Egressos - Discentes 2016

As cooperativas de agricultura familiar frente ao desenvolvimento local dos municípios de Corumbataí do Sul e Iretama no Estado do Paraná 

Discente: Andréia Faxina Wiese (Lattes)

Orientador: João Carlos Leonello

Resumo: O paradigma do desenvolvimento rural com a modernização se estabeleceu em proporção desigual ao aumento da produção agrícola, gerando significativos resultados econômicos, mas deixando milhares de agricultores à margem dessa economia, principalmente, por não conseguirem adequar-se ao modelo capitalista de produção. Diante das dificuldades encontradas com o advento da globalização, a cooperação por meio da constituição de associações e de cooperativas passam a emergir como alternativa de inclusão social e geração de renda para os agricultores familiares. Assim, esta pesquisa parte de um estudo da inserção do cooperativismo como alternativa de produção pautada na diversificação da pequena propriedade da agricultura familiar, no desenvolvimento econômico e social, buscando discutir as contribuições das cooperativas de agricultura familiar para o desenvolvimento local dos municípios de Corumbataí do Sul e Iretama no estado do Paraná. Para tanto, será realizada uma pesquisa quali-quantitativa, na qual serão estudadas duas cooperativas de agricultura familiar: a COAPROCOR em Corumbataí do Sul-PR e a COAVERCAM em Iretama -PR. A metodologia adotada tem por base: análise documental, pesquisa de dados socioeconômicos e entrevistas

 

Desigualdade social e a pobreza como redenção da formalidade no mercado de trabalho 

Discente: Andréia Ricci da Silva Carvalho (Lattes)

Orientadora: Janete Leige Lopes 

Resumo: O Brasil já figurou, entre os anos de 2009 a 2010, como a 8ª potência mundial, com um PIB (Produto Interno Bruto), entre os 10 (dez) países com o melhor índice. Porém, o país também tem se destacado pela marcante presença das injustiças sociais, figurando segundo dados do Relatório de Desenvolvimento Humano, no ano de 2015, como o 14° país, mais desigual do mundo, (ALMEIDA, et al, 2015). O que se observa é que apesar do país possuir uma riqueza abundante, possui um contingente significativo de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza, decorrente, principalmente, das desigualdades sociais, que tem sido uma característica marcante em toda a história da sociedade brasileira (CAMARGO, 2016). Neste sentido, a proposta deste estudo dissertação é verificar, através de uma análise teórico-quantitativa, se a desigualdade e a pobreza, de fato, têm como redenção, o mercado de trabalho informal. A base de dados a ser utilizada será a da PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, do ano de 2015. Acredita-se que um percentual significativo da população que foi segregada e hoje se encontra na linha de indigência ou pobreza, desempenha suas funções no mercado informal de trabalho.

 

Retorno e permanência após programa de reabilitação profissional: a realidade dos egressos da APS Campo Mourão

Discente: Christiane Karla Spielmann (Lattes)

Orientador:  Armindo José Longhi

Resumo: O Programa de Reabilitação Profissional foi criado na década de 1940 e, desde então, tem como objetivo proporcionar os meios para inserção e reinserção no mercado de trabalho, de trabalhadores que ficaram incapacitados para as funções de origem, devido ao quadro de adoecimento. Apesar de garantir os meios para a qualificação profissional (cursos, transporte, alimentação e treinamento), o programa não garante uma vaga no mercado. Muitas críticas são tecidas ao modelo de desenvolvimento da Reabilitação Profissional atual, como por exemplo, a não garantia de inserção e permanência no trabalho. Nesse sentido, propomos com esta dissertação, analisar as contribuições do Programa de Reabilitação do INSS para a (re) inserção e permanência profissional do trabalhador egresso do Programa. Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, que tem como objetivo estudar temas poucos explorados e possibilitar investigações futuras. Utilizamos abordagens quantitativas e qualitativas e como instrumento de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são trabalhadores egressos da Reabilitação Profissional no ano de 2013, da Agência da Previdência Social de Campo Mourão/PR, desligados para retorno ao trabalho em função diversa, que totalizam 12 trabalhadores: 7 com vínculo empregatício quando ingressaram na RP e 5 sem vínculo empregatício. Com a pesquisa, identificamos que os trabalhadores que ingressaram/saíram da Reabilitação Profissional com vínculo empregatício existente, tiveram maior êxito em seu retorno e/ou permanência no mercado de trabalho, se comparados com aqueles na condição de desempregados: dos 7 trabalhadores empregados, 85,71% permaneceram empregados; enquanto dos 5 trabalhadores desempregados, 60% permanecem nesta condição, 20% estão empregados e 20% retornaram ao benefício previdenciário. Durante as entrevistas, constatamos que para os trabalhadores egressos, apesar do Programa de Reabilitação Profissional contribuir para a qualificação profissional, não foi determinante para a (re) inserção e permanência profissional.

 

A dislexia e formação docente: alternativas para melhoria na identificação e acompanhamento dos estudantes com dificuldades de aprendizagem 

Discente: Débora Cristina Przybysz (Lattes)

Orientador: Fábio André Hahn

Resumo: Dislexia é distúrbio de leitura e escrita que interfere no processo de aprendizagem e considerada a causa mais frequente de baixo rendimento escolar, mas ainda pouco identificada pelos professores nas escolas. Levando em conta que são os professores os primeiros profissionais a se depararem com as dificuldades de aprendizagem do aluno, é necessário que os docentes estejam preparados para identificar tais dificuldades. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo investigar a compreensão da dislexia em dois grupos: estudantes dos últimos anos dos cursos de licenciatura da Unespar – campus Campo Mourão e docentes de educação básica de Campo Mourão-PR. A partir dos resultados será desenvolvida uma plataforma on-line como alternativa formativa e complementar para os professores da educação básica na identificação dos casos de dislexia. Trata-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa com coleta de informações a partir da aplicação de questionários por meio da plataforma Survey Monkey e qualitativa a partir de entrevistas com professores e alunos. Espera-se, portanto, avaliar a compreensão dos professores e futuros professores sobre a dislexia e disponibilizar um recurso que possa auxiliar na identificação e acompanhamento da dislexia, resultando na melhoria do processo de aprendizagem nas escolas.

 

Narrativas que vem do “lixo”: associativismo e identidade dos catadores de materiais recicláveis no município de Pinhão/PR 

Discente: Jorge Nei Neves (Lattes

Orientador: Marcos Clair Bovo

Coorientador: João Carlos Leonello 

Resumo: A problemática que envolve as questões ambientais, o uso de recursos naturais e a reutilização desses recursos, através de políticas e ações que envolvem os resíduos sólidos, tem sido um aspecto bastante recorrente nos debates da sociedade contemporânea. Nesse contexto surge o catador de materiais recicláveis, que compõe esse cenário, ocupando seu lugar em um dos extremos da cadeia de reutilização. Essa pesquisa buscará compreender e estudar a vivência desses indivíduos, em um recorte específico, que é a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis no município de Pinhão, Paraná. Para o seu desenvolvimento será necessário um acompanhamento desses catadores a fim de analisar o seu cotidiano e os desafios que compõe às suas trajetórias de sobrevivência, através da atividade de coleta e seleção, até a transformação em renda, do “lixo” coletado.

 

A Praça da República do imaginário a realidade: um espaço re-produzido na cidade de Cianorte-PR

Discente: Márcia Valéria Aguilar Carraro Seixas (Lattes)

Orientador: Marcos Clair Bovo

Resumo: A cidade de Cianorte-PR foi planejada pelo engenheiro Jorge de Macedo Vieira (1894-1978) em 1955, tendo por modelo a cidade-jardim inglesa, apresenta características modernas constituída por zoneamento, traçado geométrico, ambos articulados por meio de eixos norteadores para organização da malha urbana e a preservação de áreas de mata nativa, destinadas à implantação de parques urbanos. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo analisar a proposta urbanística elaborada pelo engenheiro Jorge de Macedo Vieira para a Praça da República e para o eixo cívico da cidade de Cianorte, destacando as alterações ocorridas neste espaço público de 1955 a 2016. Para tanto levantamos os seguintes questionamentos: a) como foi planejada a Praça da República? b) como é atualmente o espaço destinado para Praça da República? c) como ocorreu o processo de alteração (transformação) do espaço público em espaço privado da Praça da República? d) qual expectativa do projetista, dos agentes promotores do espaço urbano e da pesquisadora em relação à Praça da República? Os procedimentos metodológicos utilizados são constituídos de: a) análise do anteprojeto elaborado por Jorge de Macedo Vieira de 1955, localizado no acervo histórico de São Paulo; b) comparação entre os mapas subsequentes que demonstram as alterações da forma do desenho de 1955 a 2016; c) levantamento e análise da legislação municipal criada ou alterada que trata da Praça da República e espaços anexos; d) entrevistas semiestruturadas com moradores envolvidos no processo de urbanização inicial da cidade, representantes do poder público e os agentes imobiliários; e) levantamento de registros fotográficos da Praça da República em diferentes períodos com objetivo de compreender as alterações ocorridas ao longo do período analisado. O aporte teórico utilizado na pesquisa segue a ótica interdisciplinar contemplando a Geografia, História, Arquitetura e Urbanismo no momento em que se inter-relacionam contribuindo com análises da ação dos agentes produtores do espaço, dentre eles, o Estado e os promotores imobiliários operantes neste espaço público.