Discentes 2019

Uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas e por projetos no curso de direito

Discente: Aliny Rafaely Sousa Ferreira (Lattes)

Orientador: Adilson Anacleto

Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições das metodologias ativas da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) para a formação ética profissional e pessoal do futuro operador do Direito. Partimos do pressuposto de que o ensino superior deve promover não apenas a aprendizagem de conhecimentos científicos como também uma formação voltada para a ética pessoal e profissional. Nesse sentido, a aprendizagem baseada em problemas e por projetos traz para a sala de aula do ensino superior a resolução de problemas relativos à sociedade e com os quais os futuros profissionais irão se deparar no exercício da profissão, levando a uma aprendizagem proativa. A interdisciplinaridade está presente nesta pesquisa considerando que se fundamenta no conhecimento articulado entre educação e direito. Para a concretização da investigação será realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de registrar uma prática pedagógica baseada na ABPP, bem como analisar as possíveis contribuições das metodologias para uma formação ética e aprendizagem mais significativa e aprofundada.

 

Evasão no Instituto Federal do Paraná: uma análise nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Ivaiporã

Discente: Debora da Costa Pereira (Lattes)

Orientador: Fábio André Hahn

Coorientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: O IFPR – Campus Ivaiporã iniciou suas atividades acadêmicas no ano de 2010 e, a partir daí, vem se expandindo gradativamente em estrutura física, pedagógica e recursos humanos. Ao passo que o campus se expande, alguns problemas vão ganhando corpo no processo formativo. Os altos índices de evasão nos cursos técnicos é um deles. No caso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a evasão chega a pouco mais de 40%. Com base nisso e considerando alguns aspectos, tais como: a proposta institucional de ação do IFPR, a atuação institucional em cada região e as políticas públicas propostas, essa pesquisa objetiva analisar o fenômeno da evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPR – Campus Ivaiporã, com base na visão dos evadidos. Para tanto será realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, a partir de fontes bibliográficas, análise documental, análise dos relatórios de intervenção sobre pedido de transferência de estudante e aplicação de questionário online junto aos estudantes evadidos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, das turmas já concluídas, no período de 2012 a 2018.

 

Desenvolvimento geográfico desigual na Microrregião de Campo Mourão

Discente: Mário Sérgio Souza de Alencar (Lattes)

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Resumo: O desenvolvimento é um dos conceitos mais complexos da atualidade. Por tratar-se de um tema interdisciplinar é estudado pela Economia, Geografia, Sociologia, Ciências Políticas etc. A ausência do desenvolvimento pode ser considerado um dos maiores problemas para muitos municípios periféricos situados no estado do Paraná. Tal situação pode ser observada na Microrregião de Campo Mourão, especialmente nos municípios de Corumbataí do Sul, Iretama e Luiziana, que são os objetos de estudo da pesquisa. Na esteira desse problema encontra-se o objetivo geral da pesquisa, que é analisar as dificuldades para a efetivação do desenvolvimento humano nesses municípios. A pesquisa utilizará a metodologia quanti-qualitativa e contará com: a) levantamento bibliográfico utilizando livros, artigos, dissertações e teses que abranjam o perfil histórico dos municípios e os conceitos de produção do espaço, desenvolvimento geográfico desigual e municípios periféricos; b) coleta e análise de dados espaciais, sociais, econômicos e humanos, na base de dados do Atlas Brasil, Caderno Ipardes e IBGE e c) entrevistas, realizadas preferencialmente, com representantes políticos, agricultores, comerciários e demais munícipes, sobre os problemas enfrentados no que tange ao desenvolvimento.

 

A internacionalização do ensino superior: análise do aprimoramento profissional e humano na formação de docentes da Unespar

Discente: Raphael Viana Couto (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: As universidades de referência global possuem um processo inovador de internacionalização bem sucedido e estão em países com alto índice de desenvolvimento humano. A falta de interação com o resto do mundo é apontada como uma das fraquezas das instituições brasileiras, o que reduz sua visibilidade e competitividade. A experiência de estudar no exterior, em um ambiente com ampla diversidade e multiculturalismo pode revolucionar a vida acadêmica e social do estudante, mudando a forma como reconhece outros indivíduos e as comunidades. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a influência da internacionalização do Ensino Superior para a formação profissional e humana de docentes da Unespar destacando o papel das políticas públicas e institucionais. O aporte metodológico será constituído de entrevistas e questionários aplicados aos docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu que tenham tido esta experiência de internacionalização do ensino superior a partir de 2015.

 

Produção do espaço urbano em Campo Mourão – PR: análise dos loteamentos financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida

Discente: Suzana de Almeida Coelho (Lattes)

Orientador: Fábio Rodrigues da Costa

Coorientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a produção do espaço urbano em Campo Mourão, após a implantação dos loteamentos financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, faixa1. Os objetivos específicos são: verificar como ocorreu a implantação do Programa Minha Casa Minha Vida em Campo Mourão; averiguar a estrutura e a localização dos loteamentos; analisar as modificações no espaço urbano de Campo Mourão em virtude da implantação dos loteamentos. Elencamos como problemas de pesquisas: 1) Como ocorreu a produção do espaço urbano de Campo Mourão, após a implantação dos loteamentos financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida? 2) Onde se localizam os loteamentos? 3) Qual a porcentagem da população atendida pelo programa? 4) Qual a estrutura presente nos loteamentos? A metodologia utilizada consta em pesquisa teórica e bibliográfica com relação aos conceitos de produção do espaço urbano, direito à cidade e bem viver; levantamento histórico e fotográfico do espaço urbano de Campo Mourão e mapeamento dos loteamentos.

 

Entre a ficção e a realidade: o lugar da mulher na sociedade de 1930 na obra um lugar ao sol de Erico Verissimo

Discente: Úrsula Tostes da Silva (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: O estudo que segue tem como objetivo perscrutar as possíveis relações interdisciplinares entre Literatura, Geografia e Gênero, de forma específica na obra Um Lugar ao sol do escritor brasileiro Erico Verissimo, tencionando destacar as aproximações teóricas entre as diferentes áreas de conhecimento. Levando em consideração que a figura feminina real é divergente da figura feminina representada no romance Um lugar ao sol de Erico Verissimo, pois, a personagem apresentada de maneira propositada foge aos padrões da época vigente, onde a sociedade estava imersa em valores machistas e conservadores e que as mulheres não possuíam nem voz e nem vez. E na contra mão daquela sociedade, Erico Verissimo compõe uma personagem que luta por sua felicidade, pelos seus ideais, pela sua subsistência e por todas as situações que a fazem lutar pelos ideais, aspirações. A pesquisa tem como característica os estudos bibliográficos, colocando em evidência o diálogo entre o desenvolvimento social e humano, tendo como base o romance Um Lugar ao Sol (1935) de Erico Verissimo. Fundamentaremos a dissertação através de teorias sobre gênero, literatura e geografia.