende-se nesta pesquisa, propor a aplicação de uma tecnologia educativa como alternativa metodológica para o ensino jurídico: a metodologia WebQuest, método de aprendizagem colaborativa que possui como característica o uso da internet em uma abordagem de conteúdos que auxilia o aluno a desenvolver-se crítica e cognitivamente. A metodologia será desenvolvida em três etapas: a investigação do estado da arte do ensino jurídico no Brasil; a investigação socioeducacional do estudante de Direito por meio da aplicação de questionário, utilizando a plataforma SurveyMonkey; e a aplicação da WebQuest como alternativa na melhoria qualitativa da aprendizagem do estudante. Espera-se, com essa investigação, demonstrar as possibilidades na melhoria da aprendizagem do estudante de Direito, área que tem demonstrado certa carência de investigações, na contramão do crescimento do número de cursos e estudantes.
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Envelhecimento bem-sucedido? Uma análise das políticas públicas, mercado de trabalho e pobreza da população idosa do Brasil
Joze Palani Guarez
Orientadora:Janete Leige Lopes
Resumo: De acordo com IBGE (PNAD 2013) o Brasil conta com uma população de 201.467.084 de habitantes, dos quais 34.345.469 corresponde às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou seja, 17% da população brasileira. No panorama nacional, a população idosa vem aumentando significativamente, contudo a realidade tem demonstrado que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disto, a preocupação com esta classe populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem a implementação de políticas e programas adequados para essa parcela da população que requer cuidados específicos decorrentes do processo de envelhecimento, sem segregá-los da sociedade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal verificar, através de uma análise teórica e quantitativa, a situação do idoso no Brasil. Especificamente, pretende-se verificar sua relação com o mercado de trabalho entendendo que, se a velhice no Brasil não possuir o aparato necessário das Políticas Públicas e não possuir as condições mínimas para sua subsistência então, esta parcela da população será segregada e poderá ampliar a classe pobre no Brasil.
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A Pequena Cidade e a Praça: memória e funcionalidade do espaço público
Tatiane Monteiro Ré
Orientador:Marcos Clair Bovo
Resumo: As praças enquanto espaços públicos se constituíram ao longo da história como importantes referenciais urbanos de convivência humana. Esses espaços desempenham várias funções, dentre elas: a estética, a ambiental e a social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê (PR), destacando o uso e as funções desempenhados por esses espaços públicos.A pesquisa se desenvolve a partir de eixos interligados:à pequena cidade, a praça e a memória, problematizadas a partir das seguintes questões: a) Qual o significado da praça pública nas pequenas cidades? b) Esses espaços públicos são acessíveis para a população citadina? c) Qual a qualidade de conservação destas praças públicas?d) O que pensam os citadinos a respeito das praças públicas?A metodologia utilizada tem por base as categorias de análises como: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e será desenvolvida a partir das seguintes etapas:Observação in loco, das estruturas existentes nas praças;realização de entrevistas com moradores da cidade, e análise de fotografias das praças em diferentes momentos históricos.
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